A desinformação sobre o clima está em toda parte, apesar de evidências como os incêndios florestais que chegam a destruir cidades como em Maui, no Havaí e também enchentes, ondas de frio e de calor fora de época e mais severas.

A organização de jornalismo climático Covering Climate Now, que reúne mais de 500 veículos de imprensa em todo o mundo, preparou um guia para ajudar a identificar e contestar os principais mitos sobre as mudanças climáticas, que podem enganar de jornalistas a pessoas que escrevem ou conversam sobre a crise ambiental. 

Segundo a organização, muitos desses mitos são perpetuados por empresas de combustíveis fósseis, seus aliados políticos e por quem tem interesse em adiar a ação para conter as mudanças climáticas, levando muitas vezes a não se associar os eventos extremos aos problemas do clima. 

Quais são os 10 mitos da mudança climática?

Mito 1: Os cientistas não concordam sobre a mudança climática

Fato: Mais de 99% dos cientistas do clima concordam que a atividade humana está superaquecendo o planeta.

  • Explicação: Poucas questões científicas, se é que alguma, foram tão estudadas e debatidas quanto as mudanças climáticas.  O consenso científico é esmagador e consistente.

Em um artigo, Kate Marvel, cientista do clima da NASA, diz:

“Temos mais certeza de que os gases do efeito estufa estão causando a mudança climática do que de que fumar causa câncer”.

  • Narrativa correta: Os cientistas concordam que a queima de petróleo, carvão e gás está superaquecendo o planeta.
 Mito 2: A mudança climática é uma farsa política 

Fato: As leis da física não se importam com ideologias políticas. A mudança climática causada pelo homem é um fato científico, como praticamente todas as instituições científicas do planeta concluíram.

  • Explicação: Líderes políticos de todo o espectro ideológico, desde o prefeito de Miami, Francis Suarez, à direita, até o senador norte-americano Bernie Sanders, à esquerda, têm apoiado ações para evitar a catástrofe climática.  Governos nacionais, estaduais e locais de vários matizes políticos em todo o mundo estão adotando essa ação. 
  • Narrativa correta: O consenso científico é esmagador de que a queima de combustíveis fósseis está superaquecendo perigosamente o planeta. 
Mito 3: Não podemos ter certeza de que os humanos estão causando a mudança climática 

Fato: Nós podemos, e nós já provamos. A temperatura global e os níveis de CO2 na atmosfera   aumentaram em sincronia desde que os humanos começaram a queimar grandes quantidades de carvão e outros combustíveis fósseis durante a Revolução Industrial. (Fonte: NASA)

  • Explicação: NASA, NOAA, os Serviços Meteorológicos do Reino Unido e do Japão e o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo são apenas algumas das principais instituições científicas que compilaram esses registros de temperatura e CO2.
  • Narrativa correta: Os cientistas sabem, sem sombra de dúvida, pelo estudo de dados antigos de temperatura e CO2, que a atividade humana é o que impulsiona a mudança climática.
Gráfico Curva de Keeling, aumento do níveis de dióxido de carbono que afetam as mudanças climáticas
A Curva de Keeling, mostrando o aumento dos níveis globais de dióxido de carbono atmosférico desde a era pré-industrial. (Fonte: Scripps Institution of Oceanography)
Mito 4: O clima está sempre mudando, hoje não é diferente 

Fato: É verdade que o clima da Terra já mudou antes. Mas nunca tão rapidamente como agora, graças a 250 anos de queima de combustíveis fósseis.

  • Explicação: A taxa atual de liberação de carbono induzida pelo homem é “sem precedentes nos últimos 66 milhões de anos”, de acordo com um estudo da Nature de 2016
  • Narrativa correta: Os cientistas concordam que o clima nunca mudou tão rápido na história da humanidade, e essas mudanças são o resultado da queima de combustíveis fósseis pelas pessoas, que ameaçam seriamente o bem-estar humano. 

Mito 5: Não há nada que possamos fazer sobre a mudança climática, então por que se preocupar? 

Fato: Os cientistas declararam repetidamente que a humanidade já possui as ferramentas e tecnologias para deter a mudança climática e evitar seus piores impactos.  

O Relatório de Síntese do IPCC classifica as cinco principais abordagens que podem limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC.

  • Explicação: Os seres humanos terão que conviver com as temperaturas mais altas por muitos anos, mas ainda podemos limitar drasticamente os danos futuros, se tomarmos medidas firmes agora. As soluções climáticas são abundantes, de bom senso e muitas vezes economicamente superiores às práticas atuais.  Muitos governos e empresas já estão implementando soluções de energia verde, transporte de massa, resiliência costeira e agricultura inteligente para o clima. 
  • Narrativa correta: Apesar de todas as más notícias, os cientistas enfatizam que temos as tecnologias e sabemos como lidar com esse problema. 
Mito 6: Não podemos viver sem petróleo 

Fato: As sociedades modernas não podem abandonar o petróleo da noite para o dia, mas a queda dos custos e a rápida expansão das fontes de energia solar, eólica e outras renováveis ​​mostram que podemos deixar os combustíveis fósseis para trás, se quisermos.

  • Explicação: A noção de que uma economia saudável e um meio ambiente saudável não podem andar juntos é um mito pernicioso que as empresas de combustíveis fósseis e outros interesses especiais há muito promovem. 
  • Narrativa correta: A economia atual ainda depende muito do petróleo, mas, em muitos casos, a energia solar e outras fontes de energia renovável agora custam menos que os combustíveis fósseis. 

Mito 7: E a China? Há outros países são piores 

Fato: Os EUA emitiram mais gases de efeito estufa do que qualquer outro país na história. A China ultrapassou recentemente os EUA como o maior emissor anual.  Mas o que importa na atmosfera são as emissões cumulativas, não anuais, tornando os EUA o maior responsável pela mudança climática.

  • Explicação: A mudança climática é, por definição, um desafio global. Só pode ser combatido se todos os países, e especialmente os maiores emissores como os EUA e a China, eliminarem rapidamente os combustíveis fósseis.
  • Narrativa correta: Embora as emissões anuais dos EUA tenham caído ligeiramente nos últimos anos, os EUA ainda são o maior poluidor climático da história, seguido pela China. 
Mito 8: Um aumento de temperatura de 1,5ºC não é grande coisa 

Fato: As temperaturas globais hoje estão aproximadamente 1,2ºC (2 graus Fahrenheit) acima dos níveis pré-industriais. Esse aumento já intensificou o clima extremo visto em todo o mundo. Os impactos se intensificarão quanto mais nos aproximarmos de 1,5ºC.

  • Explicação: Uma diferença de temperatura de 1,2ºC não parece muito para uma pessoa comum. Mas o sistema climático não funciona assim. Veja os impactos punitivos que já se desenrolam em todo o mundo após “apenas” 1,2ºC de aumento de temperatura. 
  • Narrativa correta: Dois graus de aumento de temperatura podem parecer triviais, mas os cientistas dizem que mesmo os 1,2ºC de aumento de hoje estão impulsionando o clima extremo que agora aflige grande parte do planeta. 

Mito 9: Humanos, plantas e animais podem se adaptar às mudanças climáticas 

Fato: A adaptação tem sido uma marca registrada de espécies bem-sucedidas por centenas de milhões de anos. Mas existem limites rigorosos sobre a rapidez – e até que ponto – pessoas, plantas e animais podem se adaptar.

  • Explicação: O rápido aumento das temperaturas de hoje e a mudança nos padrões de precipitação já estão dificultando a adaptação de muitas espécies.  Um relatório de 2019 da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos alertou que um milhão de espécies de animais e plantas estão em risco de extinção, graças às mudanças climáticas e à destruição de habitats.
  • Narrativa correta: A adaptação é imperativa na era das mudanças climáticas, mas pode ajudar muito se não pararmos de superaquecer o planeta. 

Mito 10: Ninguém se importa com as mudanças climáticas 

Fato: As pessoas em todo o mundo estão cada vez mais preocupadas com as mudanças climáticas e querem saber como 

  • Explicação: O Programa de Comunicação sobre Mudanças Climáticas de Yale constatou que 66% dos americanos estão “um pouco preocupados” ou “muito preocupados” com as mudanças climáticas.  Uma pesquisa do Pew Research Center de 2021 realizada em 16 países descobriu que 72% das pessoas estão “um pouco” ou “muito” preocupadas com o fato de que a mudança climática as prejudicará pessoalmente.  
  • Narrativa correta: Cada vez mais dados de pesquisas indicam que a maioria das pessoas se preocupa com a mudança climática e, principalmente, quer saber como corrigir o problema.