Londres – Ao parar de surpresa nesta sexta-feira (5) para cumprimentar monarquistas que já aguardam há dias, sob sol e chuva, a passagem do cortejo da coroação, o rei Charles III pode ter se animado com a admiração do público, mas a realidade das pesquisas é outra:  ele ocupa o nono lugar em popularidade entre os adultos britânicos.

A figura mais admirada continua sendo a Rainha Elizabeth II, seguida pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama e pelo o falecido ativista Martin Luther King.

Essa é a constatação da última pesquisa do Instituto YouGov sobre a admiração por personalidades públicas, realizada durante o primeiro trimestre de 2023.

Zelensky é menos conhecido mas mais admirado 

À frente do novo soberano britânico em admiração aparecem também outros três membros da família real (princesa Anne, príncipe William e princesa Kate), a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michele Obama, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Das dez figuras públicas mais admiradas pelos ingleses, o presidente da Ucrânia, Voldymyr Zelensky, é o menos conhecido: dois em cada dez entrevistados revelaram não conhecê-lo.

Apesar disso, entre os que o conhecem, ele conta com um percentual de admiração maior do que os que dizem admirar o novo soberano britânico.

Na mesma situação, estão Martin Luther King, a Princesa Anne, a Princesa Kate e Michelle Obama, todos menos conhecidos entre os ingleses do que Charles III, mas com maior percentual de admiração.

Os únicos tão conhecidos quanto o novo soberano (97% de fama) são a Rainha Elizabeth II, o ex-presidente Obama, e o príncipe William, todos também mais admirados do que Charles III.

Admiração do novo soberano melhorou após a morte da mãe

A presença de Charles III entre as 10 figuras públicas mais admiradas se deve em boa parte ao aumento da popularidade depois que ele assumiu o lugar de novo monarca britânico na sequência da morte da mãe.

Considerando os resultados das 11 últimas pesquisas trimestrais, a popularidade do novo soberano atingiu seu nível mais alto (56%) no quarto trimestre de 2022, período em que Elizabeth II faleceu, em setembro.

De lá para cá o resultado se manteve praticamente estável, com uma queda de 1 ponto percentual, na última pesquisa, realizada no primeiro trimestre de 2023.

O novo rei é conhecido por quase a totalidade dos ingleses, com apenas 3% dos entrevistados afirmando não conhecê-lo.

Admiração de Charles III é menor entre mais jovens 

O maior risco para a popularidade de Charles III e para a própria monarquia britânica, está nos súditos com faixa de idade mais baixa.

Segundo a pesquisa do YouGov, somente 43% dos Milennials (nascidos entre o início dos anos 80 e fim dos 90) dizem admirar o novo rei. E o mais preocupante: 7% revelam nem conhecê-lo.

O nível de admiração aumenta à medida que a faixa etária dos súditos também aumenta, mas isso representa um risco a longo prazo à medida que os mais jovens forem substituindo os mais velhos, caso a tendência não seja revertida.

Mais da metade dos homens não têm admiração por Charles III

Outro risco está na admiração do público masculino, no qual a maioria informa não admirar o novo soberano.

O apoio maior vem do público feminino, com seis em cada dez mulheres dizendo admirar Charles III.

 

Admiração por Charles III menor entre partidos progressistas

Entre os três principais partidos políticos do Reino Unido, o novo rei conta com a admiração de cerca de oito em cada dez eleitores do Partido Conservador, que governa o Reino Unido desde 2010.

Mas a admiração cai bastante entre os trabalhistas e já não chega nem à metade dos eleitores do Partido Liberal Democrata.