Londres – Confirmando o que havia antecipado na manhã de domingo (23/7), Elon Musk formalizou a troca do nome do Twitter por X, por meio de um post exibindo a nova marca. 

Em seguida, ele postou a imagem da sede da companhia em São Francisco iluminada com uma projeção da logomarca. 

Musk já está usando a marca X em sua conta, um desenho que definiu como ‘art deco minimalista’. E escreveu um email aos funcionários anunciando a troca, que pode ser mais do que uma transformação visual e sim o caminho para a oferta de serviços financeiros, sob inspiração da plataforma chinesa WeChat. 

Sai Twitter, entra X

O bilionário, que comprou a rede social em outubro de 2002 por US$ 44 bilhões, surpreendeu o mundo ao informar a mudança do nome da plataforma e que o pássaro azul símbolo do Twitter iria desaparecer já no dia seguinte. E cumpriu.

No comunicado interno, ele disse: ‘estamos realmente mudando para X’, acrescentando que aquela seria a última mensagem enviada por ele utilizando o nome Twitter. 

Pouco antes de postar a foto da sede, ele havia publicado a logo X, em que o preto substitui o azul tradicional do Twitter. 

Mas a mudança ainda não é completa. Nas lojas de aplicativos, a logomarca do pássaro azul continua a ser exibida, no que parece ter sido um processo meio atropelado.

No início do dia o pássaro ainda podia também ser visto na versão web, que agora já mudou para X. 

Por que o Twitter mudou a marca?

Linda Yaccarino, CEO contratada em junho para tentar colocar fim à crise financeira e de imagem do Twitter, explicou o rebranding como uma nova fase da plataforma, confirmando as especulações sobre expansão de serviços. 

X é o estado futuro de interatividade ilimitada – centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e atividades bancárias – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades.

Alimentado por IA, o X nos conectará de maneiras que estamos apenas começando a imaginar.

Ela garantiu que o X levará o (ex) Twitter mais longe: 

Durante anos, fãs e críticos levaram o Twitter a sonhar mais alto, inovar mais rápido e realizar nosso grande potencial. X fará isso e muito mais. Já começamos a ver o X tomar forma nos últimos oito meses por meio de nossos rápidos lançamentos de recursos, mas estamos apenas começando.

O tom otimista não bate exatamente com a realidade, pois os lançamentos do Twitter desde que Elon Musk comprou a plataforma foram marcados por confusões e insucessos. 

O selo azul de verificação, que passou a ser pago, foi rejeitado pelos usuários, e adotado por contas falsas que mediante pagamento ganharam a validação que antes buscava justamente proteger pessoas ou organizações que poderiam ter suas contas falsificadas. 

A CEO reforçou a promessa de novidades em serviços bancários, de pagamento e de comércio eletrônico. 

Não há absolutamente nenhum limite para essa transformação. X será a plataforma que pode oferecer… tudo. Estamos ansiosos para trabalhar com nossas equipes e cada um de nossos parceiros para trazer X ao mundo.

Musk tem familiaridade com o setor de pagamentos. Em 1999 ele fundou o banco online X.com, que depois se fundiu com o Confinity e se tornou o PayPal, vendido para o eBay.  Com a venda, ele fundou a SpaceX. 

O empresário confirmou que a escolha da marca “X” está alinhada à sua ideia de “aplicativo de tudo”, inspirada no chinês WeChat, uma das marcas mais poderosas de mídia digital pelos serviços oferecidos, que vão muito além de mensagens. 

Como fica “tuitar” no novo X ? 

O Twitter não é a única empresa de tecnologia a mudar sua marca. A Meta chamava-se Facebook, nome de um de seus produtos, mas adotou o novo nome há dois anos, no momento em que Mark Zuckerberg fazia uma aposta alta no metaverso. 

A jogada de Musk é arriscada, pois envolve o produto e não apenas a marca da holding, que já tinha sido mudada para X Corporation.

A decisão de substituir a marca do Twitter tira do ar um símbolo forte, cujo nome tem a ver com o serviço. A palavra “tweet” é originalmente o nome do som de um pequeno pássaro – aquele, o azul. 

E virou substantivo e verbo para os posts e o ato de postar mensagens no Twitter, incorporado aos dicionários como o Oxford. 

Em uma transmissão no Twitter Space, Elon Musk disse que as mudanças ‘deveriam ter sido feitas há muito tempo’ e que ele ‘lamentava ter demorado tanto’.

Mas os usuários não gostaram muito. A rede social foi tomada por memes e por hashtags alusivas à morte do Twitter e ao fim do pássaro azul. 

Alguns lembraram as versões da imagem ao longo dos anos, e se mostraram fiéis ao nome antigo. 

Muitos questionaram qual seria o novo nome do ato de fazer uma postagem, com opções irônicas como X-post ou Xost. 

E Musk entrou na brincadeira, perguntando aos seguidores: ‘Como devemos chamar twittar?’.

No entanto, a julgar pelo comunicado da CEO Linda Yaccarino, mensagens podem deixar de ser o principal negócio do Twitter, e o nome usado para elas deixaria de ter tanta importância.