A invasão russa à Ucrânia fez milhares de pessoas fugirem do país, e quem ficou precisa se refugiar em bunkers subterrâneos para se proteger dos constantes ataques aéreos. Uma dessas pessoas emocionou o mundo ao cantar a otimista ‘Lei It Go’, tema do filme Frozen. 

A performance da pequena Amelia Anisovych, de sete anos, foi compartilhada mais de 15 milhões de vezes no Twitter.  

Entre as que compartilhou o vídeo está Idina Menzel, dubladora da personagem Elsa na animação da Disney. 

Tema de Frozen fez adultos chorarem em bunker

Amelia e sua família estavam abrigados em um bunker na capital ucraniana Kiev com outras pessoas. Uma delas era Marta Smekhova, que postou o vídeo da menina cantando a música de Frozen no Facebook no dia 3 de março.

Na publicação, Marta contou que começou a conversar com a Amelia após vê-la desenhando na penumbra do abrigo.

“Ela é tão sociável e tão falante. Ela disse que além de desenhar adora cantar. E, em um sussurro, ela compartilhou que seu sonho era cantar num grande palco em frente ao público.”

Marta, então, disse para que Amelia cantasse ali, naquele momento, dentro do bunker. Tímida, a menina chegou a dizer que ninguém iria ouvi-la porque o bunker era muito barulhento.

Mas incentivada por Marta, Amelia decidiu cantar. Com a permissão da mãe da criança, a mulher gravou o momento e descreveu o sentimento geral de todos:

“Desde a primeira palavra [cantada por Amelia] no abrigo antiaéreo houve um silêncio completo. Todos deixaram seu trabalho de lado e ouviram a música desta menina que apenas irradiava luz.

Nem os homens não conseguiam conter as lágrimas.”

O alcance do vídeo da menina cantando no bunker foi tamanho que chegou até a atriz Idina Menzel, dubladora de Elsa em “Frozen”.

No Twitter, Idina compartilhou as imagens de Amelia cantando “Let It Go”, com a mensagem: “Nós vemos você. Nós realmente vemos você”, adicionando emojis de coração nas cores da bandeira da Ucrânia.

Nas redes sociais, o vídeo já tem milhões de visualizações. Uma versão compartilhada no Twitter já passa dos 15 milhões de views.

Marta aproveitou o vídeo de Amelia cantando o tema de Frozen de dentro de um bunker para criticar a guerra na Ucrânia e os ataques ordenados por Vladimir Putin ao país.

“Amelia, seu canto não deixou ninguém indiferente! Vejam, russos, contra quem vocês estão em guerra! só um covarde pode lutar contra civis, tirar a infância de crianças indefesas!”

“Você deixa seus filhos morrerem, fazendo deles bucha de canhão. E nossos filhos emitem luz, mesmo no porão escuro e úmido ela não se desvanece, mas acende ainda mais brilhante! O mundo inteiro aplaude nossas crianças! Valeu, Amélia!”

Menina que cantou música de Frozen deixou bunker e fugiu para a Polônia

Quase uma semana depois de o vídeo ser postado no Facebook, Amelia deixou o abrigo e conseguiu fugir para a Polônia. As informações são do jornal britânico The Sun.

Na terça-feira (8), foi revelado que depois de passar seis dias no bunker subterrâneo com pouca comida e água, a menina de 7 anos completou uma extenuante jornada de dois dias para a Polônia e agora está vivendo em segurança com sua avó.

Ela fez a viagem com seu irmão Misha, de 15 anos, enquanto a mãe, Lilia, e o pai, Roman, ficaram em Kiev para serem cozinheiros voluntários do exército ucraniano.

“Eu sempre soube que Amelia era muito talentosa e um doce anjo –  agora o mundo inteiro sabe o mesmo”, disse a mãe da menina ao The Sun.

“Mas é uma tragédia que ela seja apenas uma estrela por causa de tanta morte e destruição.

Fiquei muito triste em dar adeus aos meus filhos, mas foi a melhor coisa a fazer para garantir que eles estejam seguros.”

Leia também 

Jornais da Ucrânia lançam venda de NFTs para financiar cobertura da guerra com a Rússia

Mulher de Zelensky condena ‘assassinatos em massa’ no país

A mulher de Volodymyr Zelensky, Olena Zelenska, escreveu uma carta aberta à imprensa global em resposta aos diversos pedidos de entrevista feitos pela mídia.

Sem revelar o paradeiro, mas assegurando estar no país, ela disse que a carta é seu “testemunho da Ucrânia”. Olena ataca o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmando que “o agressor subestimou a reação dos ucranianos”.

Lamentando a morte de crianças na guerra, ela cita alguns dos que morreram e continua dizendo que agora existem várias dezenas de crianças “que nunca conheceram a paz em suas vidas”.

“Talvez o mais aterrorizante e devastador desta invasão sejam as vítimas infantis. 

Alice de oito anos que morreu nas ruas de Okhtyrka enquanto seu avô tentava protegê-la. Ou Polina de Kiev, que morreu no bombardeio com os pais dela.

“Arseniy, de 14 anos, foi atingido na cabeça por destroços e não pôde ser salvo porque uma ambulância não conseguiu chegar a tempo por causa dos intensos incêndios.

“Quando a Rússia diz que ‘não está travando uma guerra contra civis’, eu chamo os nomes dessas crianças assassinadas primeiro.”

Leia mais

Em 13 dias, um jornalista morreu e cinco foram atacados a bala por tropas russas na guerra da Ucrânia