Pedro Xavier Molina (PxMolina), homenageado deste ano com o Prêmio de Excelência da Fundação Gabo, se destaca por retratar em seu trabalho as violações dos direitos humanos na América Latina. 

Segundo a fundação, Molina é “um exemplo extraordinário de uma combinação de assertividade e beleza, e com um sentido muito verdadeiro e profundo dos grandes problemas de seu país e da América Latina”.

O cartunista teve de deixar seu país, a Nicarágua, por duas vezes — uma ainda criança, acompanhando o exílio do pai, funcionário público, e depois, já na vida adulta, para escapar do regime imposto pelo presidente Daniel Ortega.

Mesmo no exílio ele continuou desenhando cartoons e ilustrações sobre a Nicarágua (é colaborador do site de notícias Confidencial) e também dá aulas para novas gerações de jornalistas em universidades.

Leia mais | Ilustrador Pedro Molina, crítico da política da Nicarágua, vence o Prêmio Gabo de Excelência 2021

Seus trabalhos já ocuparam páginas de grandes publicações do jornalismo mundial, como Politico, BBC, Los Angeles Times, Newsweek e The Washington Post. Veja a seguir um resumo da obra de Molina, comentada pelo desenhista:

1

“Desenho desde muito jovem. Mas foi aos 17 que fiz meu primeiro cartum político como tal, e é isso que vocês veem aqui. Por causa dessas coincidências na vida, é uma caricatura crítica de Daniel Ortega. Ironicamente, quase 30 anos depois, ainda retrato a mesma arrogância do mesmo cara.”


2

“Fiz este cartum quando trabalhava no El Nuevo Diario. É significativo, porque o jornal tinha uma forte reputação de esquerda e ver algo assim publicado em suas páginas foi a primeira vez. O cartum foi oficialmente protestado pela embaixada cubana na Nicarágua e durante semanas artigos atacando e defendendo o ponto de vista do cartum foram escritos nas mesmas páginas de opinião em que meu desenho apareceu. E essa é uma das razões de ser do cartum: gerar debate. No final, até a revista Newsweek publicou.”

Leia também | Entidades globais se unem para pressionar Ortega a pôr fim à censura e perseguição ao jornalismo na Nicarágua


3

“A negociação política iniciada em 1999 entre a extrema direita da Nicarágua, representada por Arnoldo Alemán na época, e a extrema esquerda representada por Daniel Ortega, que mais tarde seria popularmente conhecido simplesmente como “El Pacto”, provou ser a raiz de todos os males que a Nicarágua enfrenta atualmente. Foi o nascimento do desastre atual e a morte das ideologias.”


4

“Os ataques de 11 de setembro foram, sem dúvida, um evento que mudou o mundo. Este é o cartum que fiz naquela manhã poucos minutos depois do ataque às torres.”


5

“O conflito no Oriente Médio também foi outro problema que durou muito tempo.”

Leia também | Sociedade Interamericana de Imprensa discute ciclo de ditaduras nas Américas: “jornalismo das catacumbas voltou”


6

“Este é provavelmente um dos mais ou o mais popular dos desenhos animados que fiz até agora. Eu o vi traduzido para cerca de meia dúzia de idiomas diferentes. Tenho recebido muitos pedidos para incluí-lo em livros, principalmente em livros escolares, Greta Thunberg compartilhou em seu Instagram… De qualquer forma, me deu e continua a me dar muita satisfação.”


7

“Nem é preciso dizer que abril de 2018 foi um divisor de águas para a Nicarágua como país e para muitos na Nicarágua em nossa vida profissional e pessoal. A conexão que as pessoas desenvolveram com alguns desenhos nunca para de me surpreender. A tal ponto que é difícil escolher apenas um para exemplificar. Eu entendo isso, porque resume a decepção de um povo e a brutalidade do regime atual. As pessoas o compartilham nas redes, colam em murais e até fãs do regime que não entendem a sátira passaram a usá-lo como um desenho para suas máscaras. Já é ‘surrealismo mágico’.”

Leia também | Fundação Gabo faz panorama do jornalismo ibero-americano em série de podcasts estrelados por mulheres


8

“Um projeto que me marcou particularmente foi o dos ‘tinteiros’ nicaraguenses que tenho feito todo mês de outubro desde 2018. Todos os dias daquele mês, tradicionalmente, tenho feito uma vítima da repressão na Nicarágua. Comecei com uma pequena lista dos casos mais conhecidos, mas depois, aos poucos, as mesmas pessoas começaram a me enviar dados e fotos da própria família e amigos mortos pela ditadura. No momento em que estou escrevendo isto, estou às portas de outubro de 2021 e estou me preparando para continuar a fazê-lo.”


9

“Outro evento que mudou o ritmo da humanidade foi a pandemia da Covid-19, que já dura 2 anos. Tive de sobreviver no exílio, especificamente nos Estados Unidos, onde a arrogância e a ignorância de políticos poderosos (elementos que também devastaram a Nicarágua) tornaram mais difícil sair de um problema já custoso, além de continuar jogando com ele.”


10

“Esta caricatura, originalmente concebida no contexto da situação na Nicarágua, tornou-se um reflexo da luta pela liberdade de imprensa e expressão para nos libertar das correntes que o poder nos impõe de diferentes formas, com perseguição, repressão, leis de censura, milícias digitais, restrições econômicas. Uma recordação da importância do que fazemos e um convite a continuar a exercer, como diria Gabo, o trabalho mais bonito do mundo, com a convicção do seu valor libertador para as nossas sociedades.”

Leia também

Em decisão histórica, corte internacional condena Colômbia por sequestro e estupro de jornalista

Jornalistas do México e do Brasil adotam autocensura e união para lidar com riscos, mostra estudo