A nova CEO trazida por Elon Musk mal assumiu e precisa lidar com uma bomba: o New York Times revelou nesta segunda-feira que a plataforma teve uma queda de 59% em publicidade nos EUA no mรชs de abril em comparaรงรฃo ao mesmo perรญodo do ano passado. 

Linda Yaccarino fez uma carreira brilhante como presidente da รกrea de propaganda e vendas da NBCUniversal – mas lรก nรฃo tinha os problemas que enfrentarรก no Twitter, cuja receita de 1ยบ de abril atรฉ a primeira semana de maio foi de US$ 88 milhรตes. 

Segundo uma apresentaรงรฃo interna a que o jornal americano teve acesso, a equipe de vendas estรก preocupada com a fuga dos anunciantes devido ao aumento de desinformaรงรฃo e discurso de รณdio, e tambรฉm ร  proliferaรงรฃo de anรบncios de jogos de azar, pornografia e drogas.

Queda de 56% na propaganda em maio 

No entanto, a mensagem transmitida por Musk ao pรบblico รฉ diferente. Em declaraรงรตes recentes, ele afirmou que  a publicidade no Twitter estava crescendo, e que “quase todos os anunciantes retornaram”.

O documento visto pelo New York Times aponta que a empresa tem fechado vรกrias semanas abaixo das projeรงรตes de venda de publicidade no paรญs, ร s vezes chegando atรฉ 30% menos.

Funcionรกrios e ex-funcionรกrios da rede social ouvidos pelo jornal acreditam que o quadro nรฃo irรก melhorar tรฃo cedo. 

 A previsรฃo de queda para maio รฉ de 56%. 

A venda de anรบncios responde por 90% do faturamento do Twitter. Assim que Musk assumiu, anunciantes de peso deixaram de investir seus recursos na plataforma em reaรงรฃo ao relaxamento da moderaรงรฃo e volta de usuรกrios controvertidos e associados a teorias conspiratรณrias. 

Uma fonte ouvida pelo New York Times, Jason Kint, CEO da associaรงรฃo de anunciantes Digital Content Next, disse que o Twitter ficou “imprevisรญvel e caรณtico”. 

Ele acrescentou que os anunciantes querem um ambiente em que se sintam confortรกveis e possam mandar mensagens adequadas sobre as suas marcas. 

O jornal disse ter ouvido trรชs funcionรกrios e ex-funcionรกrios, que confirmaram reduรงรฃo de investimentos em propaganda por parte de grandes arcas como Apple, Google, Amazon e Disney. Nenhuma quis comentar a informaรงรฃo. 

Linda Yaccarino foi escolhida por Musk por sua capacidade de articulaรงรฃo e de pensar publicidade โ€” ponto sensรญvel da rede social โ€” “de forma inovadora”.

Um porta-voz de Yaccarino disse ao New York Times que a executiva nรฃo comentarรก o assunto. Elon Musk nรฃo respondeu a um pedido de comentรกrio.

O Twitter passou a responder consultas de jornalistas com um emoji de cocรด. 

Publicidade em queda nรฃo รฉ รบnico desafio do Twitter 

A soluรงรฃo do problema de queda na publicidade no Twitter nรฃo depende apenas de habilidade de marketing e vendas.

Serรก preciso recuperar a confianรงa dos anunciantes, uma batalha complexa diante dos vรกrios problemas que tรชm afastado usuรกrios e colocado o Twitter em confronto com autoridades regulatรณrias.

Queda de pรบblico

Uma pesquisa do Pew Research Center  aponta que seis a cada dez tuiteiros relataram ter “dado um tempo” de vรกrias semanas da plataforma nos รบltimos meses nos Estados Unidos. 

E o futuro nรฃo รฉ animador: 25% dos usuรกrios nรฃo se veem mais na rede social daqui a um ano. Entrevistados que se identificam com o Partido Democrata sรฃo os mais inclinados a se afastar do Twitter.

Instabilidade e fiascos

Alรฉm da queda de publicidade, as demissรตes em massa tiveram impacto no prรณprio do Twitter: a plataforma vem passando por uma sรฉrie de instabilidades no seu funcionamento.

O problema ficou especialmente crรญtico quando o governador da Flรณrida, Ron DeSantis, candidato ร  presidรชncia dos EUA, utilizou o Twitter Spaces โ€” espรฉcie de “รกudio ao vivo” da rede social โ€” para anunciar a candidatura. O anรบncio foi permeado por quedas e falhas.

A plataforma tambรฉm passou por seis grandes quedas durante o primeiro semestre deste ano. Em contrapartida, apenas trรชs ocorreram no mesmo perรญodo, em 2022.

Conteรบdo extremo circulando solto

Um teste recente feito pela organizaรงรฃo britรขnica Center for Countering Digital Hate (CCDH) constatou que o Twitter nรฃo tomou atitudes em relaรงรฃo a 99% do conteรบdo com discurso de รณdio postado por assinantes do Twitter Blue e reportados ร  plataforma.

Segundo o CCDH, isso sugere que a rede social estรก permitindo que usuรกrios que pagam pelo selo de autenticidade quebrem as regras da comunidade e aumentem algoritmicamente os tweets tรณxicos.

Os posts sinalizados ao Twitter pela organizaรงรฃo continham conteรบdo racista, homofรณbico, neonazista, antissemita ou de conspiraรงรฃo. Todos foram postados em abril e maio.

Briga com Uniรฃo Europeia

O Twitter tambรฉm deixou de fazer parte do Cรณdigo de Prรกticas contra Desinformaรงรฃo da Uniรฃo Europeia (UE), em um passo interpretado como possรญvel saรญda da rede social dos paรญses que fazem parte do bloco da Europa que รฉ guiado por leis comuns. 

Analistas especulam que Elon Musk esteja planejando retirar a rede social da Europa antes que a Lei de Serviรงos Digitais (DSA, na sigla em inglรชs) entre em vigor, em 25 de agosto, a fim de evitar o risco de multas pesadas ou atรฉ de banimento. 

Parte disso seria porque, para o ex-CEO, a Europa รฉ um mercado secundรกrio, e porque nรฃo hรก quadro de funcionรกrios suficiente para atingir o nรญvel de moderaรงรฃo exigido pela agรชncia regulatรณria.