Londres – O CEO do Arena Group, Ross Levinsohn, foi demitido na sequência da revelação de que um de seus principais títulos, a revista Sports Illustrated, também dirigida por ele, publicou em seu site matérias feitas por IA (Inteligência Artificial) assinadas por “jornalistas” inventados, com direto a fotos falsas de perfil e biografias. 

No comunicado, o grupo informou que Levinsohn foi convidado a deixar o cargo na revista esportiva americana “para melhorar a eficiência operacional e a receita” da empresa, que já tinha demitido outros três altos executivos após as notícias sobre a Sports Illustrated, que emergiram no fim de novembro. 

O caso provocou revolta na redação e no sindicato que representa os jornalistas da Sports Illustrated, que vem reduzindo sua equipe. A entidade disse que “as práticas violam tudo o que acreditamos sobre o jornalismo”. 

Conteúdo feito por IA para a Sports Illustrated por empresa terceirizada 

Embora a IA seja temida pelo risco de propagar desinformação e pelo impacto que pode ter sobre empregos no setor, nesse caso ela não foi usada pela Sports Illustrated para substituir jornalistas de carne e osso. 

A publicação dos conteúdos produzidos pela IA foi fruto de uma parceria comercial com a Advon Commerce, uma empresa de comércio eletrônico que trabalha com varejistas e editores.

Quem revelou a historia  foi o site de notícias sobre tecnologia Futurism, que mostrou exemplos de autores inexistentes.

Um deles é Drew Ortiz, que em seu perfil se apresentava como uma pessoa que ocupa os fins de semana com caminhadas, camping ou visita à fazenda dos pais.

Perfil de autor criado por IA publicado no site da Sports Illustrated

Só que ele não existe, e a foto também foi gerada por IA, assim como as matérias que ele supostamente escreveu, segundo a revista. 

Uma fonte anônima confirmou ao Futurism que as matérias eram geradas por IA para a Sports Illustrated.

Após ser contactado pelo site, o Arena Group removeu os conteúdos e emitiu um comunicado tentando se eximir da responsabilidade e dissociar as matérias de sua própria produção editorial, alegando que a investigação inicial mostrou que a informação não era “precisa”. 

As matérias em questão eram análises de produtos, conteúdo licenciado de uma empresa terceirizada externa, a AdVon Commerce. Vários artigos de comércio eletrônico foram publicados em determinados sites do Arena.

Monitoramos continuamente nossos parceiros e estávamos no meio de uma revisão quando essas alegações foram levantadas. A AdVon nos garantiu que todos os artigos em questão foram escritos e editados por humanos.

De acordo com a AdVon, seus escritores, editores e pesquisadores criam e curam conteúdo e seguem uma política que envolve o uso de software de contra-plágio e contra-AI em todo o conteúdo.

No entanto, tivemos conhecimento de que a AdVon pediu aos autores que usassem pseudônimo em certos artigos para proteger a privacidade do autor — ações que não toleramos — e estamos removendo o conteúdo enquanto nossa investigação interna continua e, desde então, encerramos a parceria.

O comunicado não se refere ao fato de que, segundo a investigação da Futurism, não seriam autores sob pseudônimo, e sim pessoas inexistentes. 

Além disso,  o uso de pseudônimo para proteger autores em avaliações de produtos comerciais não é uma prática. O recurso é usado em situações extremas, em que denúncias contra criminosos ou governos repressores podem colocar a vida de jornalistas sob risco. 

Revista pode não ser a única a publicar conteúdos gerados por IA

A história da Sports Illustrated chamou a atenção para uma situação que pode não estar restrita a ela.

O conteúdo do AdVon Group pode estar sendo publicado por outros veículos de mídia, e há centenas de empresas fazendo o mesmo tipo de trabalho: acordos comerciais que garantem a publicação de conteúdo (por vezes não sinalizado como patrocinado).

O site da AdVon é discreto. Não há descrição detalhada dos servicos (apenas uma ilustração mostrando a conexão entre marcas e editoras), nem telefone de contato, apenas formulários para editores interessados no conteúdo ou empresas de e-commerce. 

Os parceiros destacados no site são Amazon, Shopify, eBay e Walmart. Os membros da equipe aparecem apenas com o primeiro nome e uma foto, sem link ativo para o perfil ou para contatos.