Uma nova rede social que se apresenta como “anti-Instagram”, prometendo uma vida sem filtro e mais verdadeira, está conquistando espaço nos smartphones: é a BeReal, plataforma francesa que esta semana figurou entre os aplicativos mais baixados na Apple Store nos Estados Unidos.

O buzz em torno do app é porque ele só permite a publicação de uma foto por dia, em horário incerto e sem uso de filtro. Quando chega a notificação, o usuário tem apenas 2 minutos para conseguir enviar uma foto e descobrir onde e o que seus amigos estão fazendo.

Mas como virar um influenciador em condições tão restritas e sem glamour? A plataforma responde, cutucando os concorrentes: “A BeReal não o tornará famoso. Se quiser se tornar um influenciador, pode ficar no TikTok e no Instagram.”

Nova rede social, uma alternativa à ‘vida perfeita’ do Instagram

Com essa proposta desafiadora e uma linguagem bem humorada, a BeReal (Seja Real) está atraindo gente cansada dos excessos do Instagram, sobretudo o público jovem da geração Z, ao se apresentar como alternativa à “vida perfeita” das fotos manipuladas do app rival de Mark Zuckerberg. 

P0de também ser uma opção para os que se desencantaram ou discordam das políticas do Instagram, sobretudo depois da onda do vazamento de documentos internos demonstrando que a plataforma tinha conhecimento de males causados a jovens e nada fez para controlar esses efeitos, o que desgastou sua imagem e deu origem a processos judiciais nos EUA.

Para quem acha que não é possível encarar uma Big Tech, vale lembrar o TikTok começou tímido, como plataforma para dancinhas de crianças, e em em 2021 ultrapassou o Google em número de acessos na internet.

A BeReal está longe disso ainda. Mas na quinta-feira (5), o aplicativo era o quarto mais baixado na categoria rede social da loja virtual para iPhone, segundo a empresa Apptopia.

Lançada em 2020, a rede cresceu 315% somente neste ano — e, se depender apenas do sucesso entre a geração Z, vai crescer ainda mais

Rede nasceu na França 

Diferentemente da maioria das plataformas de redes sociais populares como Instagram e TikTok, a BeReal (SejaReal, em português) não foi criado nos Estados Unidos ou China, mas na França, há dois anos, por Alexis Barreyat e Kévin Perreau.

Talvez por isso grande parte dos perfis que aparecem no feed são europeus. O sucesso, no entanto, não ficou restrito ao continente: em dezembro, o aplicativo tinha cerca de 480 mil usuários, número que, em março, saltou para 2 milhões — um aumento de 315%. Os dados são do Apptopia e foram reportados pelo Axios.

No site, ele é descrito como o “aplicativo de compartilhamento de fotos mais simples para mostrar uma vez por dia sua vida real a amigos.”

E vale a ênfase em “amigos”, pois o BeReal não quer ser um espaço para o surgimento de influenciadores.

A parte do “vida real” também é levada a sério. Por isso, filtros e botões de edição não fazem parte da interface.

Entre as promessas, está a de “não desperdiçar” o tempo do usuário, já que as poucas funcionalidades não são muito atrativas para se gastar horas dentro do app.

“BeReal desafiará sua criatividade. É sua chance de mostrar aos seus amigos quem você realmente é, pelo menos uma vez”, diz o texto do site oficial, que reforça cutucando os concorrentes:

“O BeReal não o tornará famoso. Se você quiser se tornar um influenciador, pode ficar no TikTok e no Instagram.”

Veja o vídeo de apresentação

Testamos a BeReal, nova rede social queridinha da geração Z

O aplicativo do BeReal está disponível para download no Brasil, porém somente em inglês, e pode ser encontrado na Apple Store (iPhone) e Play Store (Android). 

Após um cadastro que pede nome, data de nascimento e verificação do número do celular por código, é possível sincronizar sua agenda de contatos para se conectar a amigos.

Como ele ainda é pouco conhecido no Brasil, ninguém da minha lista tinha conta na rede social.

Nesse caso, minha página inicial era somente os meus posts e uma aba de “Discovery”, semelhante a do TikTok, para visualizar conteúdos postados por outros usuários da plataforma.

Diariamente, o app envia uma notificação em tom de urgência: “É hora de BeReal (ou SerVerdadeiro, em tradução literal).

Quando isso acontece, você e todos os demais têm somente dois minutos para tirar uma foto do que está fazendo naquele exato momento. Não é possível enviar uma imagem de galeria.

O aplicativo tira uma foto da câmera frontal e traseira ao mesmo tempo — e você nem pode ver como está na selfie, somente focar e posicionar a cena à sua frente. 

Exemplos de publicações da nova rede social BeReal
Exemplos de publicações da nova rede social BeReal

Uma das regras do BeReal é que você só pode ver as postagens de outra pessoa até postar a sua foto do dia. E é somente uma por dia mesmo, para todos os usuários.

Dentro dos 2 minutos, é possível adicionar uma legenda, a localização da foto e só. Nenhum filtro ou qualquer tipo de opção para editar a imagem estão disponíveis.

Depois disso, surgem os BeReals na aba de amigos e no feed “Discovery” — nele, a maioria são adolescentes europeus.

França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Rússia e Geórgia foram alguns dos países marcados nas imagens que apareceram para mim.

Seguindo à risca a premissa de autenticidade e espontaneidade, as fotos variam de jovens na sala de aula a ginásios de escolas; passeios em lugares turísticos, trilhas, restaurantes ou  no  mercado; e muita gente trabalhando em home office, assistindo televisão ou apenas deitado na cama fotografando a janela.

Sem seguidores, nem likes, as únicas formas de interação nas postagens alheis é por comentários ou os “Realmojis” — a recriação do usuário em foto para emojis comuns como o de joinha, sorrindo ou assustado.

Em alguns dias, o app também lança desafios que todos os usuários devem completar, como fotografar um mesmo objeto, por exemplo.

Leia também

Instagram ignora 90% das denúncias de assédio a mulheres por mensagem direta, acusa ONG

Alguns riscos da BeReal que merecem atenção

Embora a BeReal seja uma rede social fácil de usar, alguns especialistas já apontam áreas de preocupação com as postagens na plataforma.

O jornal americano Deseret News destacou algumas delas. A rede social é permitida para maiores de 13 anos. Por não ter curtidas, mensagens privadas, perfis ou seguidores, pode ser vista como positiva para os adolescentes.

No entanto, apesar de não ter em sua interface elementos considerados nocivos nas demais redes sociais, a BeReal traz preocupações quanto à segurança em se compartilhar a localização em tempo real. 

Além disso, o limite de tempo de dois minutos para se postar uma foto gera ansiedade. Caso não seja cumprido, uma notificação será enviada para todos os amigos informando sobre o “atraso”.

“Esse reforço negativo pode fazer com que os usuários priorizem o aplicativo durante o dia entre o trabalho ou a escola”, destaca a jornalista Gitanjali Poonia do Deseret News.

Entre as dicas de segurança, evitar postar conteúdos muito pessoais ou que exponham a localização em tempo real é a principal delas.

Pais também devem ficar atentos ao uso de aplicativos que os filhos fazem e fornecerem orientação em casos de “superexposição” da vida íntima.

No entanto, os problemas apresentados ainda estão longe de serem comparados aos problemas enfrentados pelo Instagram e pelo TikTok, como os acidentes causados por desafios perigosos e suicídio, que também motivaram abertura de investigação nos EUA. 

Leia mais

Depois de investigarem a Meta, estados dos EUA abrem inquérito para apurar se TikTok prejudica jovens

Leia também

A era Musk: Quem aplaudiu a compra e quem largou o Twitter depois da venda para o bilionário