Uma mulher foi agredida, jogada para o alto e teve suas roupas arrancadas enquanto filmava um vídeo do TikTok no Paquistão, informou a polícia local. A jovem, identificada como Ayesha Akram, tiktoker com 115 mil seguidores, disse que estava filmando em um parque na cidade de Lahore quando uma multidão de cerca de 400 homens a atacou no sábado (14/8). O caso veio à tona na imprensa internacional nesta quarta-feira (18/8).

Vídeos do incidente circulam nas redes sociais e mostram uma mulher sendo agarrada à força por uma multidão de centenas de pessoas reunidas no monumento Minar-e-Pakistan para comemorar o Dia da Independência, um evento que marca o fim do domínio colonial britânico.

Leia também: Segurança infantil lidera entre fatores para TikTok deletar vídeos em 2021; Brasil é o terceiro com mais remoções

Assim que a jovem iniciou a gravar vídeos com amigos que a acompanhavam, homens teriam começado a se aproximar para tirar selfies, e a situação teria saído do controle. 

A tiktoker disse que tentou escapar da multidão junto com outras seis pessoas quando cerca de 300 a 400 pessoas “atacaram” e a “agrediram violentamente” durante a luta.

Guarda tentou proteger jovem atrás de cerca, mas agressores invadiram monumento

A aglomeração aumentou de tamanho e começou a ficar fora de controle. O guarda de segurança do parque tentou conduzi-la para trás da cerca que circunda o monumento. A multidão, no entanto, começou a pular a cerca e quebrá-la para avançar em sua direção.

“A multidão era enorme e as pessoas escalavam o recinto e vinham em nossa direção”, disse ela à polícia, conforme registrado na delegacia de polícia de Lorry Adda e citado pelo jornal paquistanês Dawn.

https://twitter.com/MajorPoonia/status/1427870496209608704

“As pessoas estavam me empurrando e puxando a ponto de rasgar minhas roupas. Várias pessoas tentaram me ajudar, mas a multidão era muito grande e eles continuavam me jogando para o alto”, acrescentou.

Durante a luta, a mulher disse que seu anel e brincos foram “levados à força”, assim como o telefone celular de um homem que a acompanhava, sua carteira de identidade e o dinheiro que ela portava.

Polícia investiga centenas de pessoas captadas em vídeos da agressão

A polícia de Lahore registrou um caso na terça-feira contra centenas de pessoas não identificadas por agressão e roubo da mulher e seus seis companheiros.

O incidente foi registrado nos artigos 354 A (agressão ou uso de força criminosa contra a mulher e despojamento de suas roupas), 382 (furto após preparação feita para causar morte, ferimento ou coação para cometer o furto), 147 (tumulto) e 149 (aglomeração ilegal) do Código Penal do Paquistão, de acordo com Dawn.

Leia também: Usuários de redes “jovens”, como Snapchat e TikTok, preferem se informar com influencers 

Desde então, as filmagens do incidente geraram centenas de milhares de visualizações no Twitter e no TikTok, com muitos expressando seu horror, frustração e raiva pelo ataque. O ataque revigorou o debate público no país em torno dos direitos e proteção das mulheres.

A senadora paquistanesa Sherry Rehman disse que uma recente implosão de violência contra mulheres sugere que o problema está piorando no Paquistão. “A maioria dos casos é ignorada, enterrada ou deixada de lado na cultura patriarcal de silenciar a vítima”, disse ela.

Menos de 3% dos casos de estupro são solucionados no Paquistão, afirma organização

O Paquistão é o sexto país mais perigoso do mundo para as mulheres, de acordo com a Thomson Reuters Foundation. A organização War Against Rape, sediada em Karachi, estima que menos de 3% dos casos de estupro resultam em condenações.

Taha Saleem, vice-comissário do Distrito Central de Karachi, condenou a violência, descrevendo o vídeo como “uma imagem abominável de nossa sociedade”.

A tiktoker paquistanesa Ayesha Akram. (Reprodução/Instagram/Ayesha Akram)

“O incidente do #MinarePakistan não é de forma alguma um evento isolado. Lembro-me de minha equipe me recomendando para fechar grandes parques, icluindo Hill Park e Jheel Park, porque incidentes semelhantes já foram relatados. Eu me pergunto o quão baixo podemos afundar”, Saleem tuitou na quarta-feira.

O presidente do Partido Popular do Paquistão e do comitê de Direitos Humanos do Paquistão, Bilawal Bhutto Zardari, disse que o ataque “deveria envergonhar todos os paquistaneses” em um tweet no mesmo dia.

“Isso fala para uma podridão em nossa sociedade”, acrescentou. “Os responsáveis ​​devem ser levados à justiça. As mulheres do Paquistão se sentem inseguras e é nossa responsabilidade garantir a segurança e direitos iguais para todos”.

A plataforma de compartilhamento de vídeo TikTok também foi banida várias vezes no Paquistão por supostamente permitir “conteúdo impróprio” em sua plataforma.

Leia também

Tinder anuncia recurso para verificação de identidade de usuários em todo o mundo

Twitter alia-se a agências de notícias globais para reduzir fake news na plataforma