A Covid-19 afetou as pessoas em todos os aspectos de suas vida, fazendo com que a maioria dos prêmios de fotografia deste ano destacassem a pandemia como assunto principal. Esta semana mais um deles revelou seus vencedores.

O IPA (International Photography Award), um dos mais importantes concursos de fototografia do mundo, teve como tema “Nosso tempo – Perspectivas pandêmicas”.

Fotógrafos de vários países compartilharam suas experiências e perspectivas, como eles experimentaram e testemunharam esse período.  

As categorias do IPA abordaram o drama as famílias, o heroísmo dos profissionais de saúde, o novo normal, o distanciamento social e as tecnologias que se incorporaram à vida cotidiana devido às restrições impostas pelo coronavírus. 

Leia também: Earth Photo 2021 premia imagens que mostram a influência dos seres humanos sobre as mudanças climáticas

O júri escolheu como vencedor do Grande Prêmio, Liz Hingley com a imagem “Audiência no tribunal da cozinha”, que venceu também na categoria Vida no confinamento.

Conheça os ganhadores:


Categoria Vida no confinamento
 Audiência no tribunal da cozinha  – 1º lugar

Por Liz Hingley – Reino Unido 

IPA – One shot – Our Times – Liz Hingley – Kitchen court hearing

“Um advogado trabalhando em casa durante o lockdown número dois em Londres, 2020. Alguns juízes do Reino Unido solicitaram que os advogados se vestissem com terno e gravata para as audiências judiciais pelo zoom.

Fotografei meu parceiro em seu lugar favorito para trabalhar — a mesa da cozinha. O retrato faz parte de uma série que documenta distanciamentos sociais, novas formas de trabalhar, amar e nossa relação intimamente enredada com os dispositivos móveis”.


Primeiros dias da primavera (Nawroz) – 2º lugar

Por Younes Mohammad – Iraque

IPA – One shot – Our Times – Younes Mohammad – Nawroz

“Nos primeiros dias da primavera (Nawroz), impossibilitada de sair por causa da quarentena, uma família passa o tempo relaxando no telhado enquanto o chá ferve na chaleira.

Em resposta à pandemia global da Covid-19, o governo do Curdistão iraquiano colocou em prática a quarentena a partir de 15 de março de 2020. Enquanto as infecções se intensificavam, os impactos sociais e econômicos da quarentena atingiam a vida diária dos curdos”.


Categoria Família
 Luto incomparável- 1º lugar

Por Samuel Rajkumar – Índia 

IPA On shot – Our Times – Samuel Rrajkumar – Grief beyond compare

“Membros da família de Vijay Raju, que morreu devido à Covid-19, choram durante sua cremação na aldeia de Giddenahalli nos arredores de Bengaluru, Índia, em 13 de maio de 2021.

Na Índia, as infecções por coronavírus ultrapassaram os 24 milhões de pessoas. Todo o país testemunhou milhares morrendo diariamente devido à falta de instalações médicas, falta de oxigênio e um número esmagador de infecções crescentes por hora. O resultado é uma visão triste de voluntários conduzindo enterros e cremações 24 horas por dia”.

Leia também: Projeto desafia jovens a resumir em uma imagem o que as fake news significam para a geração


 Umberto na sala do abraço – 2º lugar

Por Diana Bagnoli – Itália 

IPA One shot – Our Times – Diana Bagnoli – Umberto in the hug room

“Umberto, 91 anos, não entendia porque não podia abraçar a filha, e se perguntava o que ele tinha feito de errado. Na casa de repouso de San Giuseppe, muitos idosos morreram por causa da Covid-19 e as restrições para encontros com parentes se tornaram muito rígidas. Agora eles compraram uma estrutura inflável para permitir que as pessoas se abracem com segurança”.


Categoria Heróis da pandemia
 T. agradece ao doutor Astua por salvar sua vida – 1º lugar

Por John Rae –  EUA 

IPA One shot – Our Times – John Rae – T. thanks doctor Astua for saving his life

“T. estava em tratamento intensivo contra a Covid-19 e quase faleceu. O Dr. Astua e sua equipe foram os pioneiros em novos protocolos que ajudaram a salvar a vida de T. Ele teria alta no dia seguinte do Hospital Elmhurst, no Queens, e ficou emocionado ao agradecer ao médico.

O Dr. Astua iniciava seu turno às 8h e rotineiramente não saía do hospital antes das 23h. Ele fez isso por 40 dias. Quando questionado sobre os longos turnos, ele respondeu: ‘Cresci a cinco quarteirões daqui. Estes são os meus vizinhos. Vou ficar aqui’.


A vida em uma lágrima – 2º lugar

Por Rodrigo Cabrita – Portugal

IPA One shot – Our Time – Rodrigo Cabrita – Life in a tear

“Uma perigosa e rara doença associada à Covid-19 levou Francisco Costa, 13 anos, a ser internado na UTI de um hospital de Lisboa. Naquela época, 200 crianças em todo o mundo desenvolveram uma patologia que já causara mortes e sintomas semelhantes aos da doença de Kawasaki e a Síndrome do choque tóxico.

Ele teve febre alta e insuficiência renal e respiratória. Dias após a internação, um teste sorológico identificou a presença do novo coronavírus. Francisco agora luta seriamente pela vida. Foram longos dias, sedado e intubado. Ele já está livre de perigo, mas não totalmente recuperado”.

Leia também: América Latina de beleza, violência e brutalidade é revelada em imagens


Categoria Isolamento
Distanciamento social – 1º lugar

Por Jason Au – Hong Kong

IPA – One shot – Our Times – Jason Au – Social distancing

“Em uma tarde de domingo durante o ano pandêmico de 2020, vários grupos de habitantes de Hong Kong sentados sozinhos ou em pares foram capturados na imagem. Eles passavam o fim de semana sob a claraboia do átrio de um shopping.

Para lidar com a Covid-19, o governo de Hong Kong impôs por lei, a proibição de reuniões de grupos de mais de quatro pessoas em locais públicos, e precisavam manter uma distância social mínima de 1,5 metro de outros grupos de pessoas. A pessoa andando é um policial que cumpre seu dever de garantir que o público cumpra essa legislação”.


 Mães esquecidas  – 2º lugar

Por Veronika K. Ko – EUA

IPA – One shot – Our Times – VeroniKA K. Ko – Forgotten mothers

“Esta viúva idosa mora sozinha na Bulgária. Seus três filhos deixaram a casa da família há anos, escolhendo a cidade grande e uma vida agitada. Eu perguntei por que ela não se juntava a eles. Ela disse ser forte o suficiente para cuidar de si mesma, e que não quer deixar sua terra natal, onde estão os túmulos de todos os seus parentes.

Com o coração pesado imagino quantos idosos solitários existem no mundo durante esta pandemia, isolados em quarentena forçada e separados de seus entes queridos. Espero que isso acabe logo. Eu sonho com um mundo melhor, um mundo com mais bondade, compaixão e cuidado com os outros”.


Categoria Novo normal

Por JL Javier – Filipinas

Aquário  – 1º lugar
IPA – One shot – Our Times – JL Javier – Aquarium

“Um vendedor de peixes equipou sua barraca com uma folha de plástico como uma barreira improvisada, marcada com instruções ao cliente e lembretes sobre as diretrizes para o distanciamento social.

De março a agosto de 2020, a região metropolitana de Manila, nas Filipinas, foi colocada sob quarentena da comunidade — o que foi efetivamente um bloqueio total — em resposta à pandemia global da Covid-19. No entanto, os negócios continuaram como de costume para os trabalhadores essenciais nos mercados públicos, já que a demanda por mercadorias permaneceu a mesma”.

Leia também: Assim caminha a humanidade | Prêmio de fotografia ética revela o belo e o absurdo da sociedade contemporânea


Antes do culto – 2º lugar

Por F. Dilek Uyar – Turquia

IPA – One shot – Our Times – F.Dilek Uyar – Before workship

“O primeiro paciente com Covid-19 na Turquia foi diagnosticado em 11 de março. Em 16 de março os locais de culto foram fechados. Como o número de pacientes diminuiu gradualmente, as mesquitas foram abertas ao culto dentro da estrutura do distanciamento social e das regras da higiene. As equipes municipais estão desinfetando as mesquitas constantemente”.


Categoria Tecnologia
As vídeochamadas são as novas visitas durante a pandemia, graças à tecnologia – 1º lugar

Por Carles Ramos – Espanha

IPA – One shot – Carles Ramos – Video calls are the new visits while the pandemic. Thanks the tecnology

“Uma enfermeira aproxima um tablet durante uma vídeo chamada com as filhas de um paciente hospitalizado.”


Covid em Bishkek 1  – 2º lugar

Por Alain Schroeder – Bélgica

IPA – One shot – Our Times – Alain Shroeder – Covid in Bishkek 1

“Em um quarto de hospital compartilhado em Bishkek, Quirguistão, uma equipe de voluntários examina a garganta de um paciente com coronavírus à luz do telefone. Ele será transportado para outro hospital especializado em cuidados com a Covid-19.

Quando a pandemia estourou em março de 2020, O. e seus amigos decidiram ajudar seus compatriotas. Eles começaram a comprar comida para os pacientes mais pobres e a preparar refeições para os médicos.

Em julho, à medida que os casos se multiplicavam, os voluntários, munidos de macacões de proteção, garantiam o transporte dos pacientes em veículo equipado com respiradores e tanques de oxigênio gratuitos”.


*A reprodução das imagens foi autorizada pelo IPA – International Photography Awards.

Leia também

Cuba | Fotógrafos registram o cotidiano do isolamento social na ilha