Londres – Em mais um sinal de que seu reinado não vai ser igual àquele que passou, o rei Charles deu um novo passo na direção de renovar a monarquia, escalando o designer britânico Jony Ive para criar o logotipo da coroação, que vai acontecer em maio.
Ive ficou célebre como braço-direito do lendário fundador da Apple, Steve Jobs, e desenhou os equipamentos eletrônicos que seduziram o mundo não apenas pelas suas funções mas também pela estética.
Agora, além de ícones do design contemporâneo como o iPod, o iPhone, o iMac e o iPad, ele entra para a história da monarquia como autor da marca que simboliza a coroação e foi associada a um atributo importante para a imagem do rei: a preocupação com o meio ambiente.
O selo estará presente nas celebrações de maio, incluindo a cerimônia religiosa de coroação na Abadia de Westminster e o concerto de música pop no Castelo de Windsor, bem como eventos nacionais, festas de rua e reuniões comunitárias.
O emblema também será usado para todos os produtos oficiais que comemoram a coroação do rei e da rainha consorte e nas mídias digitais e sociais, fazendo a alegria dos colecionadores e das lojas que vendem souvenirs inspirados na família real.
Com sua eficiência tradicional, o Palácio de Buckingham publicou um manual de marca, explicando como aplicar e as versões disponíveis, além de exemplos de produtos que poderão ostentar a imagem, de tradicionais pratos e bules de chá a modernas garrafinhas de água ecológicas, bem ao estilo do rei.
Novos tempos da monarquia
Os planos de renovar a monarquia são atribuídos a Charles por historiadores e analistas da família real há muitos anos, embora isso nunca tenha sido oficializado.
Um dos episódios mais desconfortáveis para a família real na última temporada do seriado The Crown foi uma suposta visita de Charles ao então primeiro-ministro, John Major, com uma conversa sobre o afastamento da rainha Elizabeth para dar lugar a ele e a uma onda de renovação.
Charles ainda tem popularidade baixa, apenas em 5º lugar em admiração do público. Antes da morte da rainha, muitos especulavam sobre a possibilidade de o príncipe William assumir o trono, por ser mais jovem e alinhado ao mundo contemporâneo.
Os embates com Harry e Meghan derrubaram a popularidade dos membros da família e da própria instituição.
Leia também | Príncipe Harry é admirado por apenas 1 em cada 4 britânicos; William e monarquia também perdem popularidade
Mas o novo rei está dando sinais de que a idade – 74 anos – não é um empecilho para a modernização, com atos como o convite a Jony Ive para desenhar a marca da coroação e uma programação para o evento com toques de inclusão e de cultura pop.
Leia também | Fotógrafo que registrou Elizabeth II por 20 anos escolhe cliques marcantes da ‘rainha da fotografia’
Suas aparições também têm sido programadas para quebrar a imagem de distância do povo e de suas causas.
Nesta semana ele visitou Brick Lane, uma comunidade étnica, e foi saudado por adultos e crianças – algumas fotografando o monarca com iPhones.
Thank you for such a sunny welcome to Brick Lane! ☀️
It was wonderful to meet so many members of the Bangladeshi community here today. pic.twitter.com/576TD8Yl9B
— The Royal Family (@RoyalFamily) February 8, 2023
‘Uma honra’ contribuir para a coroação de Charles
Ive é ‘Sir’, título dos que recebem a Ordem do Império Britânico por serviços prestados à Coroa e ao país.
O comunicado sobre o selo, criado em conjunto com o coletivo criativo do designer, LoveFrom, diz que a inspiração foi o “amor de Sua Majestade pelo planeta, pela natureza e sua profunda preocupação pelo mundo natural”.
O desenho, nas cores da bandeira da Inglaterra, apresenta uma imagem estilizada da coroa de São Eduardo, que será usada na cerimônia, formada por flores que simbolizam cada um dos países do Reino Unido: a rosa da Inglaterra, o cardo da Escócia, o narciso do País de Gales e o trevo da Irlanda do Norte.
Há uma versão com as palavras no idioma do País de Gales, o galês.
“A logomarca fala do feliz otimismo da primavera e celebra o início desta nova era para o Reino Unido.
“A gentil modéstia dessas formas naturais se combinam para definir um emblema que reconhece a importância alegre e profunda da ocasião.”
Jony Ive disse que era ‘uma honra’ contribuir para a coroação, que vai parar o país e deve ser acompanhada pela TV e pelas redes sociais em todo o mundo.
Ex-diretor de design da Apple, ele detém mais de 14 mil patentes registradas e uma lista de premiações por seu trabalho inovador, que combina estética e interface simples com o usuário.
É doutor honorário das Universidades de Oxford e Cambridge e do Royal College of Art, onde atualmente atua como reitor.
Ive apoiou projetos envolvendo o rei no passado, tendo projetado o layout do documento do projeto Carta da Terra da realeza, lançado em 2021 para incentivar o setor privado a salvaguardar o planeta adotando a sustentabilidade e investindo recursos.
Nesta semana, o Palácio de Buckingham apresentou também o selo postal criado pelo Royal Mail com a figura do rei Charles III.
A mesma figura vai ser utilizada nas moedas cunhadas com a imagem do novo monarca.
📮@RoyalMailStamps have revealed their new ‘every day’ stamp featuring The King.
The image is the same as the effigy which will feature on coins.
The stamp will be available from 4 April. pic.twitter.com/QI5kQue86i
— The Royal Family (@RoyalFamily) February 8, 2023
Como vai ser a coroação
No dia 6, Charles será coroado na Abadia de Westminster e haverá um desfile pelas ruas de Londres. Alinhado aos novos tempos, Charles irá para a abadia usando trajes militares e não o manto real de seus antecessores.
No dia seguinte, milhares de espectadores premiados com ingressos em uma votação nacional assistirão a um show repleto de estrelas pop do Castelo de Windsor.
Festas de rua, almoços comunitários e ações de voluntariado também estão previstas.
Leia também | Três dias de festa: Palácio anuncia programa da coroação de Charles, que terá show pop, inclusão e voluntariado