Londres – A relação entre seres que enxergamos a olho nu e criaturas microscópias só visíveis em laboratórios de ciência nem sempre é harmônica.

O concurso de fotografia anual da Royal Society of Biology de Londres, que  teve como tema  este ano”Interconectados”, mostra cenas tensas, como aves brigando e células de defesa montando uma “barricada” em forma de teia para destruir o bacilo da tuberculose.

Mas há também momentos de conexão amigável, com fenômenos como simbiose e mutualismo, em que um ser vivo ajuda o outro, ou fazem uma “troca de favores”.  E ainda os parasitas, que se aproveitam do hospedeiro.  

O júri do concurso avaliou este ano mais de 1,6 mil trabalhos, em um show de técnica, sensibilidade e criatividade.

Valeu até mostrar como um velho pneu se integrou à natureza, imagem que deu a vitória a um britânico de 15 anos premiado na categoria Jovem Fotógrafo do Ano. 

Confira as imagens finalistas e premiadas. 

Submerso, por Roan Jones, Somerset, Reino Unido (1º lugar, Jovem Fotógrafo do Ano)

Roan tem 15 anos e sua foto foi tirada na Floresta Vallis em Somerset, no Reino Unido. Ele capturou um pneu se tornando parte de uma paisagem natural, mostrando a interação entre as pessoas e o mundo.

“Eu me senti inspirado a tirar uma foto em uma floresta local em minha cidade natal porque esse é um lugar que visito com frequência. Acho que tirar fotos é relaxante, já que você só está se concentrando em uma coisa”.

RSB Photography – Jovem Fotógrafo do Ano – 1º lugar – Roan Jones

Briga de família, por Alfonso Roldán Losada, Córdoba, Espanha (finalista)

Abelharucos são pássaros facilmente avistados por causa de suas cores, abundantes em Portugal e na Espanha. Eles passam a maior parte do tempo voando em busca de insetos. E às vezes se desentendem em família.

RSB Photography – finalista- Alfonso Roldan Losada

Homem-Aranha do nosso corpo, por Chancal Sur Chowdhury, Missouri, EUA

As células imunológicas comunicam-se umas com as outras para proteger o corpo humano de partículas estranhas ou microorganismos. A foto produzida em laboratório mostra as células neutrófilas (azul claro) liberando estruturas semelhantes a teias (amarelas) para se defenderem contra o vírus da tuberculose (rosa), em uma colorida batalha. 

RSb Photography – finalista- Chanchal Sur Chowdhury

A Caça, por Ripan Biswas, Bengala Ocidental, Índia

A interação entre a vespa-joia (Vespa Ampulex) e a barata é tudo menos amigável. A vespa-joia, assim conhecida por causa da sua cor verde esmeralda, injeta veneno no cérebro da barata, paralisando-a. A vespa então põe um ovo na barata zumbificada.

RSB Photography – finalista – Ripan Biswas

Leia também: Facebook passa a barrar anúncios de venda de terras protegidas da Amazônia em suas redes sociais

 
 

Mordida para sobreviver,por Wei Fu, Bangkok, Tailândia

A cena não é um beijo entre a cobra e o lagarto. O tokay gecko, um réptil comum no sul e sudoeaste da Ásia, se mostra duro na queda.

Mesmo preso em uma espiral formada pela cobra de árvore dourada, ele resiste e pica de volta, em luta aguerrida para sobreviver.

Essa espécie de cobra é comum na Ásia, e levemente venenosa. Mas tem uma característica que a diferencia de muitas outras: é capaz de fazer um voo planado. 

RSB Photography – Wei Fu

A praga, por Henry Harte, Borana, Quênia

Em 2019, o Quênia e a maior parte da África Oriental tiveram seu pior surto de gafanhotos em 70 anos. A variação do tempo devido às mudanças climáticas e as restrições de viagens têm feito os surtos maiores e mais difíceis de controlar.

RSB Photography  – Henry Harte



Contrastes e geometrias 
 Ecossistema marinho em Hon Yen, Por Truong Hoai Yu, Phu Yen,Vietnã

Todos os anos, entre maio e agosto, os corais deste rico e diversificado ecossistema ficam expostos na maré baixa, mostrando os dois lados da paisagem subaquática, multicolorida e ressecada.

RSB Photography – Fotógrafo do Ano 2o. lugar – Truong Hoai Vu

 Fractais, por Alice Feng, Reino Unido (2º lugar, Jovem Fotógrafo do Ano)

O fractal é uma figura da geometria muito encontrada na natureza –  um objeto em que suas partes separadas repetem os traços do todo completo, como acontece em um floco de neve visto em microscópio.  

Os padrões nesta imagem são de bactérias Bacillus subtilis sendo cultivadas. Eles se formam dependendo das condições do ambiente da bactéria e de como as células bacterianas se movem após entrarem em contato umas com as outras.

RSB Photography – Jovem Fotógrafo do Ano – 2º lugar – Alice Feng

Leia também |

Protesto em Londres cobra da família real britânica, maior proprietária de terras do país, o reflorestamento de suas áreas

Apresentador da BBC conhecido por ativismo ambiental, que liderou o ato diante do Palácio de Buckingham, teve carro incendiado na porta de casa na véspera da manifestação

 


Chega de brigas: a natureza paz e amor
Mutualismo, por Viswanath Birje, Thane, Índia (Fotógrafo do Ano – 1º Lugar )

A imagem que levou o primeiro prêmio no concurso retrata a relação mutualística entre a formiga e o pulgão. As formigas consomem a secreção excretada por um pulgão amarelo. Em troca, protegem o amigo de outros organismos e pragas, como os ácaros vermelhos.

RSB Photography – Fotógrafo do Ano – 1o. lugar – Vishwanath Birje
Usina de energia solar, por Gu Guanghui, província de Zhejiang, China

Um grande grupo de garças empoleira-se nos painéis de energia solar ao anoitecer, em perfeita harmonia.


Leia também:Google e YouTube anunciam banimento de conteúdo e anúncios que neguem mudanças climáticas


Uma pequena reunião, por John Ishide Bulanadi, Pampanga, Filipinas

Formigas de fogo se reúnem para desfrutar de algumas gotas de xarope em cima de uma folha de maçã de cera, uma fruta que lembra o formato da maçã mas tem outro sabor, comum na Ásia. Bem organizadas, elas fazem um círculo em torno da gota açucarada que lembra um banquete com lugares marcados.

RSB Photography – finalista- John Ishide Bulanadi

O bebedouro, Por Hayden Wood, Quênia (Menção Honrosa)

Uma dupla de zebras mata a sede em um poço de água, sem perder a conexão, uma apoiando a outra. 

Fotos publicada com autorização do concurso. Não podem ser reproduzidas


Gosta de fotografia? Concurso Women In Photo está com inscrições  gratuitas abertas a profissionais e amadoras. que retratem o universo feminino. Saiba mais e inspire-se com os trabalhos vencedores em 2020

Leia também

Avião sem porta, nado com sucuris e mudanças climáticas: a rotina do fotógrafo premiado em concurso global