Jornalistas e veículos de mídia podem se inscrever até o dia 30 de junho para a edição de 2023 do prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que distribuirá US$ 2 mil aos vencedores em 14 categorias. 

Com o tema “Excelência Periodística 2023”, o Premio Interamericano de Imprensa selecionará trabalhos veiculados desde 1 de julho de 2022, em espanhol, inglês e português, por profissionais e veículos de comunicação da América do Norte, América Latina, Caribe e Espanha.

Além de prêmios para trabalhos em diversos meios e formatos, a SIP vai também reconhecer a liderança e a inovação do setor empresarial nas seguintes categorias: Sustentabilidade Transformadora, Transformação Digital, Grande Amigo da Imprensa e Executivo do Ano.

Como se inscrever no prêmio SIP 2023

As inscrições podem ser feitas de maneira coletiva (equipes de reportagem) ou individual. O júri será formado por membros da Comissão de Premiação da SIP, que escolherá o vencedor de cada uma das categorias.

Os prêmios desta categoria serão voltados aos jornalistas, e não a seus veículos de comunicação.

Ao contrário da edição do ano passado, não há pré-requisito de temas neste ano.

Publicações veiculadas em livros, ensaios, teses e outras manifestações acadêmicas não podem concorrer. 

As categorias do prêmio de jornalismo da SIP são:

  1. Caricatura
  2. Cobertura noticiosa na internet
  3. Cobertura noticiosa
  4. Entrevista
  5. Crônica
  6. Direitos humanos e serviço à comunidade
  7. Fotografia
  8. Infografia
  9. Opinião
  10. Jornalismo de dados
  11. Jornalismo em profundidade
  12. Jornalismo ambiental
  13. Jornalismo universitário
  14. Jornalismo em saúde

Não é necessário ser associado da instituição para participar.

A cerimônia de premiação será na Cidade do México, em novembro de 2023, durante a 79ª assembleia geral da SIP, que também contará com um Grande Prêmio Liberdade de Imprensa para pessoas ou organizações com ações relevantes em prol do jornalismo livre.

Edição de 2023 inaugura novas categorias

Além das categorias usuais do prêmio, a SIP separou uma premiação paralela para a edição de 2023, voltadas para lideranças e empresas de destaque na inovação do setor de imprensa.

As categorias são:

Sustentabilidade transformadora

Iniciativa ou estratégica financeira e comercial que contribua para sustentabilidade de um veículo de comunicação, indo além do conteúdo jornalístico.

Transformação digital

Iniciativa, estratégia ou projeto de transformação digital, seja na área de assinaturas, marketing digital, jornalismo pago, segmentação de audiências e verticais, conteúdo patrocinado, micropagamentos, clubes de leitores, doações, campanhas criativas ou de cultura de inovação/transformação.

Grande amigo da imprensa

Premio a uma figura pública ou privada que tenha se destacado pelo apoio aos meios de comunicação, seja com patrocínios, empréstimos ou doações.

Executivo do ano

Seleção de executivos de mídia cuja atividade tenha alto impacto em sua comunidade ou empresa, com destaque para os impactos da sua liderança no rendimento do veículo e nos resultados trazidos à comunidade, dentro ou fora do campo jornalístico.

As inscrições nesta categoria também devem ser realizadas até o dia 30 de junho deste ano.

No site da SIP estão diponíveis detalhes sobre o regulamento para cada categoria e o formulário de inscrição.