O Google anunciou o lançamento do Google Privacy Sandbox para a “maioria” dos usuários do Chrome, que alcançará 100% dos que utilizam o buscador nos próximos meses. Mas o que é isso exatamente?
O novo conjunto de recursos representa uma mudança fundamental na forma como o Chrome rastreará os dados dos usuários para o benefício dos anunciantes.
Em vez de cookies de terceiros, o Google Chrome agora pode acessar diretamente seu histórico de navegação para coletar informações sobre “tópicos” de publicidade.
O que é um cookie?
Em desenvolvimento desde 2019, esta mudança gerou muita controvérsia, pois alguns comentaristas a consideraram invasiva em termos de privacidade.
Compreender como funciona – e se você deseja ativar ou desativar – é importante, uma vez que o Chrome continua sendo o navegador mais usado no mundo, com uma participação de mercado de 63% em maio de 2023 (o Safari está em segundo lugar com 13%).
Em 1994, o engenheiro de computação Lou Montulli, da Netscape, revolucionou a forma como navegamos na Internet com a invenção do “cookie“.
Pela primeira vez, as páginas da web puderam lembrar nossas senhas, preferências, configurações de idioma e até mesmo carrinhos de compras.
Esse método deveria ser uma troca privada de informações apenas entre um usuário e um site – o que é conhecido como cookie primário.
Mas em dois anos, os anunciantes descobriram como ‘hackear’ cookies para rastrear usuários. Estes são cookies de terceiros.
Leia também | Meta reage contra multa de US$ 1,3 bilhão na Europa por privacidade de dados: “injustificada e desnecessária”
Cookie original x cookie de terceiros
Você pode pensar em um cookie original como um vendedor de loja que ouve suas preferências e fica feliz em segurar suas sacolas ou roupas enquanto você faz sua seleção – mas apenas enquanto você está dentro da loja.
Um cookie de terceiros é como um bug de um filme de espionagem antigo. Ele ouve tudo no seu quarto, mas apenas compartilha as informações com seus aliados.
O “espião” pode colocar este cookie em sites de outras pessoas, para registrar o que você visita e quais dados você insere.
Se você já se perguntou como o Facebook exibiu um anúncio sobre algo relacionado a uma notícia que você acabou de ler, é provável que seja porque você ativou cookies de terceiros.
O rastreamento e a vigilância online não regulamentados por meio de cookies foram o padrão até 2018, quando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia e a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia (CCPA) foram introduzidos.
Se você notou mais pop-ups notificando sobre cookies e solicitando seu consentimento, você deve agradecer ao GDPR e a CCPA.
Leia também | Human Rights Watch denuncia vigilância e coleta de dados infantis em sites de ensino a distância no Brasil
Os primeiros navegadores a desativar o suporte para cookies de terceiros foram o Safari da Apple em 2017 e o Mozilla Firefox em 2019.
Mas o Google também é uma grande empresa de publicidade online, com os anúncios representando 57,8% da receita em 2023.
Eles foram os mais lentos na desativação de cookies de terceiros no Chrome. Com a introdução do Privacy Sandbox, eles agora esperam começar a desativar os cookies em 2024.
Qual a diferença entre o Google Privacy Sandbox e os cookies?
Os detalhes sobre como funciona a coleção de recursos do Google Privacy Sandbox são bastante técnicos. Mas aqui estão alguns dos aspectos mais importantes.
Em vez de usar cookies de terceiros para exibir anúncios na Internet, o Chrome fornecerá algo chamado tópicos de publicidade.
Estes são resumos de alto nível do seu comportamento de navegação, rastreados localmente (como no seu histórico de navegação), que as empresas podem acessar mediante solicitação para exibir anúncios sobre assuntos específicos.
Além disso, existem recursos como o Protected Audience (Protegendo o público), que pode veicular anúncios para “remarketing” (por exemplo, o Chrome rastreou sua visita a uma listagem de uma torradeira, então agora você receberá anúncios de torradeiras em outro lugar) e o Relatório de Atribuição, que coleta dados em cliques em anúncios.
Resumindo, em vez de cookies de terceiros fazerem a espionagem, os recursos que esses cookies permitem estarão disponíveis diretamente no Chrome.
Sharing one of my favorite privacy cartoons again …
Are you like Cookie Monster trying to delete cookies? 🍪#data #dataprivacy #privacy #marketing #advertising #cookies #thirdparty #privacynotice #advertisingandmarketing pic.twitter.com/0FmDvCyZD3
— Red Clover Advisors (@redcloveradvsrs) November 13, 2020
O Google Privacy Sandbox vai melhorar a privacidade dos usuários?
Embora o Google apresente o Privacy Sandbox como algo que melhorará a privacidade dos usuários, nem todos concordam.
Se esses recursos estiverem ativados, o Google – uma das maiores empresas de publicidade do mundo – será essencialmente capaz de ouvi-lo em qualquer lugar da web.
A tecnologia de rastreamento também pode nos beneficiar. Por exemplo, pode ser útil se uma loja online o lembrar a cada três meses que você precisa de uma escova de dentes nova ou que no ano passado você comprou um cartão de aniversário para sua mãe.
Descarregar o esforço cognitivo, com lembretes como esses, é uma ótima maneira pela qual a automação pode ajudar a humanidade. Quando usado em situações em que é necessária precisão extrema, pode tornar nossa vida mais fácil e agradável.
No entanto, se você não se sentir confortável com a vigilância, a alternativa aos cookies de terceiros pode não ser necessariamente o novo Privacy Sandbox no Chrome.
A alternativa é desativar completamente o rastreamento.
Leia também | Seguindo modelos do Telegram e Twitter, WhatsApp lança recurso de envios ‘em mão única’ focado em privacidade
O que você pode fazer?
Se você não deseja que suas atividades online sejam rastreadas para fins publicitários, existem algumas opções simples.
Os navegadores mais privados são navegadores especializados que priorizam o não rastreamento, como o DuckDuckGo e o Brave.
Mas se você não quiser ficar tão nerd, o Safari e o Firefox já possuem cookies de terceiros bloqueados por padrão.
Se você não se importa com publicidade direcionada útil, pode deixar as configurações do Google Chrome Privacy Sandbox ativadas.
Se quiser ajustar essas configurações ou desativá-las, clique nos três pontos no canto superior direito e vá para Configurações > Privacidade e segurança > Privacidade de anúncios.
Não está claro se a desativação desses recursos impedirá o Chrome de coletar esses dados ou se simplesmente não os compartilhará com os anunciantes. Você pode descobrir mais detalhes sobre cada recurso na página de ajuda do Google Chrome .
Por último, é bom lembrar que nada vem de graça. Software custa dinheiro para ser desenvolvido. Se você não está pagando por isso, é provável que você – ou seus dados – sejam o produto.
Precisamos revolucionar a forma como pensamos sobre nossos próprios dados e o valor que eles realmente possuem.
Sobre a autora
Erica Mealy é pesquisadora sobre design centrado no usuário aplicado e desenvolvimento de software e também sobre educação em tecnologia da informação.
Ela estudou automação e alocação de tarefas/funções (entre usuários e software) e ministra palestras públicas para a Universidade de Sunshine Coast sobre IA x automação, mulheres na tecnologia e o futuro dos negócios.
Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.
Leia também | Google faz 25 anos: de imagens estáticas a vídeos, veja os ‘doodles’ que marcaram história