Londres – Uma projeto de fotografia documental retratando o drama do feminicรญdio no Mรฉxico a partir de experiรชncia pessoal ocorrida em sua famรญlia valeu ร fotรณgrafa Greta Rico o primeiro lugar no Women Photograph Project 2022.
A organizaรงรฃo sem fins lucrativos fornece subsรญdio financeiro para mulheres e fotรณgrafas nรฃo binรกrias expressarem em imagens suas visรตes do mundo e dos problemas que as afetam.
Mais de 1.300 projetos disputaram as bolsas este ano, e oito foram selecionados, abordando temas como feminicรญdio, adoรงรฃo, luta pela igualdade, feminilidade, pertencimento e relaรงรตes familiares e de amizade.
Fotografia documental mostra a luta das mulheres
Alรฉm de Greta Rico, mais sete fotรณgrafas receberam subsรญdios entre US$ 10 mil (R$ 54 mil) e US$ 5 mil (R$ 27 mil) do Women Photograph Project para desenvolverem seus projetos de fotografia documental: Rehab Eldalil, Mahรฉ Elipe, Jaimy Gail, Takako Kido, Barbara Peacock, Ana Elisa Sotelo e Cansu Yildiran.
O feminicรญdio no Mรฉxico tambรฉm foi retratado por Mahรฉ Elipe, em sua sรฉrie sobre a luta das mulheres por justiรงa social no paรญs.
Conheรงa as ganhadoras das bolsas de fotografia documental 2022.
Women Photograph + Leica Grant
Greta Rico, Mรฉxico
A fotรณgrafa Greta Rico escolheu abordar no seu projeto documental um assunto que aconteceu na sua famรญlia: o feminicรญdio e suas consequรชncias.
โEm novembro de 2017 minha prima Fernanda foi vรญtima de feminicรญdio. Ela foi encontrada na rua dentro de um saco de lixo.
Este projeto nasce das experiรชncias mais รญntimas dentro da minha prรณpria famรญlia e conta a histรณria da minha prima Saiomara, que se tornou mรฃe substituta de sua sobrinha Nicole, de 3 anos, depois que a mรฃe de Nicole foi assassinada.
Dez mulheres sรฃo assassinadas diariamente no Mรฉxico, deixando cerca de 38.138 meninas, meninos e adolescentes รณrfรฃos apenas entre janeiro de 2017 (o ano em que minha prima foi assassinada) e abril de 2022.
O projeto mostra como o feminicรญdio nรฃo termina com o assassinato, mas tem impactos psicossociais que causam traumas em crianรงas รณrfรฃs, bem como nas mรฃes, irmรฃs, avรณs e tias que se tornam mรฃes substitutas por causa da violรชncia de gรชnero no Mรฉxicoโ.
Marcha contra a violรชncia: Siomara decidiu marchar com Nicole em 25 de novembro de 2019 pelas ruas da Cidade do Mรฉxico para denunciar a onda de feminicรญdios no paรญs, a falta de acesso ร justiรงa e a impunidade em casos documentados.
Tranquilidade: Jรก se passaram quatro anos desde que Siomara se tornou mรฃe de Nicole.
“Apesar do tempo ter passado, hรก dias em que sinto que nรฃo consigo, me dรณi muito ter deixado meus sonhos de lado, mas quando penso nela, percebo que ela precisa de mim, em dias como este, a รบnica coisa que me traz paz de espรญrito รฉ limpar e arrumar meu quarto”.
Dormindo juntas: Siomara e Nicole dormem juntas desde que sรฃo mรฃe e filha. A casa onde moravam na รฉpoca tinha apenas um cรดmodo e Nicole nรฃo gosta de dormir sozinha desde que sua mรฃe foi assassinada. Nicole ainda tem terrores noturnos causados โโpelo trauma.
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Women Photograph Project
Mahรฉ Elipe, Franรงa/Mรฉxico
O projeto de fotografia documental de Elipe fala sobre a luta social das mulheres mexicanas.
โNo Mรฉxico, ela รฉ o sรญmbolo da luta social. Ela sobrevive em um paรญs que a ensinou a viver e sobreviver em resiliรชncia”
“Ela pode ser encontrada nas ruas, cantando hinos feministas, respirando gรกs lacrimogรชneo, carregando uma cruz comemorativa de feminicรญdios no ombro ou um retrato de alguรฉm ainda desaparecido, com as mรฃos no chรฃo cultivando o futuro ou procurando por um ente querido.
โELAโ รฉ a mulher, a mรฃe, a esposa, a irmรฃ, a filha, a amiga, a vizinha. Sรฃo muitas e todas unidas pela mesma causa: lutar por seus direitosโ.
Feminicรญdio: Mariana 13 anos, carrega a simbรณlica cruz rosa dos feminicรญdios. Uma cruz que ela mesma pintou para poder marchar durante a manifestaรงรฃo de 8 de marรงo.
Desde a infรขncia Mariana acompanha a mรฃe em suas atividades para a associaรงรฃo da โRed Messaโ que acompanha as famรญlias das vรญtimas de feminicรญdios e mulheres vรญtimas de violรชncia. Marina รฉ a caรงula de 6 filhos e quer se tornar advogada para defender os direitos das mulheres. Ciudad Juรกrez, 03 de marรงo de 2021.
Jaimy Gail, Holanda
O que significa ser mulher รฉ uma das questรตes do trabalho de fotografia documental de Jaimy Gail.
โHomens elevaram seu prรณprio sexo como a norma a partir da qual tudo o mais รฉ percebido, resultando em mulheres representando o โsegundo sexoโ.
Ver a mulher como o outro reduzia sua identidade a idiossincrasias distintas: seu corpo, sua psique, sua posiรงรฃo e papel, seus problemas”.
“โVrouw zijnโ (Sobre ser uma mulher) explora a forte feminilidade, livrando-se de todos os papeis ou regras impostas. Eu deixo de lado as normas sociais e me concentro nas implicaรงรตes das diferenรงas sexuais, transculturalmente.
O que significa ser mulher e o que significa โmasculinoโ e โfemininoโ? Quais sรฃo as origens das diferenรงas sexuais? Sรฃo biolรณgicas ou sรฃo uma construรงรฃo social? โVrouw zijnโ visa buscar e documentar cรณdigos culturais e transculturais especรญficos para as mulheresโ.
Takako Kido, Japรฃo
O projeto documental ‘Skinship’ retrata a relaรงรฃo entre pais e filhos em imagens que mostram a intimidade familiar.
“‘Skinshipโ รฉ uma palavra japonesa que descreve a relaรงรฃo pele a pele, coraรงรฃo a coraรงรฃo, entre mรฃe e filho ou famรญlia. โSkinshipโ inclui abraรงar, amamentar, tomar banho ou dormir juntos, situaรงรตes que criam intimidade”.
“Atravรฉs de uma experiรชncia de toque amoroso, a crianรงa aprende a cuidar dos outros. O ‘skinship’ japonรชs รฉ considerado importante para o fortalecimento do vรญnculo familiar e tambรฉm para o desenvolvimento saudรกvel da crianรงa.
Como a ideia de s’kinship’ era perfeitamente natural para mim como mulher japonesa, somente depois que fui presa em Nova York por causa de fotos de famรญlia sobre o tema, percebi o quรฃo รบnico e chocante poderia ser em outros contextos culturais”.
“Viver no Japรฃo e na Amรฉrica mostrou-me claramente uma comparaรงรฃo cultural e um paradoxo.
No Japรฃo, dei ร luz em 2012 e comecei a fazer autorretratos, de alguma forma, no caos da vida cotidiana. Parecia nรฃo haver fronteira entre nosso corpos, uma uniรฃo simbiรณticaโ.
Barbara Peacock, Estados Unidos
A relaรงรฃo dos americanos com o quarto รฉ o tema do trabalho de fotografia documental de Barbara Peacock.
“โQuarto americanoโ รฉ uma viagem fotogrรกfica poรฉtica nรฃo filtrada que mostra os americanos em seu local mais รญntimo, o quarto. Quando as portas do quarto fรญsico sรฃo abertas para mim, hรก um vรฉu de religiรฃo, polรญtica e ideologias que รฉ misterioso e mรกgico”.
“O que resta รฉ a alma nua da vida humana, uma histรณria e pureza de coraรงรฃo. Este nรฃo รฉ um olhar sobre nossas diferenรงas, embora possam ser muitas. ร sobre nossas semelhanรงas, nossos amores, nossos sonhos e todos os fios de semelhanรงa que nos conectam como seres humanos”.
“Meu interesse nesse projeto documental reside na ressonรขncia poรฉtica de assuntos comuns. Eu fotografo americanos da classe trabalhadora, muitas vezes despercebidos, e ainda assim o prรณprio retrato da nossa naรงรฃo.
Eu sou apaixonada, mas nรฃo sentimental sobre a Amรฉrica. A natureza do projeto sรฃo retratos abertos e desprotegidos de indivรญduos, casais e famรญlias que revelam a profundidade de seu carรกter, verdade e espรญrito.โ
Ana Elisa Sotelo, Peru
โLas Truchas (As trutas) รฉ um grupo de mulheres nadadoras que se formou em Lima, Peru, para lidar com o estresse e traumas decorrentes da pandemia”.
“Como โTruchaโ, testemunhei em primeira mรฃo o poder transformador da irmandade e a importรขncia de se conectar com a natureza e comecei a documentar nossa experiรชncia em minha sรฉrie โLas Truchas: Cardumen de Mujeresโ.
Nos prรณximos meses, documentarei grupos de mulheres que encontraram resiliรชncia nadando juntas e expandirei meu trabalho para outros corpos dโรกgua na Amรฉrica Latina.
Por meio dessas fotografias, pretendo compartilhar as histรณrias de mulheres que recorrem aos oceanos e lagos para se conectarem umas com as outras, com a natureza e com a adversidadeโ.
โLas Truchasโ e o grupo local โLos Piraรฑasโ descansam na รกgua depois de nadar na lagoa Llanchama.
Nadadores, remadores e pescadores fazem um cรญrculo em torno do โNavio de Uniรฃoโ da Marinha Peruana.
Cansu Yildiran, Turquia
Pertencimento foi o tema do projeto documental de Cansu Yildiran.
“Nas profundezas de um vale das Terras Altas de Kusmer, na regiรฃo do Mar Negro, na Turquia, fica a vila e minha pรกtria ancestral, รaykara.
A tradiรงรฃo decreta que as mulheres desta aldeia nรฃo podem ser donas das casas ou da terra em que vivem โ esse direito pertence exclusivamente aos homens’.
“Fotografei essa paisagem e as mulheres que moram ali, uma investigaรงรฃo pessoal sobre identidade, pertencimento e o que significa quando nenhum deles รฉ certo”.
“Passei a maior parte dos verรตes da minha infรขncia em รaykara, embora apenas quando adulto entendi por que minha mรฃe e todas as mulheres da aldeia nunca conseguiram ter um verdadeiro sentimento de propriedade por esta terra.
A luta entre a conquista da identidade e a tensรฃo entre essas duas forรงas opostas sempre foi um ponto de discรณrdia para mimโ.
Rehab Eldalil, Egito
โO projeto de fotografia documental โNesting Birdsโ (Aves aninhadas) seguirรก mulheres solteiras que conseguiram adotar crianรงas no Egito. Com o aumento das taxas de divรณrcio e violรชncia domรฉstica, mais mulheres egรญpcias optaram por nรฃo se casar.
No entanto, elas expressam um profundo desejo de ter filhos. Desafiando as normas sociais que navegam em uma estrutura legal complexa, mais e mais mulheres solteiras conseguiram adotar crianรงas รณrfรฃs nos รบltimos anos.
Usando abordagens multimรญdia e colaborativas, โNesting Birdsโ vai documentar a noรงรฃo de maternidade atravรฉs das vozes das famรญlias adotivas para criar uma histรณria de vรกrias camadas como parte de uma sรฉrie de longo prazo sobre maternidade e linhagem maternaโ.
(As fotos abaixo sรฃo de um trabalho documental anterior da fotรณgrafa. Ela ainda nรฃo comeรงou a trabalhar no โNesting Birdsโ).
Guardiรตes da terra: Seliman mantรฉm a planta Khodary no jardim de sua famรญlia em Gharba Valley, St. Catherine, Sinai do Sul, Egito.
Ele administra um ecolodge com seus primos no vale de Gharba, mas ร medida que a pandemia se espalha por todo o Egito, cada vez menos hรณspedes vรชm se hospedar no ecolodge e agora a famรญlia redireciona seu foco para as hortas familiares.
“Nรฃo temos Corona aqui, mas somos afetados por ela. Veja, essas plantas sรฃo nossas mรกscaras faciais.” diz Selim. Outubro 2020.
Roupas e joias menos tradicionais sรฃo feitas ร medida que a economia local declina, levando as mulheres a usarem roupas genรฉricas importadas por vendedores de outras cidades do Egito.
No entanto, as tradiรงรตes evoluem e permanecem vivas: as mulheres, especificamente as noivas, usam roupas que seus futuros maridos lhes deram, uma espรฉcie de flerte sutil enquanto elas caminham todos os dias pelas montanhas. Como contado por Hajja Rabia’a. Foto: bordado feito por Nora Om Aly da aldeia AlTarfa.
Zeinab (27) caminha de volta ร aldeia AlTarfa com Salema (42), Aysha (41) e Amal (45) apรณs um dia de caminhada pelas montanhas para alimentar o rebanho da aldeia e coletar medicamentos e ervas para a comunidade.
As ervas medicinais tornaram-se mais importantes este ano para aumentar o sistema imunolรณgico contra o Covid devido ร falta de remรฉdios e assistรชncia mรฉdica para a comunidade beduรญna. AlTarfa, Santa Catarina, Sinai do Sul, Egito. Abril de 2021.
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