Chris Cuomo voltou na noite de segunda-feira (16/8) ao programa Prime Time da CNN americana e falou sobre seu papel no escândalo e na renúncia de seu irmão, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, que vai deixar o governo após virar centro de uma investigação de assédio sexual, denunciado por mais de uma dezena de mulheres.

Em tom pessoal, ele agradeceu o apoio e afirmou que nunca teve papel de liderança na comunicação do político durante o escândalo, mas que esteve presente “como irmão”, fazendo a parte dele em ouvir e dar seu ponto de vista sobre a situação. O apresentador, que comanda um programa em horário nobre, estava de férias há uma semana. 

Leia também: Caso Cuomo: irmão jornalista do governador de NY arrasta CNN para escândalo de assédio sexual

Chris afirmou que aconselhou o irmão a renunciar, e diz esperar que, apesar do sofrimento, todos os envolvidos consigam prosseguir para uma situação melhor. “Nunca é fácil estar nesse negócio [a imprensa] tendo vindo de uma família de políticos”. O pai de Chris e Andrew, Mario Cuomo, também foi governador de Nova York.

“Não importam as suas intenções, o que importa é como seus atos são percebidos”, teria sido um dos conselhos de Chris ao irmão Andrew durante o escândalo.

Apresentador reitera que, no trabalho na CNN, entrevistou o irmão em caso excepcional

O jornalista ressaltou que a CNN tem regras sobre o conflito ético, e que ele nunca cobriu o escândalo sexual envolvendo o irmão, apesar de entrevistá-lo diversas vezes, principalmente sobre o combate à pandemia de Covid-19 em Nova York — trabalho pelo qual o governador foi elogiado nos Estados Unidos.

Em certa ocasião, Chris chegou a chamar o seu irmão de “o melhor político do país”. O jornalista evocou o fato de ter assumido anteriormente que de fato não poderia ser totalmente objetivo em assuntos envolvendo a família, e que os programas em que recebeu o irmão tiveram o consentimento da CNN.

Leia também: Estrela conservadora da TV dos EUA grava na Hungria e leva premiê controverso ao horário nobre

O apresentador afirmou ainda que pediu desculpas quando foi alertado pela emissora que estaria cruzando a linha da ética profissional, episódio ocorrido após o jornal Washington Post revelar emails e comunicações oficiais do governador incluindo o irmão no dia a dia do gabinete. Segundo o jornalista, ele jamais voltou a se envolver diretamente na comunicação do irmão político.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, acusado de assediar sexualmente 11 mulheres. (Mike Groll/Office of Governor Andrew M. Cuomo/Divulgação)
Programa de Cuomo registra queda de audiência entre o público feminino

A audiência feminina do Cuomo Prime Time caiu após a revelação do escândalo sexual envolvendo Andrew Cuomo e a divulgação de que Chris o aconselhou em assuntos de comunicação.

Na semana que se seguiu após o anúncio da procuradora-geral de Nova York na manhã de terça-feira (3/8) das descobertas sobre o governador, o programa teve em média 453 mil espectadoras por dia no total, dos quais apenas 76 mil estavam na faixa etária cobiçada pelos anunciantes, de 25 a 54 anos, de acordo com os dados de classificação da Nielsen Media Research.

Leia também: Senador dos EUA critica repórter da CNN no Afeganistão e emissora retruca: “Fugiu para Cancún”

No total de espectadores femininos, os números da Nielsen mostram uma diminuição de 21% em relação à média do segundo trimestre de 570 mil, e na amostragem de 25-54 anos  uma queda de 41%.

Sem comentar sua participação no escândalo do irmão, o apresentador tirou férias na sexta-feira (6/8) para comemorar o aniversário, hábito que mantém anualmente, e passou a última semana fora, retornando ao programa nesta segunda-feira (16/8).

Em comparação com os mesmos quatro dias do ano passado, a audiência feminina do Cuomo Prime Time caiu 48% na média (era de 878 mil), e teve queda de 64% na faixa etária alvo, que tinha média de 213 mil.

Leia também

CNN global demite três funcionários sem vacina contra Covid-19 e adia retorno de toda a equipe