Londres – Aniversariante do dia, o Google chega aos 25 anos como a marca mais forte e a terceira mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual da consultoria britânica Brand Finance. 

Embora criticado por ter tomado conta da publicidade online e afetado a indústria de mídia, a empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin não teve sua reputação tão afetada por questões como discurso de ódio, danos à saúde mental e desinformação como Facebook, Instagram e Twitter, e teve a glória de seu nome ter passado a designar o ato de fazer uma busca na internet: ‘dar um google’. 

O Google ousou fazer o que muitas marcas temem: mexer com a sua logo mesmo que temporariamente. E o fez de forma brilhante, criando a ideia dos “doodles”, alterações da logomarca que aparecem nas homepages para se associar a acontecimentos, personalidades históricas ou datas especiais, despertando simpatia e muitas vezes viralizando. 

25 anos de doodles do Google 

O primeiro Doodle foi criado quase que por acaso, quatro dias antes da incorporação da empresa, quando os fundadores foram para o festival Burning Man (o mesmo que virou um lamaçal no último fim de semana) e adicionaram o logotipo do evento à página inicial do Google para indicar que estavam fora do escritório.

O desenho do homem se refere a uma tradição do festival: a queima de um boneco. 

Primeiro Doodle da história do Google, publicado apenas nos EUA no verão de 1998, para avisar que os fundadores estavam fora do escritório, participando do festival Burning Man.

Os doodles viraram um departamento dentro do Google, com uma equipe de designers criando as variações ilustradas e animadas que passaram a ser vistas localmente nos países para celebrar datas nacionais ou eventos como eleições. 

O primeiro dedicado a um feriado nacional nos Estados Unidos foi o do Thanksgiving, em 1998.

Primeiro Doodle em comemoração a feriados nacionais dos EUA, no Thanksgiving de 1998.

O primeiro dedicado a feriados nacionais de outros países foi veiculado no Canadá, em 2001.

Primeiro doodle celebrando feriados nacionais de outros países - Canada Day de 2001

No mesmo ano, Claude Monet foi o primeiro artista a ganhar uma homenagem por meio de um doodle.

Primeiro Doodle dedicado a um artista - Monet, em 2001.

À frente da equipe de criadores de doodles está o designer Ryan Germick, que em 2014 apresentou a primeira versão brasileira da logomarca animada, comemorando a Copa do Mundo com elementos bem característicos: uma árvore e a letra E do Google ensaiando um batuque. 

A celebração da competição foi publicada no Hemisfério Sul em 2014. Na animação, o círculo da bandeira roda e é substituído na sequência por uma bola.

Doodle em comemoração à Copa de 2014, publicado no Hemisfério Sul em 2014. Na animação, o círculo da bandeira é substituído por uma bola.

Em um blog post, Germick relembrou os doodles mais marcantes da história, seja pelo tema ou pela tecnologia. Uma das manifestações sobre assuntos pouco amenos foi um protesto contra contra duas leis dos EUA que buscavam regular o conteúdo na internet, em 2012. Doodle de 2012 em protesto contra a censura na web. Fez parte de uma série contra duas leis dos EUA que buscavam regular o conteúdo na internet.

A história dos Doodles é um ótimo registro de como a tecnologia digital avançou. E como a empresa passou a usar os vídeos aproveitando a chegada do YouTube em 2005, que também pertence à holding Alphabet, dona do buscador. 

Primeira série de Doodles: Google Aliens, 2000

Em maio de 2000, cinco Doodles do ilustrador Ian David Marsden seguiram alienígenas encontrando o logotipo do Google e depois transportando-o para Marte. 

Aliens, primeira série de doodles do Google

Primeiro Doodle internacional: Dia da Bastilha, 2000

Larry e Sergey pediram ao então estagiário Dennis Hwang que produzisse um Doodle para comemorar o Dia da Bastilha. Foi o primeiro Doodle publicado fora dos Estados Unidos. Sua ótima recepção fez com que Dennis fosse nomeado o primeiro Doodler Chefe do Google, e os Doodles começaram a aparecer regularmente na página inicial do Google.

Primeiro Doodle internacional do Google comemorando o dia da queda da Bastilha na França

Primeiro Doodle animado: Halloween, 2000

Criado pela artista convidada Lorie Loeb, este Doodle apresentava duas abóboras no lugar dos “O” no Google e era pontuado por uma aranha assustadora pendurada no “L”. 

Primeiro jogo interativo Doodle: 30º aniversário do PAC-MAN, 2010

Inspirando-se na carreira de seu pai como técnico de arcade, o designer e engenheiro Marcin Wichary construiu o PAC-MAN Doodle do zero. O Doodle era fiel às raízes do PAC-MAN: incluía a lógica original do jogo, gráficos, sons e até mesmo os bugs originais.

Primeiro Doodle de ação ao vivo: 122 anos do nascimento de Charlie Chaplin, 2011

Este curta-metragem contou com a participação de toda a equipe Doodle, com Mike Dutton no papel principal. Para ficar o mais próximo possível dos filmes originais de Chaplin, foi gravado em Niles, Califórnia, no mesmo set onde muitos de seus filmes mudos foram filmados. Niles também é o lar do Niles Essanay Silent Film Museum.

Primeira apresentação de slides do Doodle: 200º aniversário dos contos de fadas de Grimm, 2012

Este Doodle foi inspirado nos quadrinhos e permite que os leitores percorram a história em seu próprio ritmo. A versão moderna do Doodler Matt Cruickshank sobre “Chapeuzinho Vermelho”, o conto apresentava designs planos e até um final alternativo.

Primeiro Doodle de código aberto: 60º aniversário da primeira publicação de Stanislaw Lem, 2011

Em homenagem ao prolífico escritor de ficção científica Stanisław Lem, este Doodle foi um minijogo projetado por Sophia Foster-Dimino (inspirado no trabalho da ilustradora polonesa e colaboradora de Lem, Daniel Mróz) que permite manipular um robô depois de vê-lo crescer na tela.

Foi a primeira vez que o código (todas as 17.000 linhas!) por trás de um Doodle foi aberto, permitindo ao público acessá-lo e ver como o Doodle foi construído.

Primeiro Doodle animado via piano: 151º aniversário de Claude Debussy, 2013

Este Doodle percorreu uma paisagem urbana de 1800 à noite e contou com um pouco de engenhosidade tecnológica para sincronizar perfeitamente as luzes, a névoa e o brilho das estrelas ao som da música de Debussy.

Curiosidade: a música deste Doodle foi interpretada por Sabrina Hong, irmã do autor do doodle, Leon Hong.

Primeiro Doodle orgânico: Dia da Terra 2012

Um punhado de Doodlers dedicados instalaram uma câmera no telhado do prédio para fazer crescer este Doodle colorido.

A prática de homenagear o Dia da Terra pegou, e a cada ano o Google apresenta um doodle diferente. 

Primeiro Doodle animado recortado em papel, aniversário de 117 anos de Lotte Reiniger, 2016

Neste doodle, a autora Olivia Huynh se propôs a recriar o estilo da cineasta e animadora Lotte Reiniger, recortando meticulosamente milhares de silhuetas de papel e movendo-as levemente para cada quadro.  O filme apresenta a própria Reiniger – em papel.

Primeiro Doodle com um poema narrado: 90º aniversário da Dra. Maya Angelou, 2018

Neste vídeo Doodle, pessoas inspiradas na vida e legado da escritora e ativista Maya Angelou – incluindo Alicia Keys, Martina McBride, Oprah Winfrey e até mesmo o filho do autor Guy Johnson – narraram o icônico poema “Still I Rise”, com legendas desenhadas por Melissa Crowton.

Primeiro Doodle VR/360: Celebrando Georges Méliès, 2018

Este Doodle de vídeo VR/360 indicado ao prêmio Emmy celebrou o pioneiro ilusionista e diretor de cinema francês Georges Méliès.

Helene Leroux, da equipe Doodle, em colaboração com a Spotlight Stories e o Nexus Studios, contou a história de um personagem parecido com Méliès e suas aventuras em um set de filmagem virtual.

Primeiro Doodle no mesmo dia: Descoberta de Água na Lua, 2009

A artista de Doodle Jennifer Hom ficou tão inspirada por uma notícia que leu sobre a descoberta de água na Lua que imediatamente começou a trabalhar em um Doodle para comemorar o acontecimento. 

O Doodle foi concluído em cerca de quatro horas e quando foi lançado bateu o recorde de lançamento mais rápido do Doodle de todos os tempos – marca que detém até hoje.

Primeiro doodle publicado no mesmo dia do evento, sobre a descoberta de água na Lua, em 2009. Foi realizado e publicado num período de apenas 4 horas e mantém o título do Doodle lançado em menor tempo na história do Google.

O Doodle com mais personagens em cena comemorou  o Dia Internacional da Mulher, 2014

Apresentando mais de 100 mulheres de todo o mundo, este Doodle de vídeo incluiu mulheres inspiradoras como uma brasileira, a ativista educacional Isadora Faber, então com 14 anos.

Estrelam também o filme personalidades com destaque na cena do debate sobre gênero, como a ativista Malala Yousafzai, a atriz, comediante e cantora russa Nonna Grishaeva e a agricultora nigeriana Foluso Olaniyan. 

O Doodle com mais parceiros envolvidos em sua criação Doodle: 44º aniversário do nascimento do Hip Hop, 2017

Este Doodle elevou a interatividade a um novo nível, permitindo misturar samples de breakbeats lendários.

Seguindo uma narrativa sobre a história do Hip Hop, narrada por Fab 5 Freddy, ex-apresentador do “Yo! MTV Raps”, o Doodle deu um tutorial sobre como ser um DJ virtual em um par de toca-discos interativos.

“Apropriadamente para um Doodle que celebra um gênero musical inerentemente colaborativo, trabalhamos com sete parceiros criativos e nove pioneiros do Hip Hop para criar o Doodle, e mais de 50 membros do Hip Hop nos ajudaram a espalhar a palavra”, conta o diretor dos Doodles. 

Maior tempo de produção: Celebrando Selena Quintanilla, 2017

A vida da musicista mexicano-americana, ícone da moda, empresária, filantropa e superestrela internacional Selena Quintanilla foi celebrada em um vídeo musical Doodle animado por Doodler Kevin Laughlin.

Com uma das canções mais icônicas de Selena, “Bidi Bidi Bom Bom”, o vídeo ilustrou sua  ascensão de fenômeno infantil a potência musical e levou 18 meses para ser produzido.

 

Primeiro concurso Doodle 4 Google, 2005

O primeiro concurso Doodle 4 Google ocorreu no Reino Unido e teve como vencedora Lisa Wainaina, de 11 anos, com a imagem “O Dia da Criança”. O concurso, que agora acontece todos os anos em vários países, convida os alunos a criarem seus próprios Doodles e concorrerem a bolsas de estudo e pacotes de tecnologia para suas escolas.

Primeiro Doodle feito por concurso entre usuários. Foi elaborado em 2005 por uma criança de 11 anos, Lisa Wainaina, em concurso no Reino Unido, e seu título é "Dia da Criança".

O concurso, que agora acontece todos os anos em vários países, convida os alunos a criarem seus próprios Doodles e concorrerem a bolsas de estudo e pacotes de tecnologia para suas escolas.

Primeiro Doodle Quiz, Earth Day Quiz 2015

Este quiz  científico ajudou as pessoas a se descobrirem no reino animal – e a aprenderem curiosidades sobre animais no processo.

Celebridades amantes de animais, como Jane Goodall e Edward Norton, filmaram vídeos compartilhando suas criaturas pessoais e ajudaram a arrecadar dinheiro para diversas instituições de caridade para animais. 

Melhor participação especial de gato: Momo the Cat, Halloween 2016

Uma versão animada do gato da artista Doodler Juliana Chen fez sua segunda de várias aparições Doodle neste jogo com tema de Halloween. O jogo incluía cinco níveis, feitiços mágicos e uma varinha poderosa para afastar inimigos fantasmagóricos.

Momo passou a aparecer em Doodles de Halloween nos anos seguintes e virou uma celebridade. 

Curiosamente,  até o fechamento desta matéria não havia um doodle para comemorar o aniversário de 25 anos do Google.

Ou eles podem estar preparando uma surpresa.