Londres – Sob o argumento de conter a disseminaĆ§Ć£o de fake news sobre a guerra da UcrĆ¢nia nas redes sociais, a Casa Branca surpreendeu ao convidar um grupo de influenciadores do TikTok para um briefing sobre a situaĆ§Ć£o, nos moldes do que costuma ser feito com jornalistas dos principais veĆ­culos de imprensa do mundo. 

A ideia foi tratada com ironia e tornou-se atĆ© objeto de uma sĆ”tira no programa de humor Saturday Night Live, que fez um esquete simulando como teria sido o encontro usando estereĆ³tipos associados aos influenciadores. 

Pode ser engraƧado para alguns, mas a iniciativa do governo da maior potĆŖncia do planeta evidencia a seriedade com que a rede social chinesa passou a ser tratada depois que bateu o Google em nĆŗmero de acessos em 2021 e deixou de exibir apenas vĆ­deos de dancinhas. 

Casa Branca de olho na imagem dos EUA no TikTok

A videochamada que virou notĆ­cia – e piada – aconteceu no dia 10 de marƧo. FuncionĆ”rios do alto escalĆ£o da Casa Branca e do Conselho de SeguranƧa Nacional dos EUA reuniram-se com 30 dos principais influencers americanos do TikTok que “cobrem” a guerra na UcrĆ¢nia.

O objetivo foi informĆ”-los sobre os objetivos estratĆ©gicos do paĆ­s na regiĆ£o — uma forma de evitar a disseminaĆ§Ć£o de fake news na rede social e de melhorar a imagem do paĆ­s. 

Noticiada primeiro pelo jornal Washington Post, a reuniĆ£o e seus “aprendizados”  foram compartilhados pelos prĆ³prios influenciadores no TikTok.

Na apresentaĆ§Ć£o com funcionĆ”rios do governo e a secretĆ”ria de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, os criadores de conteĆŗdo tiveram uma visĆ£o geral das informaƧƵes mais recentes sobre a UcrĆ¢nia e como os EUA se posicionam no conflito.

Eles tambĆ©m tiraram dĆŗvidas sobre a distribuiĆ§Ć£o de doaƧƵes aos ucranianos, o trabalho com a Otan e como a administraĆ§Ć£o de Joe Biden reagiria a um possĆ­vel uso russo de armas nucleares.

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Dias depois, o Saturday Night Live, um dos shows humorĆ­sticos de maior audiĆŖncia dos EUA, aproveitou a histĆ³ria para um segmento, que somente no YouTube jĆ” teve mais quase 2 milhƵes de visualizaƧƵes. 

O “Joe Biden” Ć© apresentado como um patĆ©tico personagem que nĆ£o entende de computadores. A personagem que interpreta Jen Psaki tenta inutilmente arrancar dos convidados alguma ideia para acabar com a guerra.

Uma TikToker canta uma mĆŗsica para o presidente da RĆŗssia, e o programa segue em tom de piada, apresentando os influenciadores como alienados que apenas cantam, danƧam e gostam de animais. 

 

Uma TikToker canta uma mĆŗsica para o presidente da RĆŗssia, e o programa segue em tom de piada, apresentando os influenciadores como alienados que apenas cantam, danƧam e gostam de animais. 

Casa Branca percebeu a influĆŖncia do TikTok 

Nada mais distante do que o TikTok se tornou para essa guerra.

A plataforma continua apresentando vĆ­deos engraƧados, mas Ć  medida que a crise na UcrĆ¢nia aumentou, a rede social virou uma das principais fontes de informaĆ§Ć£o sobre a guerra, especialmente entre os jovens.

Foi lĆ” que os primeiros vĆ­deos da invasĆ£o russa foram compartilhados, mostrando cidadĆ£os ucranianos escondidos em abrigos antiaĆ©reos ou fugindo de suas casas.

Nos EUA e outros paĆ­ses do Ocidente, criadores digitais produziram conteĆŗdo explicativo sobre o conflito na UcrĆ¢nia, gerando milhƵes de visualizaƧƵes e fornecendo informaƧƵes sobre a crise para as geraƧƵes mais jovens.

Mas a rede social tambĆ©m viu crescer a desinformaĆ§Ć£o e a propaganda financiada pela RĆŗssia contra a UcrĆ¢nia e seus aliados no conflito.

No meio dessa “guerra da verdade” dentro da plataforma, as estrelas do TikTok, muitas com milhƵes de seguidores, tĆŖm buscado cada vez mais dar sentido Ć  crise para seus pĆŗblicos nos EUA.

De olho nesse pĆŗblico Ć”vido por informaƧƵes e preocupado com a prĆ³pria construĆ§Ć£o de imagem do paĆ­s entre os jovens durante o conflito, o governo de Joe Biden comeƧou a trabalhar com a ONG GeraĆ§Ć£o Z For Change.

O esforƧo conjunto ajudou a identificar os principais criadores de conteĆŗdo sobre a guerra na UcrĆ¢nia no TikTok para organizar a reuniĆ£o com os funcionĆ”rios da Casa Branca.

Kahlil Greene, de 21 anos, tem mais de 534 mil mil seguidores na plataforma, por isso, nĆ£o ficou surpreso quando o convite chegou em sua caixa de entrada de e-mail.

ā€œAs pessoas da minha geraĆ§Ć£o obtĆŖm todas as informaƧƵes pelo TikTokā€, disse ele Ć  CBS News. ā€œĆ‰ o primeiro lugar em que estamos pesquisando novos assuntos e aprendendo sobre as coisas.ā€

Ele foi um dos que compartilhou o encontro na sede do governo americano, relatando a pergunta que fez e as respostas recebidas, com total seriedade. 

@kahlilgreene

The White House invited content creators to learn more about the crisis in Ukraine. #hiddenhistory #ukraine #blackcommunitytiktok

ā™¬ original sound – Gen Z Historian

Pode nĆ£o estar vestido como um jornalista de TV ou portar o microfone tĆ­pico dos repĆ³rteres de vĆ­deo, mas sua mensagem atinge um pĆŗblico que cada vez mais se afasta da mĆ­dia tradicional. 

TikTok Ć© processado por estados norte-americanos

Enquanto a administraĆ§Ć£o Biden enxerga o potencial do TikTok, coalizĆ£o formada por procuradores-gerais de oito estados norte-americanos instaurou um inquĆ©rito para apurar danos emocionais Ć s crianƧas e adolescentes no TikTok.

A aĆ§Ć£o, anunciada no inĆ­cio do mĆŖs, Ć© movida cerca de quatro meses apĆ³s outra investigaĆ§Ć£o semelhante ser aberta contra a Meta, antigo Facebook.

Anunciado pela procuradoria-geral de Massachusetts, o processo contra o aplicativo chinĆŖs quer saber se a empresa estĆ” arquitetando e promovendo sua plataforma de maneira prejudicial Ć  saĆŗde fĆ­sica e mental de crianƧas e adolescentes nos EUA.

ā€œComo crianƧas e adolescentes jĆ” lidam com problemas de ansiedade, pressĆ£o social e depressĆ£o, nĆ£o podemos permitir que as mĆ­dias sociais prejudiquem ainda mais sua saĆŗde fĆ­sica e bem-estar mentalā€, disse a procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, em comunicado divulgado Ć  imprensa em 2 de marƧo.

ā€œProcuradores-gerais estaduais tĆŖm o imperativo de proteger os jovens e buscar mais informaƧƵes sobre como empresas como o TikTok estĆ£o influenciando suas vidas diĆ”rias.ā€

Os procuradores-gerais querem entender a fundo quais danos o uso do TikTok podem causar Ơs crianƧas e adolescentes, e se a empresa sabia desses riscos.

A investigaĆ§Ć£o planeja se concentrar nos mĆ©todos e tĆ©cnicas que o app chinĆŖs usa para aumentar o engajamento, atrair usuĆ”rios jovens a passar mais tempo na plataforma e abrir o aplicativo com frequĆŖncia.

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