Londres – A consultoria britânica Brand Finance apontou novamente o Itaú como a marca mais valiosa do país em seu relatório anual Brasil 100. O valor da marca, US$ 8.7 bilhões, é 32% superior ao do ano passado e 70% maior do que do segundo na lista, o Bradesco.
O estudo confirma o poder do setor bancário brasileiro, com crescimento superior ao da média das marcas do país, que foi de 16%. Além de liderar no Brasil, o Itaú é a única marca brasileira listada entre as 500 mais valiosas do mundo.
O Bradesco figura na segunda colocação de marca mais valiosa, com US$ 5.1 bilhões e 33% de crescimento. Em seguida está o Banco do Brasil, com US$ 4.9 bilhões e crescimento de 34%.
Como são escolhidas as marcas mais valiosas
Apresentado nesta segunda-feira (6), o estudo da Brand Finance mostra também as marcas mais fortes, uma pontuação que avalia a eficácia do desempenho em medidas intangíveis em relação aos concorrentes, capturada em pesquisas. Natura, Porto e Renner são as mais fortes do Brasil.
Já o cálculo do valor das marcas é feito com base em uma fórmula que combina resultados financeiros com outras métricas como liderança, presença no mercado e admiração dos consumidores.
A Natura também aparece entre as mais valiosas, em 7º lugar. Com exceção da Sadia, que substituiu a Vivo, todas as demais estavam no ranking das 10 mais valiosas em 2022.
Em valor de marca, o segmento de locação de automóveis foi o de maior crescimento (87%), pelo segundo ano consecutivo. Bancos, serviços comerciais, vestuário, produtos químicos, engenharia e construção aparecem em seguida.
O ranking de 2023 traz novidades em relação ao ano passado. Ponto Frio e Bavaria voltaram à lista das 100 mais valiosas. O banco Big estreou na lista.
Outra estreante é a Ypióca, na 54ª posição. É a primeira vez que um destilado brasileiro aparece no ranking. A Brand Finance atribui o resultado ao reconhecimento do produto brasileiro, refletindo as indicações geográficas e o trabalho dos produtores em promover suas marcas.
Para Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance, os efeitos do coronavírus sobre as marcas ficaram para trás:
“As marcas brasileiras demonstram ter superado a crise da pandemia da covid-19, com o segundo ano consecutivo de crescimento real.
O aumento de 16% é reforçado pela avaliação do número de marcas que cresceram no último ano – 76% das marcas tiveram crescimento em valor de 2022 para 2023.”
Por que o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil?
O relatório da Brand Finance salienta que o Itaú opera em modelo de negócios dinâmico entre pessoa física e jurídica em oito grandes segmentos, com serviços financeiros diversos entre cartões, contas, seguros, investimento, consórcios, pensões, financiamentos, investimentos imobiliários e outros serviços financeiros.
A consultoria destaca também a presença global, operando em 18 países. E aponta ainda números expressivos como R$ 30 bilhões de receita liquida, 70 milhões de clientes, quase 100 mil funcionários em todo o mundo e mais de R$1 trilhão em empréstimos como fatores que levaram o banco ao topo da lista das mais valiosas.
“Buscamos evoluir constantemente para melhor atendermos nossos clientes, a sociedade e nossos colaboradores, que são fundamentais para que o Itaú Unibanco continue como protagonista no setor bancário brasileiro. Ser a marca mais valiosa é um reconhecimento, que nos orgulha muito, do trabalho que empreendemos todos os dias para construir junto com os nossos clientes o banco do futuro, cada vez mais sustentável, integrado às novas tecnologias e necessidades do consumidor”, disse Clayton Caetano, Head de Branding e Design.
As marcas que mais se valorizaram
A marca Equatorial Energia é a marca de maior crescimento do ranking da consultoria britânica, com valor 205% superior ao de 2022. Criada em 1999, a empresa detém a posição de terceira maior distribuidora de energia do país, operando em sete estados brasileiros.
No segundo lugar de maior valorização de um ano para o outro segue a Movida, a locadora de veículos que no ano passado havia sido a marca de maior crescimento. O Nubank aparece em terceiro entre as marcas que mais se valorizaram em um ano.
Depois do segmento bancário, o varejo foi o que mais se valorizou, com 10% de crescimento no valor das marcas desse grupo. E é o setor com maior número de marcas no ranking (16 entre as 100 mais valiosas).
Assaí lidera o ranking dos varejistas, com valor de marca de US$ 1,4 bilhão, seguida por Atacadão, com valor de US $ 1.3 bilhão, e Magalu, que perdeu a liderança de 2022, porém com valor de US$ 1 bilhão.
De 2022 para 2023, 76 marcas viram seu valor crescer, enquanto 24 apresentaram queda em seus valores. O segmento de cervejas foi o de pi0r performance. Todas as marcas do segmento presentes no ranking tiveram queda em seu valor, apresentando 17% de queda em média.
As marcas mais fortes
As três marcas mais fortes do Brasil, segundo o estudo da Brand Finance, são Natura, Porto e Renner. A Natura é também a marca mais forte do mundo no segmento de cosméticos.
As Lojas Americanas ainda aparecem na lista porque as pesquisas usadas para o ranking foram feitas antes dos problemas enfrentados pela rede varejista.
Entre as 10 mais fortes aparecem três marcas que também estão entre as mais valiosas: Natura, Itaú e Caixa.
A Brand Finance também publica anualmente um ranking internacional de soft power, a capacidade de influência dos países sem uso de armas ou poder econômico. Este ano, o Brasil caiu três posições e deixou o ranking dos 30 mais influentes.
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