O Instagram anunciou nesta terça-feira (10/8) novos recursos para evitar que usuários recebam ou mandem mensagem indesejadas pelo Direct Messages (DM). A iniciativa ocorre na esteira da grande repercussão no Reino Unido das ofensas racistas a jogadores da Inglaterra após a final da Eurocopa.

“Vimos isso após a recente final do Euro 2020, que resultou em um aumento significativo — e inaceitável — no abuso racista contra os jogadores”, afirma a empresa. 

Leia também: Monitoramento do futebol inglês prova que há tecnologia para redes apontarem autores de ofensas online

Durante a repercussão do caso, o Instagram teve que admitir publicamente um erro de moderação ao manter no ar comentários ofensivos contra os atletas.

Limits, uma trava para evitar “avalanches” de DMs

Para incidentes como este, em uma iniciativa voltada a pessoas públicas e celebridades, que têm uma base ampla de seguidores, o aplicativo contará com a possibilidade de uma “trava” para “avalanches” de DMs de pessoas desconhecidas, ou com características de spam ou ofensas. O recurso Limits está disponível globalmente.

O recurso impede o recebimento de mensagens indesejadas em situações onde o titular da conta tem um aumento repentino de recados vindos de outros usuários da rede social. O Limits permite comentários apenas de amigos de longa data do perfil, bloqueando contatos recentes e estranhos.

“Nossa pesquisa mostra que muita negatividade em relação às figuras públicas vem de pessoas que não as seguem de fato, ou que as seguiram recentemente, e que simplesmente avançam no momento”, argumenta o Instagram.

Alerta ao usuário que digitar mensagem imprópria vai avisar sobre consequências. (Divulgação)
Avisos sobre conteúdo impróprio serão mais duros com potenciais abusadores

Os usuários que digitarem e enviarem mensagens consideradas impróprias receberão avisos ainda mais incisivos dos que os já existentes na plataforma. 

A rede social já mantinha um sistema de alerta para o usuário prestes a enviar conteúdo potencialmente ofensivo. A partir de agora, a mensagem mostra as consequências da quebra de decoro: o post pode ser escondido e em alguns casos a conta autora dos abusos será deletada.

Leia também: Instagram assume erro após manter ofensas racistas com emojis contra jogador

“Na última semana, mostramos avisos cerca de um milhão de vezes por dia, em média, para as pessoas quando elas faziam comentários potencialmente ofensivos. Destes, cerca de 50% das vezes, o comentário foi editado ou excluído pelo usuário com base nesses avisos”, revela a rede social.

Após críticas, rede social se compromete a evoluir no combate ao abuso online

Recentemente o Instagram anunciou um aprimoramento na moderação de conteúdo, que inclui rastrear palavras e também emojis usados para DMs e comentários. 

No caso que envolveu a empresa na má repercussão dos ataques a jogadores ingleses, os emojis de macaco foram livremente usados como ofensas, sem serem detectados pela plataforma como abuso online até a divulgação do fato pela BBC.

O Instagram afirma que ampliou a lista de palavras, hashtags e emojis potencialmente ofensivos. Um recurso para esconder comentários possivelmente impróprios já está disponível aos usuários.

Leia também: Vídeo no Instagram em que mulher diz ter visto “homem” em spa dispara ódio contra LGBTQ+ nos EUA

No escândalo das ofensas a jogadores no Reino Unido, clubes e entidades ligadas ao futebol inglês cobraram mais atitude das redes sociais para localizar e punir os autores de abuso online. Após a repercussão do caso, 11 pessoas foram presas.

Em seu comunicado desta semana, o Instagram se coloca também nessa questão. “Esperamos que esses novos recursos protejam melhor as pessoas de ver conteúdo abusivo, seja ele racista, sexista, homofóbico ou qualquer outro tipo de abuso. Sabemos que há mais a fazer, incluindo melhorar nossos sistemas para encontrar e remover conteúdo abusivo mais rapidamente e responsabilizar aqueles que os publicam.”

Leia também