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Associação Mundial de Jornais premia os melhores projetos de mídia digital do ano na Europa

A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), que reúne as maiores empresas jornalísticas do mundo, anunciou os vencedores do Prêmio de Mídia Digital 2021 na Europa. A seleção reconhece iniciativas criadas por organizações de notícias europeias em um ano que a pandemia do coronavírus impôs desafios ainda maiores para o setor.  

O júri responsável pela seleção dos projetos reúne representantes de veículos de mídia de todo o mundo. O Brasil tem uma representante: Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e diretora associada da Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN). 

Entre os vencedores estão estratégias de conteúdo para atrair leitores,  campanhas publicitárias nativas de alto impacto, uso inovador de vídeo online, jornalismo de dados e táticas de engajamento do público.

Confira abaixo a lista dos vencedores.

Melhor estratégia de conteúdo pago – +Alt: All News in One Subscription (Amedia AS, Noruega)

Com o objetivo de oferecer aos clientes uma navegação mais fácil por seus 70 jornais e assim atingir um público maior, o maior grupo de mídia regional da Noruega, com jornais em todo o país, construiu um serviço “tudo em um”, que permite aos leitores acessar todos o portfólio com uma única assinatura e login.

O grupo superou as metas de conquista de novos assinantes, atingindo 120 mil em oito meses – e aumentou a receita. 

No case  submetido à WAN-IFRA, o Amedia demonstrou o quanto os resultados foram expressivos, apresentando a historinha do membro da equipe que prometeu raspar a cabeça se ultrapassasse os 50 mil assinantes. E cumpriu a promessa. 

“A execução deste projeto foi muito bem feita. A equipe ouviu atentamente o consumidor, elaborou um roteiro claro para a implementação e alcançou os resultados desejados”, avaliou o júri.

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Melhor engajamento de público – Fantasy Fond (Dagens Næringsliv – The Norwegian Business Daily, Noruega)
(Reprodução)

Procurando aumentar o envolvimento com o público jovem, a empresa DN combinou educação e entretenimento em um produto para interessados no setor financeiro. Usando técnicas de gamificação, a plataforma conseguiu atrair mais de 21 mil  jogadores (o objetivo era 10 mil) registrados, 54% dos quais são leitores mais jovens.

Melhor projeto especial para a Covid-19 – The Corona Live Tracker (Verdens Gang, Noruega) 

O VG criou um banco de dados com estatísticas confiáveis e verificadas sobre o que estava acontecendo no país e em todo o mundo no que se refere à pandemia de Covid-19. A plataforma oferece uma visão geral completa e de fácil compreensão da situação da doença.

Melhor site ou serviço móvel – Your Climate Future (Norwegian Broadcasting, Noruega)

Combinando jornalismo investigativo, dados e storytelling, o projeto da emissora de TV norueguesa oferece aos leitores um recurso para ajudar a compreender os efeitos potenciais das mudanças climáticas em suas próprias comunidades.

Melhor uso de vídeo online –Tarjei’s experiment (VGTV, Noruega) 
Foto: VGTV

O projeto dividiu um documentário longo em vários segmentos curtos. O protagonista é um jovem adepto de medicinas alternativas que se recusa a aceitar a quimioterapia.

Com o objetivo de levar a história para um público online mais jovem, os vídeos foram feitos editados para dispositivos móveis, com episódios terminando em um momento de tensão, adotando a linguagem das séries dramáticas.

 Segundo a emissora, o documentário foi fortemente debatido nas redes sociais, no maior programa matinal da Noruega e em conversas à volta da mesa de jantar.  A VG também relatou ter recebido os muitos comentários de espectadores que queriam saber mais sobre Tarjei.

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Melhor visualização de dados – Trading places (TASS Russian News Agency, Rússia)

A plataforma multimídia da agência de notícias russa fornece informações sobre a situação dos refugiados na Rússia e em todo o mundo, com um layout compreensível e intuitivo. O projeto combina textos, dados e recursos gráficos para oferecer uma explicação completa sobre a questão de refugiados.

O júri da WAN-IFRA considrou o projeto muito bem estruturado e detalhado, pelo uso de  diferentes tipos de ferramentas: imagens, imagens animadas, linha do tempo, chip de informações, cartões animados e vídeos.

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Melhor projeto de alfabetização midiática – The Guardian Foundation: Education Centre and NewsWise (The Guardian Foundation, Reino Unido)

A The Guardian Foundation criou uma variedade de recursos e programas para ajudar as crianças, pais e professores a evitar a desinformação cada vez mais frequente na internet, situação que se agravou ainda mais com a pandemia.

O programa imclui webinars, treinamentos online, workshops e outros recursos digitais gratuitos. “Excelente projeto de alfabetização e educação midiática para abordar um problema  que entrou em uma nova marcha durante a pandemia, especialmente em 2020”, afirmou o júri.

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Melhor campanha de marketing digital para uma marca de notícias – “What the….”? (Verdens Gang AS, Noruega)

A campanha do jornal VG apresenta um leque diversificado de leitores de suas diversas plataformas, com o objetivo de lembrar aos noruegueses, e especialmente aos leitores mais jovens, o seu papel como fonte primária de notícias e ponto de ligação com a comunidade.

O trabalho alcançou 65% da população norueguesa e aumentou a positividade da marca e o uso de suas notícias.

Melhor projeto de áudio (empate técnico) 

 Duas criações francesas dividiram o prêmio: o portal Le Mur des Podcasts, de Ouest-France, e o podcast Cry Like A Boy, da Euronews.

A Ouest-France vem produzindo uma grande quantidade de podcasts, com cerca de 30 programas regulares e três a quatro novos episódios publicados por dia,  atingindo cerca de 1.3 milhão de ouvintes por mês. 

Já a série de podcasts Cry Like a Boy combina um estilo de documentário e conversação para contar as histórias de homens em cinco países da África enquanto eles debatem o que significa “ser um homem” e trabalham para mudar a desigualdade estrutural de gênero em suas comunidades.

O projeto contabilizou mais de 150 mil ouvintes. O Euronews criou um modelo para continuar a desenvolver projetos em áudio.

“Os episódios têm uma qualidade altíssima. Há tão poucos podcasts que realmente aproveitam ao máximo as reportagens locais. Tema incrível e grande missão também, excelentes os depoimentos e a natureza curta dos episódios”, afirmou o júri.

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