Londres – Foi uma surpresa guardada a sete chaves, e encantou o país: no show para celebrar o Jubileu de Platina, em 4 de julho de 2022, a rainha Elizabeth contracenou em um vídeo com o ursinho Paddington, em uma divertida performance que brincou com um dos mistérios em torno da monarca: o que havia dentro de sua bolsa.
Neste domingo, o vídeo ganhou o Bafta (British Academy Television Award) de momento mais memorável da TV britânica em 2022, por escolha do público.
Quem recebeu o troféu foi ator Simon Farnaby, que interpretou o mordomo da rainha no vídeo.
Ele disse:
“A pessoa que mais merece este prêmio não está mais conosco, então só podemos aceitá-lo em seu nome e dizer “thank you Ma’am (obrigado senhora) – por tudo’.”
Essa expressão foi usada usada pelo ursinho no encerramento do vídeo, quando que ele dá os parabéns à rainha pelo Jubileu de Platina e agradece por tudo.
Em seguida, entram os acordes de “We will rock you”, da banda Queen. Sorridente, Elizabeth II bate a colher na borda da xícara para acompanhar. A câmera então se move para o show diante do Palácio de Buckingham.
Paddington é um personagem que faz parte da cultura popular britânica, conhecido por suas trapalhadas e pelo amor por sanduíche de marmelada.
Ele apareceu pela primeira vez em um livro infantil em 1958, vindo do Peru e encontrado por um casal na estação de trem Paddington.
No clipe, a rainha revela que um sanduíche de marmelada estaria sempre em segredo em sua bolsa, e isso acabou virando uma forma de homenagem.
Após sua morte em setembro, aos 96 anos, muitos deixaram ursinhos de pelúcia e sanduíches de marmelada entre os tributos florais do lado de fora das residências reais.
Paddington foi dublado no vídeo por Ben Whishaw, que ganhou o Bafta de melhor ator por sua atuação em This Is Going To Hurt. E na hora da premiação ser anunciada, outra surpresa: Paddington estava ‘na plateia’, em CGI (computação gráfica)
Depois, ele ‘tuitou’ dizendo que não sabia exatamente o que o prêmio significava – se por acaso seria para reconhecer aventuras na hora do chá?
Mr Brown said we've won a BAFTA but I'm not quite sure what that means. Bear Awards For Teatime Adventures? How marvellous. Thank you all. #BAFTATVAwards
— Paddington (@paddingtonbear) May 14, 2023
Vídeo de Elizabeth II com Paddington mostra bom humor da rainha
Embora a rainha Elizabeth II tenha pautado suas aparições públicas pela discrição, ela era conhecida por seu bom humor em família.
Em público, aceitou a ideia da brincadeira com o ursinho Paddington, assim como já tinha feito na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Ela embarcou numa divertida ‘viagem’ com o personagem James Bond, interpretado pelo astro Daniel Craig. Ele a escolta até o estádio, de onde ela supostamente pula de paraquedas, antes de aparecer de verdade na tribuna de honra.
Leia também | Elizabeth II, a pop: rainha ‘saltou de paraquedas’ com James Bond na abertura das Olimpíadas; assista
O show em comemoração à coroação do rei Charles, no dia 7 de maio, também usou personagens da cultura popular, só que de forma mais discreta.
O sapo Kermitt (Caco, o sapo, na versão em português) e Miss Piggy, dos Muppets, contracenaram com o mestre de cerimônias, o ator Hugh Bonneville.
Mas não chegaram a interagir com o rei, o que poderia ter gerado outro momento memorável reconhecido pela audiência que votará na versão 2023 do Bafta.
Ainda assim, o rei já teve seu momento viral, embora involuntário, ao se impacientar com uma caneta rebelde.
Leia também | Nova ‘briga’ do rei Charles com canetas viraliza nas redes sociais; assista