Londres – O primeiro de abril virou oportunidade para grandes marcas internacionais fazerem graça com seus produtos, criando campanhas de propaganda memoráveis e bem-humoradas, embora nem todos gostem de ser enganados no Dia da Mentira. 

Jornalistas às vezes levam a mal, e isso ficou provado em 2021, quando a Volkswagen fez a imprensa divulgar que mudaria o nome para “Voltswagen” em sinal de compromisso com os carros elétricos. A ideia era boa, mas acabou virando notícia negativa para a marca. 

Outras foram mais hábeis, e criaram propagandas de primeiro de abril que divertiram os consumidores e viralizaram nas redes sociais, como as botas do McDonald’s ‘anunciadas’ neste sábado no Reino Unido.  

A rede de fast-food abriu o Dia da Mentira chamando todos os fashionistas para conhecerem a bota de McNuggets, apresentada como o sapato mais saboroso da temporada. Em seguida, outra postagem avisava aos mais distraídos que era trote de primeiro de abril. 

Veja alguns dos trotes mais lembrados dos últimos anos – de colchão de concreto a peças de Lego inteligentes, que se movem sozinhas para evitar escorregões. Um deles é do próprio McDonald’s. 

Um Big Mac que é a sua cara 

Em 2018, a rede levou ao extremo a ideia de personalização de produtos. 

O “My Big Mac” da propaganda do Dia da Mentira, divulgado em um vídeo em redes sociais, permitia que a fisionomia do cliente fosse estampada no pão, a partir de uma selfie usando um aplicativo especial. 

Até Google entra na brincadeira de propaganda no primeiro de abril 

Que tal um software para identificar cheiros? E capaz de dizer para você a origem dos aromas de qualquer lugar do mundo? A novidade era tão boa para ser verdade que só podia ser propaganda de primeiro de abril.

Foi o Google que resolveu meter o nariz nesse tema, anunciando que tinha tornado realidade essa, digamos, aspiração dos usuários.

Num vídeo super elaborado, a marca dizia que tinha conseguido “acumular um banco de dados de 15 milhões de centibytes de cheiros de todo o mundo”.

Até uma página do novo produto foi criada, com explicações técnicas apresentadas de forma tão convincente que ninguém sentiu o cheiro da trapaça. Até ficarem de queixo caído com a revelação da brincadeira.

A Amazon oferece não apenas livros, mas também seus autores favoritos 

Essa entrou para os anais da literatura – do primeiro de abril. Mais do que entregar livros, a Amazon anunciou que entregaria o autor na sua porta.

Para isso, enquanto estivesse lendo um livro, bastaria que o leitor pressionasse a tecla “Place Request for Author”.

O vídeo criado para anunciar o “novo serviço” dizia: “Seus autores favoritos. Entregues na sua porta da frente”.

A propaganda de primeiro de abril mostrava o serviço em ação: requisitada por um leitor, a autora best-seller Patricia Cornwell mergulha de seu iate para se apresentar na porta do leitor que fez a solicitação.

É incrível, mas muitas pessoas caíram na brincadeira. Devem ter ficado esperando sentados na porta. Mas aprenderam que, no primeiro de abril, muito do que se fala não se escreve.

Propaganda de marca britânica anunciou colchão ‘inovador’ no primeiro de abril 

Todo mundo quer o colchão ideal, mas geralmente as soluções ficam no campo dos sonhos. Até que a Happy Beds aproveitou o primeiro de abril para apresentar uma solução muito concreta.

Em 2021, a empresa aproveitou a data para anunciar o colchão mais firme do mundo, capaz de alinhar sua coluna de uma vez por todas.

A propaganda de primeiro de abril anunciava que a pesquisa tinha avaliado centenas de opções de materiais para encontrar o colchão perfeito! Feito de…. concreto!

Para não parecer cama de faquir, entre as vantagens apregoadas estavam o fato de que o novo colchão era totalmente resistente a percevejos, ácaros e outros visitantes indesejáveis. Além disso, a garantia era de 50 anos! História absurda demais para cair nessa? Acredite: teve gente que sentiu firmeza.

Os SmartBricks da Lego

Para quem já tropeçou em blocos de Lego espalhados pelo chão da casa, a ideia da propaganda da Lego em 2019  foi um alívio: as peças gentilmente se afastariam quando o pé se aproximasse. 

Foi em primeiro de abril de 2021, quando o mundo completava um ano de pandemia e muitas famílias ainda conviviam com o lockdown, trabalhando e educando os filhos em casa. Uma ideia que se fosse verdade, seria muito bem-vinda para acalmar tensões domésticas. 

Protetor labial sabor batata-frita 

Essa deu água na boca, embora a novidade fosse para os lábios. A Pringles anunciou numa propaganda de primeiro de abril que deixou os fãs da marca de boca aberta: um protetor labial sabor batata frita!

Foi batata: muita gente adorou a ideia e queria o seu.

O sucesso, porém, acabou se tornando uma batata quente para a marca, que teve que explicar aos consumidores famintos pela novidade que tudo não passava de um delicioso primeiro de abril.

Tinder contra os que se vendem como altos na plataforma de namoro 

A ideia do Tinder para brincar com os usuários pode ter deixado alguns realmente preocupados – aqueles que exageram em suas qualidades físicas para atrair o interesse e marcar encontros: um recurso verificador de altura, para evitar os golpes baixos para enganar parceiros.

Teve gente que subiu nas tamancas com a novidade para desmascarar seus falsos centímetros a mais. Mas se fosse verdade, seria uma garantia de encontrar parceiros à altura.

No final, a mentira foi revelada. E mesmo sem o recurso verificador, continua em alta a busca pelo amor verdadeiro.

Propaganda da BMW no Dia da Mentira apresentou o carro a energia lunar

Essa outra é do mundo da lua: numa propaganda de primeiro de abril, a BMW lançou no Reino Unido carros com “pintura lunar”. Os fãs da marca quase entraram em órbita quando souberam que o novo recurso era capaz de carregar o veículo elétrico usando a energia lunar.

Com os preços astronômicos da energia, seria possível economizar apenas fazendo o carro tomar um banho de lua! 

Parece coisa de lunático – e era, para tristeza dos que acreditaram.

Dinheiro não cresce em árvores, mas pode sair do telefone.

Com riqueza de detalhes, a PayPal do Reino Unido anunciou a novidade pelo Twitter, no primeiro de abril de 2018.

Imagine: um recurso do telefone para multiplicar seus recursos financeiros Na hora do aperto, bastava apertar a tecla do telefone para imprimir notas de dinheiro.

No visual bem elaborado da propaganda de primeiro de abril, uma nota de libra esterlina emergia de um Iphone com uma interface do PayPal na tela.

Pobre de quem acreditou.

Elon Musk faz a Tesla ‘ir à falência’

Em 2018, Elon Musk causou eletricidade no primeiro de abril quando anunciou que a Tesla tinha ido à falência. A empresa de carros elétricos teria entrado em curto-circuito e fecharia as portas.

Mas logo se viu que a empresa não batera as botas e tudo não passara de mentira de pernas curtas. As vendas da empresa continuaram aceleradas, assim como a fortuna de Musk, que em seguida comprou o Twitter.

Mas nessa ele bateu de frente com os fãs da plataforma. A maioria preferia que a aquisição não tivesse passado de uma mentira de primeiro de abril.