Londres – O Chartered Institute of Public Relations (CIPR), órgão regulador da atividade no Reino Unido, começou a estudar o impacto da inteligência artificial no setor em 2018, quando pouco se falava do assunto.

Naquele ano, a organização criou um painel dedicado a promover o conhecimento e a compreensão da IA, e publicou em 2020 um código de ética para o uso adequado dessa tecnologia na comunicação.

O presidente do painel é Andrew Bruce Smith, de 60 anos, consultor pioneiro na interseção entre RP e tecnologias com impacto sobre a atividade.

O impacto da inteligência artificial

Também em 2018 o CIPR fez uma projeção das funções dos profissionais de comunicação que poderiam ser complementadas ou substituídas pela IA.

Eram 12% na época, quando havia apenas 200 ferramentas disponíveis.

O cálculo não foi ainda refeito, mas em maio deste ano, a organização divulgou um novo relatório que dá motivos para acreditar que a projeção de cinco anos atrás pode ter sido modesta.

A estimativa é de que as ferramentas disponíveis em 2023 já seriam capazes de substituir ou complementar 38% das funções.

Foram documentadas 5.865 ferramentas de inteligência artificial capazes de automatizar atividades de relações públicas, incluindo geração de conteúdo e também pesquisa, planejamento, análise, medição e linguagem inclusiva.

Gráfico como se distribuem as aplicações de IA para RP

O levantamento foi feito por Scott Brinker, editor do blog Chiefmartec, especializado em analisar as tendências da tecnologia no marketing. E pode soar assustador para quem acha que tudo se resume ao ChatGPT ou ao Bard do Google.

Andrew Smith afirma que “ajustando a mentalidade, a IA pode realmente tornar a contribuição de relações públicas mais valiosa”.

Indo além de um conteúdo ‘mediano’

Mas o relatório ressalta o papel limitado dessas tecnologias para quem almeja ir além de um conteúdo “mediano”:

“As ferramentas são melhores para refinar do que para criar, e isso é o que precisamos entender para aproveitar seu poder”.

Já são quase 6 mil ferramentas de IA capazes de automatizar funções de relações públicas

O CIPR lembra que, entendendo-se RP como a missão de construir e manter relacionamentos com todas as partes interessadas como base para o futuro das organizações, a inteligência artificial não é a tábua de salvação para o comportamento condenável ou as más decisões. Ao contrário:

“Na verdade, ela pode piorar as coisas se as más decisões e o que se diz sobre elas forem a narrativa da qual as ferramentas de IA extraiam os dados”.

O documento do órgão salienta que ignorar a inteligência artificial não é uma opção.

E que os profissionais de relações públicas terão que estar atentos às considerações éticas e legais de como usá-la para aconselhar adequadamente suas organizações e clientes sobre as implicações da implantação em larga escala da inteligência artificial para qualquer propósito e seu impacto sobre a marca e a reputação.

O relatório completo do CIPR pode ser visto aqui


Edição especial MediaTalks sobre Inteligência Artificial

 

Este artigo faz parte do Especial ‘Os desafios da ESG na era da Inteligência Artificial

Leia aqui a edição completa. 

Edição Especial ESG e Inteligência Artificial MediaTalks