Londres – A morte da Rainha Elizabeth II, que completa o primeiro aniversário nesta sexta-feira (8), e a ascensão de Charles III ao trono, foram registradas em imagens feitas por anônimos que participaram da despedida e por fotógrafos renomados que tiveram o privilégio de documentar cenas históricas do fim de um reinado de 70 anos e início de outro que estreou com o ônus de garantir o futuro da monarquia.
Um desses privilegiados foi Chris Jackson, da Getty Images, que fotógrafo da realeza por mais de 20 anos. Jackson cobre os principais eventos da família real britânica e também registra imagens de seus principais membros em retratos ou distante dos olhos do público.
No primeiro aniversário da morte da rainha e do reinado de Charles III, ele compartilhou memórias e histórias das últimas fotos de Elizabeth II, do funeral e do primeiro ano de Charles à frente da coroa britânica.
Morte da rainha Elizabeth II três meses após Jubileu de Platina
Jackson, que tem 43 anos e passou quase metade da vida fotografando a realeza, considera o Jubileu de Platina de Elizabeth II um dos destaques de sua carreira.
“Ter um assento na primeira fila para essa ocasião histórica e feliz foi algo que jamais esquecerei. O ruído da multidão ela apareceu na sacada para abrir os festejos do Jubileu e as milhares de pessoas alinhadas na avenida que leva ao Palácio foram certamente um momento emocionante para todos.”
Mas a rainha não reinou absoluta, pelo menos nas imagens que entraram para a história, como lembra Jackson.
“As divertidas brincadeiras do Príncipe Louis na sacada certamente fizeram todos sorrir, especialmente quando os aviões sobrevoaram o local, fazendo com que ele colocasse as mãos nos ouvidos, um adorável momento familiar!”, recordou.
Leia também | Louis faz 5 anos: veja imagens do ‘príncipe da pirraça’ premiadas pela Associação de Fotojornalismo britânica
O Jubileu foi encerrado com uma Rainha Elizabeth emocionada, vestida de verde, aparecendo na sacada para encerrar o fim de semana – era possível ver a emoção em seus olhos quando ela olhou para a multidão que se estendia até a Trafalgar Square.
Pouco antes, o fotógrafo da Getty Images registrou Elizabeth II fazendo uma das coisas que mais gostava: assistir a uma corrida de cavalos, no Royal Windsor Horse Show. Jackson destaca este registro como um de seus preferidos entre os últimos que fez da rainha.
“Apesar dos problemas de mobilidade no início do verão de 2022, ela ainda conseguiu ir até lá para assistir à competição de alguns de seus cavalos. O mais bonito nessa foto é a alegria estampada em seu rosto enquanto ela assistia da janela do carro.”
Outra foto selecionada por Chris Jackson entre suas preferidas retrata a rainha Elizabeth II no trabalho, hábito que manteve até dois dias antes de sua morte, quando recebeu a então primeira-ministra Liz Truss em audiência oficial.
“Esta que é uma das últimas fotos oficiais mostra a rainha com sua icônica “caixa vermelha”, no castelo de Sandringham.
Adoro o fato de que essa foto resume o compromisso com o dever que Elizabeth II representava, bem como um lindo sorriso natural. Ela claramente se sentia feliz e em casa em Norfolk.”
Memórias da morte da rainha no primeiro aniversario
As homenagens à rainha Elizabeth II por ocasião de sua morte mobilizaram o Reino Unido por 10 dias e comoveram o mundo. Chris Jackson selecionou um momento em particular que para ele foi inesquecível:
“Esse arco-íris apareceu sobre a histórica torre redonda do Castelo de Windsor no exato momento em que a notícia de sua morte foi anunciada ao mundo.”
Entre os registros dos funerais, ele selecionou uma imagem sensível de Charles III com sua mulher no dia seguinte à morte da rainha. Camilla pousa suavemente as mãos sobre as costas do futuro rei, cabisbaixo ao lado das flores em homenagem à monarca.
Chris Jackson também documento o que chamou de uma visão histórica do futuro da monarquia: Charles, Camilla, William e Kate posaram no Palácio de Buckingham na véspera do enterro de Elizabeth II.
Ela capturou também a expressão de tristeza do filho que perdeu a mãe, com os olhos vermelhos, durante a cerimônia fúnebre na Abadia de Westminster.
Rei Charles II e Camilla: a nova monarquia pós-Elizabeth
Charles subiu ao trono sem a popularidade da mãe. Ainda hoje ele ocupa o mesmo 5º lugar entre os membros da realeza mais admirados, segundo o acompanhamento do instituto de pesquisas YouGov.
As aparições públicas são parte deste roteiro de encantamento e de fortalecimento da imagem da monarquia. Muitas delas foram registradas por Chris Jackson – e o rei se mostrou bem à vontade no papel em algumas ocasiões.
“Em 2023 ocorreu o primeiro Highland Games, na Escócia, após a morte da rainha Elizabeth – um evento que ela adorava e que participou em quase todos os anos de seu reinado. Esse é um legado muito importante para o rei e a rainha, e eles realmente pareciam estar se divertindo!”
O fotógrafo real da Getty estava lá no momento da coroação, em posição privilegiada. Ele fotografou os novos monarcas quando eles acenavam para o público da sacada do Palácio de Buckingham e no cortejo.
“Esta perspectiva nunca antes vista foi um momento muito especial dos “bastidores” desse dia histórico.”
Mas um dos momentos especiais foi o olhar cúmplice flagrado por Jackson entre Charles e a irmã, a princesa Anne, de quem sempre foi muito próximo, após receber a coroa e o manto.
Outro momento do primeiro ano de Charles no trono marcante para Chris Jackson foi a visita do presidente dos EUA, Joe Biden. Ele compartilhou suas impressões:
“Os dois líderes demonstram se dar muito bem enquanto caminhavam de volta para a tribuna de honra depois de inspecionar as tropas. Eles pareciam alinhados antes de uma reunião sobre questões climáticas.”
Chris Jackson também documentou a primeira visita oficial de Charles a um país estrangeiro, a Alemanha, onde discursou no Parlamento e cumprimentou figuras diversas da sociedade alemã, como Glam Rockers, da banda Lord of the Lost.
O fotógrafo real da Getty destacou ainda nesse um ano desde a morte de Elizabeth II uma cena que remete à memória da rainha e ao amor de Charles pela natureza.
“De forma tocante, fotografei a rainha Elizabeth II e o então príncipe Charles plantando a primeira árvore do Queen’s Green Canopy em Windsor. Anos depois, capturei em Sandringham este momento em que o rei estava ao lado de seu filho, o príncipe William, e eles plantaram a última.
Nesse período, mais de três milhões de árvores foram plantadas em nome da rainha Elizabeth em todo o mundo – um projeto e um legado incríveis.”
O rei Charles não economiza sorrisos e risadas em suas aparições públicas, embora no início de seu reinado tenha protagonizado algumas cenas de irritação, brigando com canetas.
Longe das canetas, o fotógrafo real adorou o momento descontraído em que o rei Charles e a rainha Camilla cortaram um bolo durante um evento para inaugurar o novo Coronation Garden em uma visita à Irlanda do Norte.
“Essa foi a primeira visita deles ao local desde a coroação, e foi uma ocasião alegre, em que receberam uma recepção muito calorosa.”
A competição de cavalos Royal Ascot é uma tradição britânica. A rainha Elizabeth era uma entusiasta criadora de cavalos. Chris Jackson fotografou-a por 20 anos participando do evento, e percebeu o quanto ela gostava da ocasião. O fotógrafo organizou até uma exposição sobre as passagens da rainha pelo Royal Ascott.
Este ano, ele registrou a primeira aparição de Charles e Camilla no evento, já como monarcas.
“Eles estavam ansiosos para continuar o legado da rainha e compareceram a todos os dias da corrida de 2023, torcendo por seus cavalos e indo até a pista sob os aplausos da multidão.”
A Getty Images cobre mais de 160 mil eventos por ano – de estreias cinematográficas a guerras. A agência tem um acervo gigantesco de fotos da rainha Elizabeth e da monarquia, nem todas de autoria de Jackson.
Como os integrantes da realeza participam de vários eventos simultâneos, ele não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas coordena o que os colegas registram. E esteve pessoalmente nos momentos mais importantes nesses últimos 20 anos.
Logo após a morte da rainha, há um ano, ele foi perguntado sobre o que mais sentiria falta. A resposta:
“É muito simples. Vou sentir falta do sorriso dela.”
Fotos: cortesia Getty Images
Leia também | Apoio à monarquia britânica cai principalmente entre jovens no primeiro ano após a morte de Elizabeth II