MediaTalks em UOL

Mudanças climáticas: Veja uma lista de newsletters e gente para seguir nas redes pelo mundo

Katharine Hayhoe mudança climática aquecimento global

Katharine Hayhoe, pesquisador eleita pela Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo

Londres – Com os efeitos das mudanças climáticas assustando o planeta, o mundo virtual está cheio de gente interessante explicando a crise em redes sociais e em newsletters, muitas gratuitas.

Mas como escolher as melhores? O militante ambiental e consultor de empreendedorismo sustentável holandês Piotr Drozd criou uma lista de recomendações.

Ele selecionou newsletters e pessoas interessantes de vários países para serem seguidas nas redes, que ajudam e entender a ciência e a política do clima.

Newsletters sobre mudanças climáticas

Todas as newsletters recomendadas pelo especialista são em inglês, mas mesmo quem não domina o idioma pode aproveitar utilizando as ferramentas de tradução dos navegadores.

Uma delas é a ClimateAction.techproduzida por uma organização que discute tecnologia e ações contra o aquecimento global.

Há também informes produzidos por grandes veículos de imprensa como a revista The New Yorker (The Climate Crisis) , os jornais The New York Times (Climate Fwde The Atlantic (Weekly Planete o jornal digital Stifed (Sustain), que faz parte do Financial Times e trata de assuntos de negócios com foco em empreendedores.

E ainda newsletters feitas por especialistas em mudanças climáticas, como a
Heated, produzida pela jornalista americana Emily Atkin, a Hothouse, de Michael J. Coren, a Volts, por David Roberts.

Algumas das principais vozes em defesa do planeta

Drozd  sugere uma lista de pessoas que entendem muito de aquecimento global e compartilham em suas redes sociais conhecimento e ideias sobre como reverter os efeitos das mudanças climáticas.


Jennifer Morgan  dirigiu o Greenpeace Internacional até o ano passado e agora é representante especial para política climática internacional do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

 Em seu último tweet do ano passado, deu os parabéns à Sonia Guajajara, nova Ministra dos Povos Indígenas.


Katharine Hayhoe é professora e pesquisadora do clima. Também é autora do livro Saving Us e foi eleita pela Time como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.

Sua palestra no TED “A coisa mais importante que você pode fazer para combater as mudanças climáticas: fale sobre isso” foi vista mais de cinco milhões de vezes.

The most important thing you can do to fight climate change: talk about it | Katharine Hayhoe


Nigel Topping atua junto com diferentes organizações discutindo ações de combate às alterações climáticas.

Ele já foi CEO de uma coalizão de empresas que trabalha para acelerar a transição para uma economia de carbono zero. Em sua conta no Twitter, compartilha muitas reportagens interessantes sobre políticas ambientais.


Ali Sheridan trabalhou como especialista em sustentabilidade nos setores privado, público e de ONGs na Irlanda, bem como no Reino Unido e na Holanda. Ela também leciona e projeta módulos de sustentabilidade para várias universidades irlandesas.

https://twitter.com/AliJSheridan/status/1480846069491765249?s=20&t=7L7PfTKy1-XtEtk8h-tQ_w


O psiquiatra e explorador suíço Bertrand Piccard foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo em uma viagem ininterrupta de balão. Hoje ele se dedica a projetos ligados à sustentabilidade e ao desenvolvimento de aeronaves solares.


Christiana Figueres é uma líder internacionalmente reconhecida em mudanças climáticas globais. Ela já atuou em diversas organizações em defesa do clima e trabalhou diretamente no histórico Acordo de Paris de 2015.


Ed Hawkins é climatologista. Ele ficou conhecido por seu trabalho com gráficos de visualização de dados que retratam o aquecimento global de forma mais simplificada, principalmente para o público em geral.


Jonathan Foley é cientista ambiental, especialista em sustentabilidade e autor. Seu trabalho com foco em entender o planetae buscar soluções sustentáveis o levaram a trabalhar como consultor para empresas e governos.

Ele produz uma newsletter quinzenal com notícias sobre o clima.


A designer e socióloga autraliana Leyla Acaroglu une sistemas, sustentabilidade e design como ferramentas na busca por um futuro sustentável.


Michael Mann é professor de Ciência Atmosférica e diretor do Centro de Ciências do Sistema Terrestre da Penn State University. Ele também cofundador e colaborador do premiado site RealClimate.org. e é autor do livro The New Climate War.

https://twitter.com/MichaelEMann/status/1613297458460721153?s=20

Sair da versão mobile