Londres – Quais as cores de um ano que chega com tanta esperança de dias melhores como 2022, terceiro em que a pandemia do coronavírus continua a assombrar? 

Um dos que tenta responder a esta pergunta é a plataforma global Shutterstock, que mantém um dos grandes bancos de imagem do mundo e anualmente aponta os tons que vão dominar as artes visuais com base em uma análise feita por inteligência artificial nos registros de downloads das mais de 200 milhões de imagens contidas em seu acervo.

O relatório de tendências de cores deste, que aponta preferências de designers e do público, mostra uma abordagem mais discreta, minimalista e suave em comparação com os anos anteriores. Sem destaques chamativos, sem realces em neon, nada artificial – apenas simplicidade e elegância de tons de verde, coral, violeta e rosa.

A cor do Brasil em 2022 

Ao examinar milhões de downloads de imagens e dados de pixel, o relatório identifica as cores de crescimento mais rápido, bem como as tendências favoritas em vinte países, incluindo o Brasil.

A cor do país, que leva o código #FFC0CB na escala usada por ilustradores, editores de imagem, artistas visuais e designers, é um rosa-pálido que combina com tons suaves e calminhos, uma boa inspiração para um ano novo de paz. 

“2021 foi um ano de ajuste de contas com o que sobrou do ano anterior. Agora, marcas e criadores em todo o mundo estão adaptando suas paletas de cores para acalmar e transmitir estabilidade e equilíbrio”, disse Flo Lau, Diretora de Criação do Shutterstock. 

Nas cores de 2022, verde reina supremo

É fácil ser verde, diz o Shutterstock, com base nos dados de inteligência artificial que constataram a taxa de sucesso de peças publicitárias que utilizaram a cor, levando a uma elevada taxa de cliques dos internautas. 

É a mais associada a um estilo de vida saudável, destacando-se no visual de marketing de alimentos e de ações ambientais. Fotos aéreas de montanhas, por exemplo, viram sua taxa de popularidade aumentar em 1.396% no Shutterstock.

O verde é também democrático, emergindo como tendência em suas incontáveis variações, como esmeralda, jade, limão ou menta.

Um tom de coral para acalmar o ano novo

Coral é geralmente uma cor associada a energia e vibração. Mas não o tom o que os mecanismos de inteligência artificial do Shutterstock apontaram como sendo uma das tendências de 2022.

Ela é um Coral Calmante (#E9967A), tom de pêssego levemente desbotado que evoca algo envelhecido e enfraquecido. Segundo os especialistas do banco de imagens, seu calor provoca sentimentos de conforto e reflete saúde e felicidade.

A cor combina bem com com amarelos e rosas pálidos, e pode ser contrastada com um azul celeste para criar uma paleta natural tranquilizante. 

Veludo Violeta: o luxo da orquídea real 

Remetendo ao luxo da orquídea real, o Veludo Violeta (#800080) é outra tendência de cor em 2022. Ele contrasta com o verde para criar destaques com elegância. Assim os especialistas descreveram a tonalidade: 

“Alguns roxos se levantam e gritam, desesperados por atenção. Com o Veludo Violeta acontece o oposto. Ele sussurra e atrai o olhar com seu magnetismo. 

E ainda assim, representa a mais ousada das cores que devem prevalecer em 2022,  capaz de chamar a atenção sem exagero. 

Carrega um tom decididamente real, confiante em sua graça e fascínio.”

Rosa Pacífico : a cor do algodão doce 

A quarta cor apontada pela inteligência artificial do banco de imagens é o Rosa Pacífico (# DB7093), que lembra algodão doce e representa a mistura perfeita de vitalidade e tranquilidade.

“Apesar do alvoroço que o ano novo traz, essa cor serve como um lembrete para parar e sentir o aroma das rosas. 

O rosa choque está esfriando e o rosa sutil está ganhando força.”

Seguindo a tendência de paz, ele pode ser combinado com outros tons de rosa e pêssego. E quando contrastado com um azul-petróleo, remete ao sol se pondo sobre o mar. 

Cores populares, país por país

Os especialistas em dados também decodificaram os números dos favoritos locais em vinte países, destacando as cores mais alinhadas às preferências do público local.  

Assim como no Brasil, o rosa também foi apontado pela inteligência artificial do Shutterstock como tendência de cor para 2022 em outros 10 mercados, indicando que a tranquilidade que ele transmite é bem-vinda pelo mundo. 

Apenas alemães e argentinos preferem os verdes, segundo a análise. E os beges e terrosos são os favoritos em nove países.

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