Londres – Diante da proliferação da desinformação sobre a guerra entre Israel e o Hamas e de “milhões de contas de mídia social ” transmitindo propaganda russa relacionada à guerra na Ucrânia, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou uma campanha para salientar a importância do jornalismo no combate às fake news e manipulação da opinião pública. 

O vídeo destaca mensagens de propaganda russa negando os fatos sobre a invasão da Ucrânia que foram postados e compartilhados nas mídias sociais, “às vezes dezenas de milhares de vezes”, diz a RSF.

A mensagem da campanha, que será veiculada em emissoras de TV e nas redes sociais em todo o mundo,  é que apenas o trabalho dos jornalistas no campo é capaz de impedir o avanço da desinformação, da manipulação e da propaganda.

Desinformação na guerra da Ucrânia e o papel do jornalismo 

Em 2022, a organização havia feito um vídeo sobre os discursos de propaganda feitos por Vladimir Putin na televisão russa.

A nova campanha tem como objetivo fazer com que os espectadores apreciem a importância do jornalismo na conscientização e na motivação do público sobre questões que são críticas para o seu futuro.

O filme mostra cenas reais da guerra e postagens em mídias sociais questionando a veracidade de situações como o bombardeio a uma maternidade (apontada como ‘base militar’) e a realidade da própria guerra, apontando-a como uma encenação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 

 Christophe Deloire, Secretário-geral da entidade, sediada na França, disse: 

“O trabalho dos jornalistas nos campos de batalha, na Ucrânia, no Oriente Médio e em todo o mundo é necessário para relatar a realidade dos fatos e reduzir o impacto da propaganda, manipulação e rumores.”

A campanha faz parte de um conjunto de ações da RSF para promover o valor das notícias confiáveis e proteger o jornalismo. 

Embora as atenções do mundo tenham se voltado para Gaza desde o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro, a guerra na Ucrânia continua – e com ela os desafios para os jornalistas que fazem a cobertura, que enfrentam riscos físicos e dificuldades materiais.

A RSF é uma das entidades que fornece assistência material, psicológica e financeira aos profissionais de imprensa que seguem fazendo reportagens sobre o conflito, por meio de centros de liberdade de imprensa instalados em Lviv e Kiev.

Para neutralizar a propaganda transmitida pelas mídias estatais e redes sociais associadas ao Kremlin, a RSF firmou uma parceria com uma empresa de satélites europeia para distribuir conteúdo produzido por iniciativas independentes de jornalismo em língua russa via satélite.