Londres – A imagem da carcaça de um jacaré pantaneiro em meio ao solo seco às margens da rodovia Transpantaneira, de autoria do fotógrafo brasileiro Daniel de Granville, foi a vencedora de uma das quatro categorias do concurso internacional de fotos da organização The Nature Conservancy, voltada à proteção ambiental com atuação em 72 países.
Daniel de Granville é radicado em Bonito, no Mato Grosso do Sul, mas a foto foi tirada no município de Poconé, no estado de Mato Grosso.
Granville conquistou o primeiro lugar na categoria “Paisagem”, que nesta edição foi dominada por brasileiros. O compatriota Denis Ferreira Netto ficou com o segundo lugar com uma foto aérea da Serra do Mar no Paraná, que ele mesmo descreve:
“Num voo de helicóptero pela cordilheira do mar, deparei-me com esta cobertura de nuvens brancas, que resultou nesta magnífica imagem que lembra a cabeça de um dinossauro.”
O Grande Prêmio do concurso foi atribuído ao fotógrafo britânico Anup Shah pelo flagrante de um gorila andando em meio a uma nuvem de borboletas, numa reserva florestal na República Centro-Africana.
Já o vencedor da Escolha do Público foi a fotografia que retrata vagalumes ao redor de uma árvore clicada pelo indiano Prathamesh Ghadekar.
No total, o concurso recebeu mais de 100 mil inscrições retratando belezas naturais ao redor do mundo.
Deslumbre-se a seguir com os vencedores e as menções honrosas de cada categoria.
1º. Lugar – Paisagem – Seca
Por Daniel De Granville Manço, Brasil
Carcaça de jacaré pantaneiro (Caiman jacaré) em solo seco às margens da rodovia Transpantaneira, município de Poconé (Mato Grosso).
O autor da foto, Daniel, entende de natureza. Ele é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, com especialização em Turismo Científico pela Unicamp. Trabalha com fotografia e o ecoturismo, atuando como guia naturalista para públicos de interesses especiais, como fotógrafos profissionais, pesquisadores e estudantes.
Mas não abandonou a ciência: continua fazendo pesquisas científicas sobre temas como os morcegos na Mata Atlântica.
2º. Lugar – Paisagem – Serra do Mar
Por Denis Ferreira Netto, Brasil
“Num voo de helicóptero pela Serra do Mar, deparei-me com esta cobertura de nuvens brancas, que resultou nesta magnífica imagem que lembra a cabeça de um dinossauro”.
Denis é um fotojornalista com formação em Comunicação Social e vive em Curitiba. Já atuou em diversos eventos internacionais como Olimpíadas e Copas do Mundo de Futebol e teve trabalhos publicados em importantes veículos de comunicação do país.
3º. Lugar – Paisagem – Salinas
Por Jassen Todonov, Estados Unidos
“Se você já pegou um voo no Aeroporto Internacional de São Francisco, pode ter visto essas coloridas lagoas de sal sobre a baía. Esta imagem aérea foi tirada enquanto eu pilotava o meu avião.”
Vencedor do Grande Prêmio – Malui
Por Anup Shah, Reino Unido
Gorila das planícies ocidentais “Malui” caminhando através de uma nuvem de borboletas que ele “pertubou” em Bai Hokou, reserva florestal especial de Dzanga Sangha, República Centro-Africana. Imagem de dezembro de 2011.
1º. Lugar – Pessoas e Natureza – Salvando orangotangos
Por Alain Schroeder, Bélgica
“Toda a equipe do SOCP trabalha em conjunto para preparar Brenda, uma orangotango fêmea com cerca de três meses de idade (ela ainda não tem dentes), para a cirurgia”.
2º. Lugar – Pessoas e Natureza – Tempestade de areia
Por Tom Overall, Austrália
Um guia no deserto do Saara enfrentando uma tempestade de areia.
Leia também: Mudança climática | Relatório aponta uso de redes sociais por setor de óleo e gás para defender combustíveis fósseis
3º. Lugar – Pessoas e Natureza – Resíduos da Covid-19
Por Sebnem Coskun, Turquia
Novo perigo para a vida subaquática, pois os resíduos médicos usados durante a pandemia chegam aos mares.
1º. Lugar – Água – Água e pessoas
Por Kazi Arifujjaman, Bangladesh
Leia também: Para 78% dos jovens do Brasil, governo mente sobre ações contra mudança climática, diz pesquisa global
2º Lugar – Água – Natação
Por Joram Mennes, México
Três níveis de lazer: nadadores, mergulhadores livres e mergulhadores com cilindros desfrutam de suas respectivas atividades esportivas/recreativas em uma massa de água doce conhecida como cenotes.
3º. Lugar – Água – Inverno
Por Man Wai Wong, Inslândia
Foto tirada na Islândia durante o inverno de 2019.
1º. Lugar – Vida Selvagem – Um nado turbulento
Por Buddhilini de Soyzam, Austrália
“Cinco guepardos machos procuravam cruzar este rio em poderosas correntes. Parecia uma tarefa fadada ao fracasso e ficamos maravilhados quando eles conseguiram chegar ao outro lado.”
2º. Lugar – Vida Selvagem – Girassóis
Por Mateusz Piesiak, Polônia
Este ano, devido ao alto nível da água, não foi possível cortar um campo gigante de girassóis. No inverno, atraiu milhares de diferentes espécies de pássaros.
Gosta de fotografia? Concurso Women In Photo está com inscrições gratuitas abertas a profissionais e amadoras. que retratem o universo feminino. Saiba mais e inspire-se com os trabalhos vencedores em 2020
3º. Lugar – Vida Selvagem – Pesca
Por Viktor Vrbovsky, República Tcheca
“Como isso acabou? Eu não sei. A situação não mudou muito em uma hora. Eu tive que emergir porque estava ficando sem ar.”
Escolha do público – Vagalumes
Por Prathamesh Ghadekar, Índia
“Pouco antes da monção esses vagalumes se reúnem em certas regiões da Índia e em algumas árvores especiais como esta, eles estão em uma quantidade absurda.”
Menção honrosa – Paisagem – Cor da Vida
Por Scott Portelli, Austrália
Manguezais verdejantes revestem as planícies lamacentas acentuadas pelas aguardadas mares e meses de chuva enchendo a bacia artesiana. Golfo de Carpentaria do norte tropical de Queensland.
Menção honrosa – Paisagem – Nascer da lua
Por Kim-pan Dennis Wong, Hong Kong
Em Hung Hom, o nascer da lua cheia podia ser visto todos os meses graças à sua orientação para o Leste.
Menção honrosa – Pessoas e natureza – O caminho de casa
Por Minqiang Lu, China
Imagem registrada em Yunnan, na China, em maio de 2021.
Leia também: Para 78% dos jovens do Brasil, governo mente sobre ações contra mudança climática, diz pesquisa global
Menção honrosa – Pessoas e natureza – Espaço de HK
Por Wax Leung, Hong Kong
Menção honrosa – Água – Bolhas glaciais
Por Jorge Andrés Miraglia, Argentina
À media que a temperatura sobe e o gelo glacial derrete, o ar é liberado e retido em seu interior. Essas bolhas de ar foram capturadas por uma camada congelada no topo.
Menção honrosa – Água – Verão na lagoa de lótus
Por Manh Cuong Vu, Vietnã
As lagoas de lótus em todo o Vietnã estão entrando na estação de crescimento e florescendo.
Menção honrosa – Vida Selvagem – Espera
Por Kristhian Castro, Colômbia
Filhote de leão-marinho de Galápagos (Zoluphus wollebaeki) esperando por sua mãe na areia da praia na Ilha de San Cristobál, Equador.
Menção honrosa – Vida Selvagem – Em busca de alimento
Por Thomas Vijayan, Canadá
Os orangotangos estão acostumados a viver nas árvores e se alimentar de frutas silvestres como lichias e figos, e sorver água em buracos nas árvores.
Menção honrosa – Vida Selvagem – Bebês gnus
Por Anup Shah, Reino Unido
Na reserva nacional de Maasai Mara, no Quênia, um rebanho de bebês gnus foi clicado durante o frenesi de cruzar o rio Mara. Eles pulam, chutam, correm e resistem.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais
Leia também
Arte ou ciência? Conheça as vencedoras do maior concurso de fotografia com microscópio do mundo
Ocean Photography Award | Imagens vencedoras mostram tubarões, tartarugas, gansos e até surfistas
Emocionante, impactante e belas, fotografias que falam.
sou fotografa e, fiquei feliz com tant@s profissionais que fazem seus registros com as vísceras , parabéns!!!