Londres – A imagem de uma tartaruga cercada por um cardume de peixes formando uma moldura viva foi a vencedora da edição 2021 do concurso de fotografia Ocean Photography Award.
O concurso é promovido pela publicação especializada em fotografia de oceano Oceanographic Magazine, e premia anualmente vencedores em oito categorias. O objetivo é valorizar a beleza do mar e lembrar as ameaças que ele enfrenta devido às mudanças climáticas e ação do homem sobre a natureza.
Os trabalhos vencedores, que retratam tubarões, tartarugas, gansos mergulhadores e também surfistas, estão sendo exibidos às marges do rio Tâmisa, em Londres. Confira os principais.
Fotógrafo do Oceano do Ano – 1º lugar
Tartaruga verde e cardume de peixes vítreos
Por Aimee Jan, em Ningaloo, Austrália
A fotógrafa ganhou como a melhor do ano e ficou com o segundo lugar no Female Fifty Fathoms Award
“Eu estava mergulhando com snorkel quando um dos meus colegas me disse que havia uma tartaruga sob uma saliência e um cardume de peixes vítreos a cerca de 10 metros de profundidade. Quando me aproximei, os peixes se separaram ao redor da tartaruga, formando um círculo perfeito. Pensei:”acho que acabei de tirar a melhor foto da minha vida”.
Female Fifty Fathoms Award – 2º lugar
Uma arraia-manta se alimenta em águas calmas
Por Aimee Jan, no No Golfo de Exmouth, Austrália
“Estávamos observando as baleias jubarte quando as arraias foram avistadas se alimentando, nadando para frente e para trás na superfície e recolhendo plâncton em suas enormes bocas. Neste dia não havia vento e a superfície da água parecia um vidro. Nós mergulhamos e foi lindo! Tirei algumas fotos e essa foi a minha favorita. “
Fotógrafo do Oceano do Ano – 2º lugar
Gansos mergulhando
Por Henley Spires, na Ilha Noss, em Shetland, Escócia
“Mergulhando em meio a uma multidão de gansos, testemunhei a violenta sincronicidade dessas aves marinhas quando se atiram para pescar. Eles atingiram a água a quase 100 km por hora, impacto que eles só podem suportar graças a bolsas de ar especialmente desenvolvidas na cabeça e no peito. A agilidade desses pássaros se transfere do ar para o mar, onde também nadam a uma velocidade incrível”.
Fotógrafo do Oceano do Ano – 3º lugar
Filhote de tartaruga indo para o mar pela primeira vez
Por Matty Smith, na Ilha Lissenung, Papua Nova Guiné
“Uma tartaruga-de-pente com apenas 3,5 cm de comprimento e alguns minutos de vida dá seu primeiro mergulho. Ela havia saído do ovo poucos minutos antes , ao mesmo tempo em que aproximadamente 100 de seus irmãos. Eles rapidamente fizeram o caminho para o oceano para se dispersar rapidamente e esapar de pássaros e peixes predadores. Tive que trabalhar rápido para fazer a foto” .
Female Fifty Fathoms Award – 1º lugar
Tubarão ao pôr-do-sol
Por Renee Capozzola
A fotógrafa subaquática e professora de biologia americana Renee Capozzola foi a primeira ganhadora do prêmio, uma nova categoria do concurso de fotografia Ocean Photography, pelo conjunto de seu trabalho.
Em viagens pelo mundo ela documenta a fauna e a flora do mar, com registros de tartarugas, polvos, arraias, corais e muitos tubarões:
“Os tubarões são abundantes na Polinésia Francesa devido às proteções legais e são um sinal de um ecossistema marinho saudável”, disse a vencedora.
Um tubarão-de-pontas-negras-do-recife solitário alinha sua barbatana dorsal com o pôr-do-sol em Moorea, na Polinésia Francesa. Essa é uma espécie da família Carcharhinidae, facilmente identificada pelas proeminentes pontas pretas de suas barbatanas.
Em Fakarava, Polinésia Francesa, outro tubarão da mesma espécie desliza perto da superfície em torno de corais
E este parece voar, deslizando no mar calmo
Em Maui, no Havaí, tartarugas-verdes aproveitam o sol
A imagem de um cavalo-marinho foi capturada durante um mergulho nas águas negras de Palm Beach, Flórida.
Uma arraia nada no fim da tarde nas águas rasas de Moorea, na Polinésia Francesa
Imagem de um polvo com manto larval [ parede dorsal protetora do corpo ] capturada em um mergulho em águas negras em Anilao, nas Filipinas.
Veja também: Concurso internacional Women In Photo está com inscrições abertas para profissionais e amadoras retratando temas femininos; confira os trabalhos vencedores de 2020
Jovem Fotógrafo do Ano – 1º lugar
Tartaruga marinha verde
Por Hannah Le Leu, na ilha Heron, Austrália
Uma tartaruga marinha verde emerge cautelosamente em busca de ar, sob um céu cheio de pássaros famintos.
Fotógrafo Exploração do Oceano – 1º lugar
Espeleotemas
Por Martin Broen, , em Quintana Roo, México
Os espeleotemas (formações rochosas) lançam longas sombras no cenote Dos Pisos
Fotógrafo Conservação do Oceano – 1º lugar
Morte da moreia
Por Kerim Sabuncuoglu, em Bodrum, Turquia
Uma moreia morta em uma linha de pesca abandonada, um exemplo dos riscos enfrentados pelas criaturas do oceano devido à ação do homem sobre a natureza
Seres humanos que “habitam” os mares também foram objeto da arte dos fotógrafos de oceano
Fotógrafo de Aventura no Oceano – 1º lugar
Theahupo’o
Por Ben Thouard, no Taiti, Polinésia Francesa
Nesta imagem, o surfista Matahi Drollet pega uma onda em Teahupoʻo, uma vila na costa sudoeste do Taiti famosa por suas ondas gigantes. Neste local, em agosto de 2014, o surfista brasileiro Gabriel Medina conquistou uma etapa do Circuito Mundial de Surfe.
Prêmio Escolha do Público – The Right
Por Phil de Glanville, na Austrália
O surfista Jack Robinson surfa no famoso break conhecido como ‘The Right’, lar de algumas das ondas mais pesadas do mundo. A onda poderosa ganhou um arco-íris como enfeite na imagem capturada com drone.
Portfólio coletivo
Série Pinguim-imperador
Por Stefan Christmann
Os pinguins não poderiam ficar de fora do prêmio. Uma série mostra imagens do acasalamento de dois pinguins-imperadores
O ovo do pinguim-imperador é criado pelos pais e carregado nos pés
Veja também
Análise | Petrolíferas ajudaram a causar a mudança climática. É hora de ajudar a pagar a conta