Londres – Confirmando pesquisas que indicavam pouco interesse do público em acompanhar os eventos da coroação de Charles 3º e Camilla, apenas 20,4 milhões de britânicos assistiram pela TV neste sábado (6) à cerimônia realizada na Abadia de Westminster, em Londres.
Os números foram divulgados pela Barb Audiences, organização que mede a audiência da TV no Reino Unido administrada pelas principais emissoras do país, que tem 67 milhões de habitantes.
O funeral da rainha Elizabeth II, em setembro de 2022, foi assistido por 29 milhões de pessoas, e o casamento do príncipe William com Kate Middleton por 24 milhões.
Coroação de Charles na TV superou casamento de Harry
O único grande evento recente da realeza superado pela coroação foi o casamento de Harry e Meghan, que chegou a 17,9 milhões.
No início de abril, uma pesquisa do instituto YouGov constatou que 35% dos britânicos não estavam muito interessados na festa da coroação, 29% não estavam nem um pouco interessados e apenas 9% estava muito interessados.
A BBC ficou com a maior parcela do público da TV, 15,5 milhões. Em seguida veio a ITV, com 3,6 milhões de telespectadores e a Sky News, com 800 mil.
Não são contabilizadas as pessoas que assistiram via streaming, mas o mesmo acontece com a audiência do funeral.
O dia chuvoso era até propício para ficar diante da TV. Mesmo assim, não houve a adesão esperada. Telões colocados em praças não reuniram grande público devido ao mau tempo.
A comparação com outras transmissões importantes em tempos recentes também não é favorável ao rei Charles.
O pronunciamento do primeiro-ministro Boris Johnson para anunciar o primeiro lockdown da covid-19, em março de 2020, foi visto por 28 milhões de telespectadores.
A abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, que teve como uma das estrelas a rainha Elizabeth em uma divertida interação com James Bond, superou 24 milhões.
Leia também | Elizabeth II, a pop: rainha ‘saltou de paraquedas’ com James Bond na abertura das Olimpíadas; assista
Andando para trás no tempo, o funeral da princesa Diana, que inaugurou a era das mortes midiáticas, foi visto por 31 milhões de pessoas.
Charles 3º ainda tem outro desafio de audiência pela frente: o concerto da coroação, que aconteceu na noite desde domingo no Castelo de Windsor.
A comparação será feita com o show do Jubileu de Platina, assistido por 13,1 milhões de pessoas, segundo o Barb. Apresentaram-se naquela noite estrelas como Rod Stewart, Diana Ross, Duran Duran, Alicia Keys, George Ezra e Andrea Bocelli.
Mas vai ser difícil bater o show da rainha. O concerto da coroação foi esnobado pela maioria dos artistas que tocou para Elizabeth II e por outros convidados, como Ed Sheeran, Adele e Robbie Williams.
O único a repetir a presença foi Andrea Bocelli, em um concerto cujo principal nome na música pop foram os de Lionel Richie, uma estrela dos anos 80 menos conhecida e popular do que os que estavam na lista inicial de candidatos dos sonhos do Palácio de Buckingham, e a americana Katy Perry.
Leia também | Especial Coroação Rei Charles III