Londres – A Zara foi obrigada a remover uma campanha do site e das redes sociais depois de que ativistas prรณ-Palestina iniciaram no Reino Unido um movimento online de boicote ร marca em protesto contra imagens interpretadas como referรชncia ร destruiรงรฃo em Gaza.
Nas seis imagens da campanha, feitas para a coleรงรฃo Atelier, a modelo Kristen McNenamy aparece segurando manequins envoltos tem um pano branco, associados a mortalhas. O ambiente simula um estรบdio de escultura, com figuras humanas danificadas e placas de gesso quebradas.
Nesta terรงa-feira, a Zara publicou um comunicado no Instagram sobre as crรญticas: โInfelizmente, alguns clientes sentiram-se ofendidos com estas imagens, que agora foram removidas, e viram nelas algo longe do que se pretendia quando foram criadasโ.
Boicote ร Zara por associaรงรฃo das campanha com guerra em Gaza
Mas a reaรงรฃo pode ter sido tardia. Pessoas descontentes com a campanha postaram mensagens na conta da Zara no Instagram, muitas com bandeiras palestinas. A hashtag #BoycottZara virou trending topic no Twitter / X.
A coleรงรฃo Atelier foi lanรงada pela empresa no dia 7 de dezembro. A Inditex, dona da Zara, disse que a campanha foi criada em julho e as fotos feitas em setembro. O ataque do Hamas a Israel aconteceu no dia 7 de outubro.
As fotos estavam no site atรฉ a manhรฃ de segunda-feira e agora foram removidas, mas continuam circulando pelas redes sociais e na imprensa.
O caso da Zara chegou ร agรชncia reguladora de propaganda do Reino Unido, a Advertising Standards Authority, que informou ter recebido mais de 100 reclamaรงรตes sobre a campanha publicitรกria.
Os reclamantes disseram ter se sentido ofendidos com as imagens, embora elas tenham sido feitas antes do conflito.
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Campanha de supermercado britรขnico tambรฉm foi criticada
Em novembro, a rede varejista Marks & Spencer teve que se desculpar por um anรบncio em que uma atriz aparecia queimando chapรฉus de papel de Natal em uma fogueira.
As cores eram as da bandeira palestina. A ideia era mostrar de forma divertida que as tradiรงรตes do Natal nรฃo sรฃo apreciadas por todo mundo, mas o efeito foi desastroso.
A foto que gerou a revolta foi postada no Instagram, para divulgar a campanha de Natal da M&S.
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