Londres – O líder da Chechênia, Ramzan Kadyrov, está demonstrando seu apoio aos russos na guerra na Ucrânia de uma maneira diferente. O ditador estrelou pessoalmente vídeos de paródia contracenando com um humorista sósia do presidente ucraniano, um falso Volodymyr Zelensky, encenando situações irreais sobre o fim do conflito.

Os vídeos foram compartilhados no canal do Telegram oficial de Kadyrov, segundo o site independente russo Meduza. O primeiro foi divulgado no dia 4 de julho, com uma mensagem que trazia “urgente” no título. Nesse clipe, “Zelensky” aparece se rendendo ao líder checheno.

Em outro vídeo, o sósia do ucraniano aparece com o nariz sujo por um pó branco, em referência à acusação da Rússia de que Zelensky usa cocaína. De acordo com o Meduza, a “série” de paródia ainda deve ganhar mais episódios estrelados pelo humorista e Kadyrov.

Falso Zelensky no vídeo não é deepfake 

Embora o personagem lembre fisicamente o presidente da Ucrânia, a produção tem um estilo caricato e não pode ser comparada a um vídeo deepfake feito com recursos de computação gráfica que simulou Zelensky com perfeição no início da guerra.

Mesmo assim, tem o potencial de confundir pessoas menos atentas – ou pelo menos denegrir a imagem do líder do país invadido pela Rússia. 

No primeiro vídeo divulgado no Telegram de Kadyrov, o falso Zelensky aparece num local que imita o seu gabinete. O papel é vivido pelo ator e blogueiro Max Komikadze, que começou a imitar o presidente da Ucrânia logo no início da guerra com vídeos no TikTok.

Na paródia do líder da Chechênia, “Zelensky” se dirige aos “cidadãos respeitáveis” e anuncia que concordou com a rendição completa. No ombro esquerdo dele, aparece a mão de alguém, que às vezes o aperta com força, incentivando-o a assinar o termo de rendição para o fim do conflito.

https://youtu.be/5p4abmxQ3to

O sósia diz que a “desmilitarização e desnazificação” da Ucrânia ocorrerá dentro de um mês. Em seguida, questiona: “E em terceiro lugar, Akhmat é uma força? Certo?”.

É nesse momento que surge a imagem de Ramzan Kadyrov e quando é revelado ao espectador que é ele quem aperta o ombro do homem. “Nós provamos isso”, diz Kadyrov. “Claro que é verdade, Akhmat é força.”

Depois disso, o vídeo mostra o falso Zelensky assinando o documento de rendição com as palavras “Akhmat é força” e, em vez de sua assinatura, ele faz um “Z”, símbolo usado pelos militares da Rússia.

O lema “Akhmat é força”, explica o site Meduza, é usado por Kadyrov e seus apoiadores — Akhmat era o pai do líder checheno, que também governou a região autônoma russa, e morreu em 2004.

“A frase tornou-se um dos principais slogans da ‘operação especial’ usado diretamente no front [pelos chechenos combatentes]”, afirma o jornal russo.

Cocaína no segundo vídeo com falso Zelensky 

No segundo vídeo, publicado na quinta-feira (7) também no canal do Telegram de Kadyrov, o sósia faz referência ao uso de cocaína por Zelensky.

O clipe mostra o humorista pedindo ao líder da Chechênia para ser levado ao batalhão Akhmat, mas ele se recusa: “Nós [já] formamos o batalhão Akhmat. A Otan está recrutando pessoas como você”, diz. “Há um lugar para vocês, traidores.”

O esquete de humor menciona a palavra “farinha” várias vezes, e o vídeo termina com os dizeres “Não vai ter mais farinha, Zelya (diminutivo de Zelensky)!”.

https://youtu.be/zTlKS28jD6Q

Além da referência à droga, o Meduza aponta que a palavra também pode se referir ao trigo: Kyiv acusa a Rússia de roubar os grãos de trigo dos territórios ocupados e impedir as exportações pelo mar.

Ainda de acordo com o site russo, o humorista que imita o presidente da Ucrânia já anunciou o lançamento de “mais dois episódios” da “série” humorística com o líder checheno.

Na mensagem no Telegram de Kadyrox,  os vídeos com o falso Zelensky são creditados como”brincalhões pró-governo russo”.

Ramzan Kadyrov é um dos aliados mais fiéis de Vladimir Putin. Com o início da guerra na Ucrânia, a líder da Chechênia reuniu 12 mil militares em uma praça pública e declarou que eles estavam “prontos para partir para qualquer operação especial a qualquer momento”.

O líder checheno publica com frequência vídeos das tropas da sua região em combate na Ucrânia e já instou Zelensky a se render anteriormente.Em março, o presidente Vladimir Putin nomeou  o checheno tenente-general por seu papel na invasão da Ucrânia. 

O sósia de Zelensky 

Max Komikadze começou a imitir Zelensky no TikTok ainda em fevereiro, quando ele disse que seguidores apontaram a semelhança dele com o presidente da Ucrânia.

Nos primeiros vídeos, ele aparecia com roupas comuns ou com uma jaqueta de camuflagem — trajes que, de acordo com o Meduza, ele usava antes mesmo de assumir a imagem de Zelensky.

Mas em maio o humorista começou a se preparar completamente para as filmagens: deixou a barba crescer e colocou uma camiseta verde que se tornou a marca do presidente ucraniano durante a guerra.

Na avaliação feita pelo site russo de outros vídeos postados por Komikadze, sua imitação sempre envolve o uso de drogas por Zelensky — uma acusação feita pela propaganda do Kremlin, destaca o Meduza. 

Plataformas de rede social já removeram diversos vídeos falsos com essa acusação a Zelensky. 

No vídeo deepfake do início da guerra, falso Zelensky também se rendia

No início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, um vídeo falso do presidente Zelensky foi amplamente divulgado em redes sociais, e chegou a ser exibido em alguns canais de TV ucranianos, postados por hackers. 

Era um vídeo deepfake, produzido com recursos de CGI (computação gráfica) sofisticados, unindo áudios e vídeos para gerar uma imagem de uma pessoa falando algo que ela nunca falou de verdade.

O discurso era dirigido a soldados ucranianos, pedindo que depusessem as armas e se rendessem. 

Leia mais 

Vídeo ‘deepfake’ de Zelensky se rendendo à Rússia é exemplo da guerra cibernética na Ucrânia