Londres – Nรฃo รฉ sรณ na guerra da Ucrรขnia: tristeza, dor, revolta e violรชncia foram retratadas em trรชs sรฉries de fotografias premiadas no Istambul Photo Awards 2022, documentando cenas dramรกticas em paรญses onde o poder foi tomado ร forรงa e tambรฉm na maior democracia do mundo.
As trรชs sรฉries escolhidas pelo jรบri na categoria ‘Story News’ retratam a ascensรฃo do Talibรฃ ao poder no Afeganistรฃo, o golpe militar em Mianmar e a invasรฃo ao Capitรณlio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.
A competiรงรฃo, organizada pela agรชncia de notรญcias turca Anadolu, premia anualmente imagens do fotojornalismo que retratem eventos globais e recebeu mais de 16 mil imagens este ano.
Fotografias premiadas mostram horrores que lembram guerras
O primeiro lugar na categoria sรฉries foi para a cobertura da tomada do Afeganistรฃo pelo Talibรฃ, de autoria do fotรณgrafo Marcus Yam, do jornal Los Angeles Times (EUA).
Yam nasceu na Malรกsia e trocou a carreira de engenharia aeroespacial pela fotografia para, segundo ele, โmostrar imagens da linha de frente de guerras e conflitosโ.
Esta รฉ a segunda vez que Yam รฉ premiado no Istanbul Photo Awards. Em 2018 ele ficou em primeiro lugar na categoria โHistรณrias de Natureza e Meio Ambienteโ com uma sรฉrie de fotos mostrando palmeiras pegando foto durante um incรชndio florestal na Califรณrnia.
Em 2019 recebeu, o Prรชmio Robert F. Kennedy de Jornalismo de Direitos Humanos e fez parte de duas equipes premiadas com o Prรชmio Pultizer. Foi reconhecido tambรฉm com Emmy Award em 2011 pelo seu curta-metragem “The home front”, que fez parte da sรฉrie “A year at war”, do jornal The Times.
As fotografias da ‘guerra’ imposta no Afeganistรฃo pelo Talibรฃ
“Em agosto de 2021, a vida parou quando a ofensiva do Talibรฃ chegou aos portรตes da capital afegรฃ, deixando-a em pรขnico. O presidente Ashraf Ghani escapou.
As forรงas afegรฃs apoiadas pelos americanos recuaram. O Talibรฃ rapidamente assumiu o controle de uma naรงรฃo que mudou muito desde que foi governada pelo grupo pela primeira vez, hรก duas dรฉcadas.
Cenas violentas e chocantes se seguiram, marcando uma conclusรฃo trรกgica para uma ocupaรงรฃo confusa e controversa de 20 anos. Os EUA estavam terminando sua guerra mais longa”.
Um aviรฃo de transporte militar sobrevoa vizinhos e parentes da famรญlia Ahmadi enquanto eles se reรบnem em torno da carcaรงa incendiada de um veรญculo destruรญdo por um ataque de drone dos EUA em Cabul, Afeganistรฃo. 30 de agosto de 2021.
Um jovem chora enquanto um homem carrega uma crianรงa ensanguentada em uma estrada que leva ao aeroporto de Cabul. Outros ajudam uma mulher ferida no chรฃo, em uma cena de caos, enquanto os talibรฃs conquistavam o controle da capital. 17 de agosto de 2021
Combatentes do Talibรฃ rezam ao lado de jovens afegรฃos do lado de fora de uma mesquita local para oraรงรตes noturnas em Cabul. 26 de agosto de 2021
Mulheres e crianรงas se agacham no calor escaldante em um posto de controle do Talibรฃ perto de Abbey Gate, uma entrada para o aeroporto de Cabul. Afeganistรฃo. 25 de agosto de 2021.
Um paciente ferido na unidade de recuperaรงรฃo do Hospital Wazir Akbar Khan depois que um homem-bomba do grupo terrorista ISIS-K atingiu a entrada Aeroporto de Cabul, 26 de agosto de 2021
Pessoas se reรบnem para examinar a destruiรงรฃo causada por um mรญssil Hellfire lanรงado de um drone dos EUA ,que atingiu um veรญculo estacionado dentro de um complexo residencial em Cabul. 30 de agosto de 2021
Um aviรฃo de transporte militar passa enquanto afegรฃos que esperam deixar o paรญs estรฃo do lado de fora do aeroporto de Cabul. 23 de agosto de 2021
Um grupo participa do funeral de 10 vรญtimas de um ataque de drone dos EUA. Enquanto choram, olham para cima e ouvem o rugido dos motores a jato que abafam suas esperanรงas em Cabul. 30 de agosto de 2021
Apรณs a meia-noite, combatentes do Talibรฃ invadem o Aeroporto Internacional Hamide Karzal de Cabul vestindo uniformes feitos nos EUA, brandindo fuzis americanos M4 e M16 e conduzindo veรญculos americanos. 31 de agosto de 2021
Repรณrteres do jornal Etibaat Roz, Nemat Naqdi, 28 anos e Taqi Daryabi, 22 anos, se despem para mostrar suas feridas causadas por espancamentos de combatentes talibรฃs em Cabul. 09 de agosto de 2021.
Leia tambรฉm
Famรญlia de fotรณgrafo da Reuters assassinado no Afeganistรฃo aciona Talibรฃ no Tribunal de Haia
Jornalistas afegรฃos usam mรกscara em apoio a colegas proibidas de mostrar rosto pelo Talibรฃ
Fotografias do golpe em Mianmar: uma guerra nรฃo declarada
A segunda sรฉrie premiada, Revoluรงรฃo da Primavera de Mianmar, foi produzida para o jornal The New York Times por um fotรณgrafo que permaneceu anรดnimo para evitar perseguiรงรฃo pela Junta Militar que controla o paรญs e impรดs um clima de guerra, com prisรตes arbitrรกrias e perseguiรงรตes a opositores.
Ele disse:
“Manifestaรงรตes e uma repressรฃo mortal abalaram Mianmar desde que os militares tomaram o poder em um golpe em 1ยบ. de fevereiro de 2021.
O que foi uma resposta contida dos militares quando inicialmente confrontados com manifestaรงรตes pacรญficas de rua, greves e desobediรชncia civil se transformou em um momento de terror para reprimir o movimento prรณ-democracia conhecido como โRevoluรงรฃo da Primaveraโ.
Como parte do golpe, os militares prenderam mais de 100 polรญticos eleitos, incluindo a principal lรญder civil do paรญs, Daw Aung San Suu Kyi, de 76 anos. As forรงas da Junta militar mataram pelo menos 1.500 civis, segundo a ONU”.
Manifestante faz o sรญmbolo de protesto erguendo trรชs dedos enquanto milhares de pessoas, incluindo estudantes, funcionรกrios pรบblicos, celebridades e ativistas polรญticos se reรบnem em Yangon, Mianmar, 17/2/21
Estudantes de medicina, mรฉdicos e engenheiros estรฃo entre as dezenas de milhares de pessoas nos protestos em Mandalay, Mianmar, 26/2/21
Confronto entre os manifestantes e as forรงas de seguranรงa que entraram no bairro, em Yangon. Eles usam armas caseiras, como pistolas de ar e estilingues, para se defenderem. 28/3/21
Manifestantes defendem uma barricada enquanto soldados e a polรญcia tentam retirรก-los do local, em Yangon, 16/3/21
Policiais ao lado de apoiadores do regime atacam moradores com espadas e paus em Yangon, 18/2/21
Manifestantes carregam um homem atingido por uma bala depois que forรงas da junta militar responderam atirando na zona Industrial de Hlaing Tharyar, nos arredores de Yangon, 14/3/21
Um casal carrega sua filha de 1 ano, Thin Thawdar Tun, que foi atingida no olho em casa por uma bala de borracha disparada pelas forรงas de seguranรงa em Yangon, 27/3/21
Shwe Yate Hilwar, 5 anos, chora no funeral de seu pai, baleado na cabeรงa dois dias antes, quando as forรงas de seguranรงa abriram fogo contra manifestantes em Yangon, 21/2/21
Pessoas rezam pelas vรญtimas da repressรฃo militar durante uma vigรญlia ร luz de velas em frente ร Embaixada dos EUA em Yangon, 21/2/21
Uma projeรงรฃo em um prรฉdio de Yangon, Mianmar, em 5 de fevereiro de 2021, com o sรญmbolo de trรชs dedos levantados e uma pomba da paz, feita por um cinegrafista que deseja permanecer anรดnimo enquanto os militares perseguem aqueles que se atrevem a desafiรก-los.
Leia mais
1 ano do golpe em Mianmar: multinacionais pressionadas a deixar paรญs para nรฃo serem coniventes com repressรฃo
Invasรฃo do Capitรณlio: cenas de guerra na capital da maior democracia do mundo
No paรญs apontado como a maior democracia do mundo, a transiรงรฃo entre dois governos eleitos transformou-se em um sangrento ataque, deixando seis mortos e agravando ainda mais a polarizaรงรฃo da sociedade americana.
As fotos da sรฉrie Motim no Capitรณlio, feitas pelo fotรณgrafo Mark Peterson, mostram a aรงรฃo dos apoiadores de Trump durante a invasรฃo do Capitรณlio, a casa legislativa do paรญs, ocorrida em 6 de janeiro de 2021, em Washington (EUA).
Nascido em 1955 em Minneapolis, Mark Peterson รฉ um fotรณgrafo freelance que mora em Nova York e trabalha para publicaรงรตes como New York Times, New York Magazine, Fortune, ESPN Magazine, Elle, InStyle, Geo Magazine, Time e People.
Grande parte de seu trabalho consiste em imagens de figuras polรญticas e celebridades. Ele fotografou grandes momentos da histรณria como a queda do Muro de Berlim e as campanhas de Clinton e George W.Bush e jรก publicou dois livros.
A imagem do Capitรณlio refletida em uma poรงa d’รกgua
Manifestantes durante o conflito no Capitรณlio
Motim no Capitรณlio em Washington
O oficial Eugene Goodman confronta os primeiros manifestantes que invadiram o Capitรณlio
Apoiadores de Trump e a polรญcia se enfrentam dentro do Capitรณlio
Lembrando cena de uma guerra, a fotografia premiada mostra os manifestantes em confronto com polรญcia dentro do Capitรณlio
Apoiadores de Trump com bandeiras e cartazes se revoltam fora do Capitรณlio
Apoiadores de Trump usam mรกscaras durante a invasรฃo do Capitรณlio
Policiais tentam impedir que manifestantes e apoiadores de Trump entrem no Capitรณlio
Capitรณlio dos EUA em Washington DC, um dia depois que os apoiadores de Trump invadiram o prรฉdio, 7 de janeiro de 2021
Leia mais
No aniversรกrio da invasรฃo do Capitรณlio, democratas lanรงam nova campanha contra Trump
‘Foto do Ano’ do Istanbul Photo Awards retrata incรชndio na Grรฉcia
O Istanbul Photo Awards 2022 premiou tambรฉm fotรณgrafos em mais seis categorias e elegeu como Fotografia do Ano a imagem de Konstantinos Tsakalidis, da Bloomberg/Grรฉcia. A foto mostra a reaรงรฃo de uma mulher quando um incรชndio florestal se aproxima da sua casa na Ilha de Evia, na Grรฉcia.
As fotografias de guerra e de conflitos premiadas no Istanbul Photo Awards foram publicadas com a autorizaรงรฃo da agรชncia de notรญcias Anodulu e nรฃo podem ser reproduzidas.
Leia tambรฉm
Como o modelo ‘Fox News’ de mรญdia polarizada afeta liberdade de imprensa e democracia