Londres – Um ano após a compra do Twitter (agora X) por Elon Musk, o tráfego para seu próprio perfil “é praticamente a única métrica de sucesso que se pode encontrar na rede social”, segundo um novo levantamento feito pela empresa de monitoramento Similarweb.
Enquanto o tráfego e para o perfil e postagens de Musk aumentou 96% em um ano (até setembro), o da plataforma caiu 19% nos EUA (origem de um quarto de seu tráfego), com tendência similar em outros grandes mercados como Alemanha (- 17,9%), Austrália (- 17,5%), França (- 13,4%) e Reino Unido (-11,6%).
Embora a Similarweb tenha registrado uma queda global entre as 100 maiores plataformas de rede social e comunidades na internet em um ano, ela foi de 3,7%, bem inferior à do Twitter.
Em um ano sob Musk, Twitter cai e TikTok sobe
Já o tráfego do TikTok cresceu 22,8% em um ano. O único que também recuou no período foi o Facebook.
Os dados da Similarweb cobrem 12 meses, de setembro de 2022 a setembro de 2023. Nesse período, a queda de tráfego global da web para o domínio twitter.com foi de 14% em comparação a setembro de 2023, enquanto a redução para o portal ads.twitter.com foi de -16,5%.
Em dispositivos móveis, o Twitter perdeu -17,8% do tráfego comparando-se com setembro do ano passado, incluindo usuários ativos mensais para iOS e Android nos EUA.
Em todo o mundo, o uso no Android caiu -14,8%. A queda é consistente ao longo do tempo.
A Smilarweb chamou a atenção também para os efeitos da “rivalidade contínua de Musk com a mídia”, capaz de causar “uma deterioração ainda maior no uso do X como fonte de notícias” e reduzir a importância da rede social como fonte de tráfego para veículos de notícias.
Segundo o relatório, há três anos, o site nytimes.com do jornal New York Times obtinha de 3% a 4% ou mais de seu tráfego total de referências do Twitter.com, mas esse número caiu para menos de 1% nos últimos meses.
Recentemente, Musk defendeu a remoção das manchetes da visualização de artigos de notícias que os usuários postam no serviço como uma forma de evitar que os usuários cliquem.
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“Se Elon Musk quisesse gerar tráfego para seu perfil nas redes sociais, certamente deveria haver uma maneira mais barata e fácil”, disse David Carr, gerente sênior de insights da Similarweb e autor do relatório.
Musk e Twitter: ‘uma das maiores compras de impulso da história’
O empresário pagou US$ 44 bilhões pela rede social. Carr diz que a decisão de Musk de adquirir o Twitter, como era então conhecido, “parece ter sido uma das maiores compras por impulso da história”.
Ele anunciou sua intenção de comprar o serviço em abril de 2022, mas “a aquisição hostil se transformou em um casamento forçado”, diz o relatório.
Depois que o conselho do Twitter decidiu aceitar sua oferta, Musk começou a questionar se iria seguir adiante.
O conselho entrou com uma ação para obrigá-lo a fechar o negócio, enquanto Musk alegou que o Twitter não valia o que havia oferecido porque estava invadido por bots.
No entanto, a Similarweb afirma que sua pesquisa não não encontrou nenhuma evidência de que a presença de contas automatizadas fosse muito maior do que os então líderes do Twitter haviam reconhecido publicamente.
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Musk e a pia na sede do Twitter
A compra do Twitter foi oficializada em 28 de outubro de 2022, quando Elon Musk conclui o acordo para adquirir a rede social pelo preço de oferta original de US$ 54,20 por ação, a um custo total de cerca de US$ 44 bilhões.
Dois dias antes, quando tudo já estava encaminhado, ele entrou na sede da companhia carregando uma pia (em inglês americano sink, palavra que também tem o sentido de ‘afundar’).
Mas a expressão ‘let something sink’ significa “se acostumar com uma ideia depois de um fato surpreendente”, o que parecia ser um recado para a equipe que ensaiava reagir ao novo comando.
O relatório da Similarweb mostra que a metáfora acabou se transformando em realidade – só que no sentido do afundamento. Menos para a popularidade do próprio Musk, como aponta a empresa de monitoramento.
“Embora não seja exatamente o frenesi alcançado em outubro/novembro do ano passado, quando as visitas às suas páginas ultrapassaram 90 milhões de visitas apenas com base na web para desktop, o tráfego continua a aumentar lentamente.
Mesmo seus críticos mais severos ainda na plataforma precisam ficar atentos para acompanhar o que ele mudará a seguir, ao remodelar a rede à sua própria imagem.”
Nesta terça-feira, o Twitter/X anunciou um teste nas Filipinas e na Nova Zelândia, cobrando US$ 1 para novos usuários como medida para conter spam, manipulação e atividade de bots.
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