Londres – A decisão de Elon Musk de não mais exibir manchetes em postagens de notícias feitas por veículos de imprensa no Twitter / X , implantada nesta quinta-feira (5), foi mais uma mudança a desagradar o jornalismo – mas não foi surpresa. 

Musk já havia sinalizado em agosto que as manchetes poderiam deixar de aparecer. Ele assumiu a autoria da ideia, sob o argumento de “melhorar a estética” dos tweets. 

No entanto, os críticos associam a mudança a uma tentativa de evitar que usuários do Twitter / X cliquem no link e saiam da plataforma, um incômodo que já motivou diversos comentários do bilionário. 

Mudança nas manchetes do Twitter / X já começa a ser contornada 

Nos últimos dias, ele repostou uma foto em que aparece fazendo uma selfie incentivando usuários comuns a postarem mais conteúdo diretamente, como jornalistas-cidadãos, “caminho para um futuro melhor”. 

E mandou um recado para os que postam links, avisando que o algoritmo tenta otimizar o tempo gasto no Twitter/X, razão pela qual os links “não recebem tanta atenção”.

Assim, a melhor estratégia para quem quer ver seu conteúdo valorizado seria postar textos longos, segundo Musk. 

Se a ideia era conhecer os veículos de imprensa a fazerem isso na plataforma, não adiantou muito. Rapidamente vários encontraram formas de contornar a nova política, como registrou o colunista e analista de mídia americano Brian Stelter. 

Alguns passaram a publicar uma imagem com o texto e a manchete incorporados, ou apenas o título do veículo em destaque sobre a foto. 

Outros trouxeram as manchetes para o corpo da mensagem e inseriram frases como ‘clique na imagem para ler a notícia completa’. 

O editor do site de notícias sobre jornalismo Mediaite demonstrou a diferença entre ‘antes e depois’.

A mudança foi retroativa. Manchetes em tweets anteriores desapareceram, deixando muitas vezes a postagem sem sentido, apenas com uma foto e um texto criado anteriormente para “complementar” a informação que estava no título, como no exemplo destacado pelo editor do Mediaite. 

Reações negativas à mudança no X / Twitter 

As reclamações sobre a mudança no Twitter / X  não vieram apenas de grandes meios de imprensa.

Organizações de jornalismo como o NiemanLab, da Universidade de Harvard, e Tow Center, de Columbia, também reagiram. 

O artigo sobre a mudança no Twitter no site do NiemanLab, publicado na quinta-feira, foi intitulado “Notícia ou Meme? Depois das manchetes de Elon Musk, é difícil dizer”. 

 O texto diz:

“Se alguém tivesse que inventar um único movimento destinado a desferir um golpe em qualquer tráfego restante e tornar o compartilhamento de notícias mais complicado, não poderia fazer muito melhor do que eliminar as manchetes das postagens.”

Emily Bell, diretora do Tow Center, questionou em um tweet “por que as empresas jornalísticas continuam a pagar para promover posts no Twitter / X diante das recentes mudanças que afetam negativamente o jornalismo”. 

Além de afetar o tráfego dos veículos de imprensa, a novidade do Twitter / X foi vista com preocupação pelos que temem a desinformação na plataforma, pois torna mais difícil diferenciar à primeira vista a origem de uma postagem.

Elon Musk x jornalismo, a batalha 

Elon Musk tem uma implicância histórica com o jornalismo. Frequentemente ele ataca os veículos de comunicação e questiona sua credibilidade, contribuindo para a queda de confiança do público na imprensa. 

Em agosto, quando o comentário sobre o fim das manchetes foi postado pelo bilionário, ele usou sua conta com 159 milhões de seguidores para colocar dúvidas sobre a verdade na chamada “legacy media”, ou mídia tradicional. 

No mesmo dia, o bilionário sugeriu que leitores do New York Times cancelassem suas assinaturas, postando um link para um site que consegue quebrar paywalls (bloqueio de acesso ao conteúdo para não-assinantes).

O jornal havia publicado uma reportagem sobre questões raciais na África do Sul que desagradou o empresário. 

Dias após as duas postagens, o jornal Washington Post denunciou que o Twitter estava atrasando o acesso a notícias (com um delay de cinco segundos), segundo um participante de um fórum de tecnologia que detectou o problema. 

No último fim de semana, Elon Musk voltou a demonstrar seu pouco apreço pelo jornalismo, com um post que dispensa palavras, visto por mais de 30 milhões de usuários. 

Post de Elon Musk no Twitter / X contra a mídia de notícias dias antes de nova mudança na plataforma

Ao mesmo tempo, ele incentiva criadores independentes egressos do jornalismo tradicional, como o polêmico âncora Tucker Carlson, notório extremista e propagador de desinformação. 

Demitido da Fox News, ele passou a apresentar um programa no Twitter / X. Elon Musk frequentemente reposta os vídeos, recomendando-os.