Uma imagem do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, projetado como uma escultura contra o céu alaranjado do entardecer na Baía da Guanabara foi a vencedora da etapa Brasil do concurso internacional Wiki Loves Monuments Brasil, organizado pela enciclopédia online para aumentar o acervo de fotos gratuitas e adicionar novos ângulos de monumentos já registrados em todo o mundo. 

De autoria de Bruno Tamm Rabello, a foto foi a escolhida entre mais de 13 mil imagens de monumentos e sítios históricos enviadas por 122 fotógrafos profissionais e amadores. 

As dez melhores imagens da etapa nacional vão representar o Brasil na etapa internacional do concurso Wiki Loves Monuments, que em 2022 elegeu uma foto do Gabinete Português de Leitura, no Rio, como a vencedora global. 

Conheça as fotos de monumentos vencedoras da etapa Brasil

O concurso da Wikipédia estabelece uma lista de ‘alvos’ para os fotógrafos, com o objetivo de complementar o acervo de imagens gratuitas da biblioteca online. 

Este ano as imagens enviadas retrataram monumentos de 146 cidades de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Foram 1.357 registros, dos quais 965 inéditos, garantindo imagens de locais que não contavam com uma foto na biblioteca.

Entre as 10 melhores de 2023 o Estado do Rio de Janeiro se destacou, com cinco fotos escolhidas pelo júri, como a do Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Inaugurado em 2015, fica na Praça Mauá, no centro da cidade, e foi a estrela da revitalização da zona portuária do Rio para as Olimpíadas de 2016. 

O Museu do Amanhã ao anoitecer no Rio de Janeiro foi a imagem vencedora do Wiki Loves Monuments Brasil 2023
Foto: Bruno Tamm Rabello / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

A instituição é dedicada às ciencias, com exposições e atividade que exploram as grandes transformações experimentadas pelo mundo e diferentes caminhos que se abrem para o futuro. 

O prédio majestoso e sua localização estratégica, às margens da Baía de Guanabara, o fizeram uma nova referência na paisagem carioca. 


2º lugar: Estátua de Pixinguinha, Rio de Janeiro, por Donatas Dabravolskas

O segundo colocado da etapa Brasil do concurso de fotos de monumentos é o fotógrafo lituano radicado no Brasil Donatas Dabravolskas.

Ano passado ele venceu a etapa global do Wiki Loves Monuments com uma foto do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro.

A estátua de Pixinguinha, localizada no Centro do Rio de Janeiro, foi uma das vencedoras da etapa Brasil do concurso de fotos de monumentos
Foto: Donatas Dabravolskas / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

Este ano sua foto retrata a estátua de Pixinguinha (1897-1983), músico carioca e compositor do famoso choro ‘Carinhoso’, que está localizada na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro.


3º lugar: Igreja e Praça da Sé, Olinda/PE, por Hans von Manteuffel 

Um drone capturou a imagem da Praça da Sé  com a igreja de mesmo nome cercada por milhares de foliões durante o carnaval de Olinda, Pernambuco. A Igreja da Sé, fundada em 1540, é a maior do século XVI do Brasil e a mais antiga de Olinda.

Igreja e Praça da Sé capturadas por um drone durante o carnaval de Olinda, Pernambuco. A imagem é uma das vencedoras do concurso de fotos de monumentos etapa Brasil
Foto: Hans von Manteuffel /Wiki Loves Monuments Brasil 2023

4º lugar: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Pirenópolis/GO, por Rossyni Pina

Um detalhe da frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário enfeitada para as celebrações da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, ficou com o quatro lugar entre as melhores imagens de monumentos na etapa Brasil do Wiki Loves Monuments 2023.

Detalhe da fachada enfeitada da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Pirenópolis, Goiás, foi uma das dez imagens vencedoras do concurso de fotos de monumentos Brasil
Foto: Rossyni Pina / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

5º lugar: Fazenda Brejão, Casa Branca/SP, por Vladimir Benincasa

A Fazenda Brejão foi inaugurada por volta de 1864 pelo casal Martinho e Veridiana Prado. No século XIX o local foi considerado um dos maiores produtores de café do mundo.

Fazenda Brejão em Csa Branca, São Paulo, é uma das fotos vendedoras do Wiki Loves Monuments Brasil 2023
Foto: Vladimir Bernincasa / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

A foto de Vladimir Benincasa faz parte do acervo do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


6º lugar: Monumento às Três Raças, Goiânia/GO, por Msicoli 

A imagem do Monumento às Três Raças, cujo nome oficial é Monumento à Goiânia, está localizada na Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira.

O monumento às Três Raças em Goiânia, Goiás, foi selecionado entre as dez fotos vencedoras da etapa Brasil do Wiki Loves Monuments
Foto: Msicoli / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

Esculpido em bronze e granito por Neusa Morais em 1968, é uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, que deu origem ao povo goiano.


7º lugar: Sítio Arqueológico, Ilha Grande/RJ, por Valdo Gildo 

O Sítio Arqueológico na Ilha Grande com um amolador-polidor fixo (conjuntos de marcas resultantes da confecção de objetos polidos, como machados, há mais de três mil anos), foi a imagem classificada em sétimo lugar entre as dez melhores fotos de monumentos da etapa Brasil do concurso.

O Sítio Arqueológico na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é uma das imagens vencedores do concursos de fotos de monumentos Brasil
Foto: Valdo Gildo / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

8º lugar: Estátua de Mahatma Gandhi, Rio de Janeiro, por Estela Neto

A estátua do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi foi inaugurada no Centro do Rio de Janeiro em 1949, um ano após Gandhi ser assassinado. A escultura é do indiano Sankho Chanduri. O ângulo escohido pela fotógrafa é especial, ‘agigantando’ o pacifista que parece maior do que um arranha-céu ao fundo. 

Estátua de Mahatma Gandhi no Rio de Janeiro está entre as imagens premiadas de concurso de fotos de monumentos Brasil, Wiki Loves Monuments
Foto: Estela Neto / Wiki Loves Monuments Brasil 2023
9º lugar: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, Laguna/SC, por Rogério Sodré 

O nono lugar do concurso de fotos de monumentos foi a imagem da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. A igreja foi construída em três etapas entre os anos de 1696, 1735 e 1894.

A Igreja Matriz Santo Antônio em Laguna, Santa Catarina, é uma das melhores fotos de monumentos do Brasil em 2023
Foto: Rogério Sodré / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

Seu fundador foi Domingos de Brito Peixoto, que trouxe uma pequena imagem de Santo Antônio, o santo casamenteiro, para adornar o altar.


10º lugar: Palácio Quitandinha, Petrópolis/RJ, por Wilfredor 

Um dos principais pontos turísticos da cidade imperial de Petrópolis, o Palácio Quitandinha, foi construído em 1944 por Joaquim Rolla e Antonio Faustino para ser o maior hotel-cassino da América Latina.

A foto da fachada do prédio foi uma das imagens de monumentos selecionadas entre as vencedoras do Wiki Loves Monuments Brasil 2023.

O Palácio Quitandinha em Petrópolis, Rio de Janeiro, foi uma das imagens premiadas no Wiki Loves Monuments Brasil 2023
Foto: Wilfredor / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

Em 1946 com a proibição do jogo no Brasil, o Quitandinha teve dificuldades de continuar apenas como hotel. Em 1963 os apartamentos foram vendidos e o prédio foi transformado em um sofisticado condomínio. Atualmente o local, administrado pelo SESC Rio, é um centro cultural.


Melhor imagem do Pará no Wiki Loves Monuments Brasil

Este ano o concurso de fotos premiou também a melhor imagem de um monumento do estado do Pará. O Wiki Loves Pará é um projeto que propõe melhorar a qualidade das informações sobre o estado nas plataformas da Wikipédia.

A foto vencedora foi uma imagem em preto e branco do Mercado da Carne em Belém, capturada por Paul R. Burley.

O Mercado de Carnes em Belém foi a imagem vencedora da categoria Pará no concurso Wiki Loves Monuments Brasil 2023
Foto: Paul R. Burley / Wiki Loves Monuments Brasil 2023

O Mercado da Carne faz parte do complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso tombado pelo IPHAN, em 1977, que compreende uma área de 35 mil m², com uma série de construções históricas, incluindo o Mercado da Carne, Doca do Ver-o-Peso, Feira do Açaí, Boulevard Castilhos França, Praça Siqueira Campos, Solar da Beira e Mercado Ver-o-Peso.

A imagem, que está disponível sob uma licença livre, captura a beleza arquitetônica e histórica do mercado, que é um dos mais importantes do estado.