Londres – No segundo dia após a morte da rainha Elizabeth II, ocorrida na quinta-feira (8), a cobertura da mídia britânica seguiu o tom emocional adotado para registrar o falecimento, e o rei Charles virou protagonista na imprensa.

Neste sábado, a imagem de Elizabeth II foi substituída nas capas pela do novo rei, Charles III, que às 10h (horário local)  foi proclamado oficialmente o novo monarca britânico. 

Mas ela continuou “presente”, com as manchetes destacando o carinho demonstrado pelo novo rei à mãe. Menções a uma parte do primeiro pronunciamento à nação, em que Charles III se referiu à mãe como “my darling mama” apareceram em várias capas. 

Nenhum jornal destacou temas sensíveis como os questionamentos sobre o futuro da monarquia ou a baixa popularidade do novo rei, que ocupa o sétimo lugar em admiração pelo público segundo a mais recente pesquisa do instituto YouGov. 

Mesmo os jornais mais inclinados à esquerda política, que tendem a ser mais críticos sobre a monarquia por questões como os gastos públicos e a falta de transparência em assuntos financeiros, ficaram alinhados ao espírito de luto e de gratidão pelo papel da rainha Elizabeth como chefe de estado durante 70 anos. 

Foi o caso do jornal i, que abre a edição em fundo negro com a homenagem do rei Charles à sua “querida mamãe”.

O mesmo fez o tabloide Daily Mail, que salientou que o rei Charles parecia estar “lutando contra as lágrimas” ao compartilhar com a nação sua “perda além da medida”, após a morte da rainha. 

O Guardian abre sua edição com o discurso de Charles à nação, mas observa que um outro ponto do pronunciamento do rei, em que ele diz reconhecer que seu papel deve mudar, já que não poderá mais se envolver diretamente em causas como sempre fez. 

No The Times, a capa fala do tributo emocional do rei Charles à “mãe querida” no primeiro discurso, assim como outros veículos de imprensa. 

“Para minha querida mamãe, obrigado”, foi o título escolhido pelo The Sun, único que usou uma imagem da rainha ao lado do novo rei.

O Daily Mirror também usou a imagem da rainha, com um ângulo do pronunciamento de Charles à nação em que a foto de Elizabeth II aparece sobre a escrivaninha . E diz que o rei Charles prometeu “lealdade, respeito e amor” à nação.

O Daily Star foi mais longe, citando o agradecimento de Charles à mãe “no momento em que ela faz sua última viagem para se juntar ao “papa”. O príncipe Philip morreu em 2021, aos 99 anos.  

Pelo segundo dia consecutivo, o jornal econômico Financial Times dedica toda a sua primeira páginas às palavras do rei Charles em seu pronunciamento, em que prometeu “servir o país com lealdade, respeito e amor”.