O prêmio Nature inFocus, que reconhece as melhores fotos retratando a vida animal na natureza e ameaças aos ecossistemas onde eles vivem, anunciou os vencedores de sua edição 2023. Uma reportagem fotográfica sobre a devastação dos manguezais em Andhra Pradesh, na Índia, ganhou o prêmio principal. 

Entre as imagens que fazem parte da série, de autoria do fotógrafo Srikanth Mannepuri, está a de um felino conhecido como “Fishing Cat” (Gato de Pesca), capturado por ter se alimentado de aves domésticas e depois libertado na natureza após interferência dos moradores e das autoridades. 

Foto de tT+igre é preso em jaula em área de manguezais devastada na Índia é uma das vencedoras do concurso de fotografia Nature inFocus
Foto: Srikanth Mannepuri / Nature inFocus

Prêmio destaca imagens da vida animal na natureza

Duas categorias do prêmio, “Retratos e “Comportamento Animal” destacam cenas da vida animal na natureza, como a deste leão em momento de total relaxamento.  

O flagrante foi captado no Maasai Mara National Park, no Kenya. O rei da selvas se refestela após uma bela refeição, sem dar bola para as moscas ao redor, que parecem não incomodar seu momento de relaxamento.  

Bharath Kumar V. / 2023 Nature inFocus Photography Awards

O bonobo foi a última espécie de grande macaco a ser identificada e é um dos nossos parentes vivos mais próximos. Aqui, um bonobo selvagem cuida de um filhote de mangusto que capturou como se fosse um animal de estimação.

Foto: Christian Ziegler / 2023 Nature inFocus Photography Awards

A foto foi tirada em Luikotale, no Congo, perto do Salonga National Park. O fotógrafo conta que depois de algum tempo, o bonobo soltou o filhote, que escapou ileso para a mata.


“Um rosto na multidão” é o título bem apropriado dado pelo autor da foto. Mostra uma garoupa da espécie Golias do Atlântico passando em meio a um mar de peixes, que simplesmente ignora porque está interessada em presas maiores.

Foto: Tom Shlesinger / 2023 Nature inFocus Photography Awards

As garoupas desse tipo são enormes e podem viver por dezenas de anos, chegando a medir 2,5 metros de comprimento e pesar até 360 kg. A foto foi feita durante um mergulho no mar da Flórida, perto de Palm Beach, nos Estados Unidos.


Esta impressionante foto raramente vista na natureza mostra um tigre abocanhando uma tartaruga que pescou do lago do Ranthambhore National Park, em Rajasthan, na Índia. 

Foto: Sankhesh Dedhia / 2023 Nature inFocus Photography Awards

A dieta de um tigre na natureza pode ser muito variada, pois o felino é capaz de caçar praticamente tudo ao seu redor, até mesmo uma tartaruga, como prova a foto.


Os boobys são aves desajeitadas que passam uma parte significativa de suas vidas em mar aberto. Seu nome deriva da palavra espanhola bobo, que tem o mesmo significado que em português. Eles costumam mergulhar para se alimentar de qualquer coisa, desde anchovas e sardinhas até lulas e camarões.

Foto: Suliman Alatiqi / 2023 Nature inFocus Photography Awards

O fotógrafo mergulhava próximo à Isla San Benedicto, no arquipélago de Revillagigedo no México, quando observou que este booby colocava a cabeça debaixo d’água em intervalos curtos. Bem posicionado, conseguiu capturar um retrato em close-up da perspectiva de sua presa e foi um dos destacados no prêmio de fotos da vida animal na natureza. 


As relações simbióticas são abundantes na natureza. Mas poucas são tão fofas e açucaradas quanto a relação mutualista entre as formigas e os pulgões, que são insetos minúsculos sugadores de seiva das plantas. 

Foto: Avinash PC / 2023 Nature inFocus Photography Awards

Como resultado, secretam um líquido rico em açúcar, que é o alimento favorito das formigas. Por essa razão as formigas protegem esses insetos de outros predadores e até os ajudam a chegar às partes mais saudáveis da planta, para garantir a qualidade e a continuidade de seu suprimento.


A perseguição do leopardo faminto à mamãe langur, que carregava seu filho, fizeram predador e presas terminarem em cima de uma árvore, no Tadoba Andhari Tiger Reserve, em Maharashtra, na Índia . No fim da linha, a mãe sucumbiu à mordida do felino, mas com seu último gesto conseguiu salvar a vida do filhote. 

Foto: Afroj Sheikh / 2023 Nature inFocus Photography Awards

O sacrifício inspirou o fotógrafo a dar à foto o nome de “Um amor como nenhum outro”.


Parece uma “chuva” de golfinhos. Perto do litoral da Costa Rica, um grupo de golfinhos giratórios mergulha em direção ao fundo. Dois dos golfinhos parecem olhar para a lente da câmera da fotógrafa, adicionando um toque de curiosidade e de conexão com quem admira a foto.

Foto: Merche Llobera / 2023 Nature inFocus Photography Awards

Timidez? O urso surpreendido num rio na Rússia parece não querer ser fotografado, estendendo suas garras afiadas em direção à câmera. 

Sergey Gorshkov / 2023 Nature inFocus Photography Awards

Entre os maiores ursos do mundo, os marrons de Kamchatka costumam ser vistos na água, tentando garantir sua cota diária de salmão. Mas raramente se vê esse lado do animal.


A competição por comida é acirrada na natureza, tanto na terra como no mar. Na foto tirada em Baja California Sur, no México, um leão marinho e um marlim disputam quem vai dar o primeiro bote no cardume de sardinhas.

Foto: Merche Llobera / 2023 Nature inFocus Photography Awards

No Ranthambhore National Park, em Rajasthan, na Índia, um tigre lambe os beiços enquanto faz de um leopardo sua refeição. Não é uma cena comum de se ver na natureza, pois embora tigres e leopardos compartilhem os mesmos tipos de presas, eles tendem a não se defrontar. Mas quando ameaçados pela concorrência, os tigres podem eliminar outros predadores em seu território, incluindo os leopardos.

Foto: Karthik Mohan lyer / 2023 Nature inFocus Photography Awards

Nesta outra imagem escolhida pelo júri do prêmio de fotos da vida animal na natureza,  ois falcões machos se envolvem em uma luta brutal, usando suas garras e bicos afiados e bicos para infligir danos ao oponente.

 

Foto: Naushad KA / 2023 Nature inFocus Photography Awards

A batalha junto ao Al Qudra Lake, em Dubai, pode parecer violenta, mas é parte do processo que garante a procriação do mais forte. O objetivo é impressionar a fêmea – e, com certeza, também quem admira a foto.