Londres – O governo britânico anunciou na tarde desta quinta-feira (16) a decisão de proibir o uso do TikTok em telefones oficiais, com efeito imediato, sob a alegação de risco para a segurança digital devido à possibilidade de os dados serem acessados por autoridades da China. 

O TikTok é de propriedade da empresa chinesa ByteDance, e está sob pressão em vários países, com preocupações de que possa ser usado para promover visualização de conteúdo favorável à China ou coletar dados dos usuário – o que os administradores da rede social negam veementemente.

Mas a defesa não está sendo suficiente para conter a onda política anti-TikTok. Embora a plataforma seja cada vez mais popular entre usuários de todas as idades e até por empresas jornalísticas, que descobriram seu potencial para atingir audiências jovens, governos e parlamentos não compartilham do mesmo entusiasmo. 

O TikTok já foi banido ou foi alvo de medidas restritivas por parte do Canadá, da Bélgica, da União Europeia, do Congresso americano e de mais da metade dos estados dos EUA, além de outros países. O parlamento britânico já havia proibido o uso da rede social em telefones oficiais. 

Segundo o comunicado emitido pelo governo britânico nesta quinta-feira, a proibição ocorre depois de uma análise sobre a vulnerabilidade potencial dos dados do governo de aplicativos de mídia social em dispositivos e riscos sobre como informações confidenciais podem ser acessadas e usadas por “algumas plataformas” – mas por enquanto apenas o TikTok foi alvo de uma restrição. 

“Dada a natureza potencialmente sensível das informações armazenadas em dispositivos governamentais, a política oficial sobre o gerenciamento de aplicativos de terceiros será fortalecida e uma proibição preventiva do TikTok em dispositivos governamentais está sendo introduzida”, diz a nota. 

O comunicado é assinado pelo Chanceler, Oliver Dowden, que disse: 

“Restringir o uso do TikTok em dispositivos governamentais é uma medida prudente e proporcional, seguindo o conselho de nossos especialistas em segurança cibernética.”

O TikTok exige que os usuários dêem permissão para que o aplicativo acesse os dados armazenados no dispositivo, que são coletados e armazenados pela empresa.

“Permitir tais permissões dá à empresa acesso a uma variedade de dados no dispositivo, incluindo contatos, conteúdo do usuário e dados de geolocalização”, diz a nota do governo 

A proibição de não se estende a dispositivos pessoais para funcionários do governo, ministros ou ao público. Ela se aplica a dispositivos corporativos governamentais em todos os departamentos oficiais.

Isenções específicas para o uso do TikTok em dispositivos governamentais serão dadas quando necessário para fins de trabalho, pela equipe de segurança, e com medidas para mitigar riscos de segurança, informou o governo. 

As isenções abrangerão áreas como fiscalização ou investigação de conteúdo online. 

Ao anunciar o banimento, Oliver Dowden disse ao parlamento que embora o uso do TikTok já seja “limitado” dentro do governo, bani-lo é uma boa “higiene” cibernética – e alinha o Reino Unido com os EUA, Canadá e UE”.

TikTok banido por ‘geopolítica mais ampla’ 

O TikTok mais uma vez rebateu as suspeitas de interferência da China, e atribuiu a decisão do governo britânico a problemas políticos, como já havia feito nos EUA.

O Reino Unido e a China vivem sob constante tensão, que inclui proibição das transmissões da rede estatal chinesa CGTN e expulsão de correspondentes da BBC de Pequim. 

Um porta-voz do TikTok disse: 

“Acreditamos que essas proibições foram baseadas em equívocos fundamentais e impulsionadas por uma geopolítica mais ampla, que nada tem a ver com o TikTok e com nossos milhões de usuários no Reino Unido. 

Continuamos comprometidos em trabalhar com o governo para resolver quaisquer preocupações, mas devemos ser julgados pelos fatos e tratados da mesma forma que nossos concorrentes.”

No entanto, a plataforma parece reconhecer que há vulnerabilidades, pois acrescentou que “começou a a implementar um plano abrangente para proteger ainda mais nossos dados de usuários europeus, que inclui o armazenamento de dados de usuários do Reino Unido em data centers europeus e o reforço dos controles de acesso a dados, incluindo a supervisão independente de nossa abordagem”.

A rede estatal CGTN noticiou o banimento, com uma declaração da embaixada chinesa em Londres seguindo a mesma linha: 

“O lado britânico tomou a decisão relevante para fins políticos e não com base em fatos, interferindo na operação normal das empresas envolvidas no Reino Unido, minando a confiança da comunidade internacional no ambiente de negócios do Reino Unido e, em última análise, apenas prejudicando o próprios interesses do lado britânico.”

Instamos o lado britânico a respeitar os fatos objetivos, respeitar as regras da economia de mercado e o princípio da concorrência leal, abster-se de generalizar e abusar do conceito de segurança nacional e fornecer um ambiente de negócios justo, transparente e não discriminatório para as empresas de todos os países”.

A briga entre governos ocidentais e TikTok pode ter também um componente comercial. Nos últimos dias, circularam informações de que a Casa Branca estaria fazendo gestões para que a plataforma seja vendida pelos proprietários chineses. 

[jms-related-posts ids=”41262