Londres – Em seu primeiro Natal desde que o príncipe Philip morreu, em abril deste ano, a rainha Elizabeth vai fazer sua tradicional mensagem ao povo britânico em nome da família real em tom pessoal. 

O Palácio de Buckingham antecipou para a imprensa a foto do discurso gravado na semana passada e que irá ao ar em cadeia nacional de TV no dia 25 de dezembro. Os destaques são uma foto do casal na escrivaninha e o broche utilizado pela monarca de 95 anos. 

Os comentaristas que analisam todos os passos da realeza interpretaram os dois elementos da cena como indicativos de que a mensagem deste ano será particularmente pessoal. 

Símbolos da família real britânica 

Como tudo o que envolve a família real britânica, apelidada de “a firma” pelo profissionalismo com que administra sua imagem pública, nada nessas aparições está ali por acaso.

Um time de profissionais de relações públicas cuida de todos os detalhes que possam transmitir mensagens e faz as divulgações de forma a obter o máximo de exposição positiva para a realeza, alimentando a admiração de boa parte dos britânicos e de boa parte do mundo.

Na mensagem de Natal, a rainha aparece sentada atrás de uma mesa na White Drawing Room, no Castelo de Windsor, e ao seu lado está uma fotografia especial. 

Foi tirada em 2007, em Broadlands, para marcar o aniversário de casamento de Elizabeth II e do duque. Foi uma recriação de uma outra foto feita durante a lua de mel, em 1947.

Divulgação Palácio de Buckingham

O broche de safira que Elizabeth II usa no vestido vermelho escolhido para a gravação do discurso é o mesmo que aparece nas duas fotos anteriores.

O duque de Edimburgo morreu em abril, aos 99 anos. O casal estava casado há 73 anos.

Em um comunicado anunciando sua morte, a Rainha o descreveu como seu “amado marido”.  Ela tem prestado várias homenagens a ele desde então. 

Leia também 

A imprensa na morte do Príncipe Philip e o futuro da família real

Foto: Divulgação Família Real

Isolamento social no Natal da realeza 

Com o avanço da variante ômicron, os planos de Natal da família real britânica mudaram. A rainha desistiu de passar as festas em Sandringham, optando por ficar no castelo de Windsor, onde passou a viver a maior parte do tempo. 

É o segundo ano que ela fica em Windsor. No ano passado, passou as festas de fim de ano apenas com o príncipe Philip e alguns membros da equipe.

Leia também

Príncipe Harry vai abordar “altos e baixos” em biografia: “Temos mais em comum do que imaginamos”

Programa da BBC expõe relações da realeza britânica com a mídia e racismo contra Meghan

Os planos deste ano incluíam uma festa para 50 familiares no dia 25, que foi cancelada. Até mesmo a comemoração da noite de 24 de dezembro teve que ser revista. 

A princesa Anne, sua filha, está em isolamento porque seu marido, Tim Laurence, testou positivo para a Covid. O Palácio confirmou apenas que o príncipe Charles e sua mulher, Camilla, passarão com Elizabeth II a noite de Natal. 

Não foi confirmado se outros membros da família também se juntarão a eles. O príncipe Andrew e sua família moram na propriedade Windsor e o príncipe Edward e sua família moram nas proximidades.

O príncipe William, com a mulher Kate e os três filhos passarão o Natal em Norfolk, com a família Middleton. 

O ano difícil da rainha Elizabeth 

O ano não está sendo fácil para a rainha. Além da morte do príncipe Philip, pouco antes de completar 100 anos, ela tem com vários membros da família real envolvidos em situações constrangedoras. 

O que muitos dizem ser seu filho preferido, Andrew, tem ocupado as manchetes por sua ligação com o financista Jeffrey Epstein, que cometeu suicídio na prisão em Nova York antes de ser julgado por crimes sexuais contra menores de idade. 

Uma das mulheres que teria sido aliciada por Epstein e por sua ex-mulher, a socialite britânica Ghislaine Maxwell, abriu um processo contra o príncipe acusando-o de ter feito sexo com ela antes da idade permitida. 

O príncipe Charles perdeu seu principal assessor na fundação beneficente que cuida de suas obras sociais depois de um escândalo em torno da concessão de uma comenda real a um bilionário árabe. 

Leia mais 

Demissão de braço-direito do príncipe Charles por doações em troca de favores abre crise de RP na família real

E o casal Harry e Meghan resolveu abrir o verbo, com entrevistas e declarações negativas sobre a conduta da família real. 

Em uma entrevista bombástica para a apresentadora americana Oprah Winfrey em março, os dois sugeriram que membros da realeza tiveram atitudes racistas e que não ajudaram Meghan em seus problemas emocionais, levando à decisão de deixarem o Reino Unido para ir viver na Califórnia. 

No mesmo dia em que o Palácio de Buckingham divulgou a foto da rainha, Harry e Meghan também distribuíram seu cartão de Natal, mostrando pela primeira vez a filha Lilibet e o filho Archie já crescido, com cabelos ruivos iguais ao do pai. 

Foto: divulgação
Leia também 

Protesto no Palácio de Buckingham cobra da família real britânica o reflorestamento de suas terras