Londres – Depois de passar todo o seu mandato criticando a mรญdia em discursos e nas redes sociais, o ex-presidente Donald Trump entrou na segunda-feira (4) com um processo de difamaรงรฃo contra a rede americana CNN em um tribunal da Flรณrida, alegando entre outras coisas ter sido comparado por jornalistas da emissora a Hitler.
Ele pede US$ 475 milhรตes (R$ 2,5 bilhรตes) de indenizaรงรฃo.
Na petiรงรฃo inicial do processo, com 29 pรกginas, os advogados alegam que a rede realizou uma “campanha de calรบnia e difamaรงรฃo” contra ele e que usou sua influรชncia “para derrotรก-lo politicamente”.
Trump comparado com Hitler
Trump nรฃo confirmou oficialmente se vai concorrer novamente ร presidรชncia nas prรณximas eleiรงรตes mas age como candidato, realizando encontros e comรญcios, alรฉm de utilizar sua rede social, a Truth Social, para se manifestar sobre temas polรชmicos e manter contato com os seguidores.
Em um comรญcio recente, ele disse: “talvez eu tenha que fazer isso de novo”.
O motivo de o processo estar sendo movido agora seria uma intensificaรงรฃo dos “ataques” da CNN nos รบltimos meses, como forma de evitar que ele tente novamente a presidรชncia em 2024.
“Como parte de seu esforรงo conjunto para inclinar o equilรญbrio polรญtico para a esquerda, a CNN tentou manchar [a honra] do apelante com uma sรฉrie de rรณtulos cada vez mais escandalosos, falsos e difamatรณrios como ‘racista’, ‘lacaio russo’, ‘insurrecionalista’ ‘ e, finalmente, ‘Hitler'”, afirma o processo.
Os advogados listam vรกrios casos sugerindo que a CNN teria comparado Trump a Hitler, incluindo uma reportagem especial de janeiro de 2022 do apresentador Fareed Zakaria, que incluiu imagens do ditador alemรฃo.
Outro trecho menciona um dos mais aguerridos crรญticos de Donald Trump, o ex-colunista de mรญdia da CNN Brian Stelter. Ele comandava um programa de anรกlise chamado Reliable Sources atรฉ o mรชs passado, quando foi demitido supostamente porque a rede americana quer reduzir espaรงo para opiniรตes, concentrando-se no jornalismo.
Os advogados destacaram uma entrevista feita por Stelter com o psiquiatra Allen Frances. O entrevistado afirmou ao รขncora que โTrump รฉ uma pessoa tรฃo destrutiva neste sรฉculo quanto Hitler, Stalin e Mao foram no sรฉculo passadoโ.
Leia tambรฉm | Em novo ato de censura, governo Ortega corta sinal da CNN em Espanhol na Nicarรกgua
Aberto em um tribunal federal em Fort Lauderdale, o processo reclamando da suposta comparaรงรฃo com Hitler ocorre quando Trump enfrenta uma investigaรงรฃo criminal do Departamento de Justiรงa por reter documentos do governo em sua propriedade de Mar-a-Lago depois de deixar o cargo em janeiro de 2021.
No mรชs passado, Trump e trรชs de seus filhos foram processados โโpor “anos de fraude bancรกria, fiscal e de seguros”.
E um comitรช do Congresso estรก investigando o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitรณlio dos EUA por apoiadores de Trump, concentrando-se no papel do ex-presidente.
Trump foi banido das grandes plataformas digitais e criou a sua rede prรณpria, que nรฃo decolou como ele esperava – o dono tem apenas 4 milhรตes de seguidores, contra 80 milhรตes que tinha no Twitter – e enfrenta problemas de financiamento.
Leia tambรฉm | Trump nรฃo consegue registrar nome da Truth Social e deixou de pagar provedor de hospedagem
Nas รบltimas semanas, o ex-presidente foi criticado por um post racista e violento contra o lรญder da minoria no Senado, Mitch McConnell, e sua mulher, cidadรฃ americana nascida em Taiwan. E tambรฉm por postagens e falas em discursos associadas ร teoria da conspiraรงรฃo QAnon.
A escolha da Flรณrida para o processo, embora a CNN seja baseada em Atlanta, pode nรฃo se dever apenas ao fato de que Trump vive no estado governado pelo conservador Ron de Santis, antigo aliado do ex-presidente.
Os tribunais da Flรณrida tรชm aprovado leis controvertidas, como a Don’t Say Gay, que proรญbe professores de falar de temas LGBTQ+ em sala de aula, e a legislaรงรฃo que impede redes sociais de removerem conteรบdo de candidatos a cargos eletivos.
No entanto, um juiz Federal do estado mandou arquivar um processo que ele tentou mover acusando sua rival nas eleiรงรตes de 2016, Hillary Clinton, e dezenas de outras pessoas de supostamente terem conspirado contra ele com alegaรงรตes falsas sobre suas ligaรงรตes com a Rรบssia.
A imprensa nos EUA รฉ protegida pela Primeira Emenda da Constituiรงรฃo. Vitรณrias em processos de difamaรงรฃo contra a mรญdia nรฃo sรฃo comuns. O autor da causa precisa provar que os jornalistas agiram com “malรญcia real ou desrespeito imprudente ร verdade” em suas reportagens.
Leia tambรฉm | A heranรงa Trump: em cinco anos, um profissional de imprensa foi atacado a cada 24 horas nos EUA