Londres – As mudanรงas polรญticas ocorridas no Brasil em 2023 nรฃo influenciaram a percepรงรฃo de influรชncia do paรญs na arena global: o paรญs continuou em 31ยบ no Global Soft Power Index, apresentado pela consultoria Brand Finance em Londres. Em 2023, o paรญs tinha caรญdo trรชs posiรงรตes em relaรงรฃo ao ano anterior. 

Os dois paรญses mais influentes tambรฉm continuam os mesmos do ano passado: Estados Unidos e Reino Unido. Mas a Alemanha perdeu duas posiรงรตes, e a China agora estรก em terceiro lugar na lista dos que mais influenciam os demais sem uso de armas ou poder econรดmico, que รฉ o conceito de soft power. 

O Brasil continua como o mais bem colocado na Amรฉrica Latina, mas vizinhos avanรงaram no ranking. A Argentina ganhou quatro posiรงรตes, indo de 42ยบ para 32ยบ, e o Mรฉxico ganhou trรชs, figurando agora como 44ยบ no Global Soft Power Index. 

Como funciona o รญndice de soft power 

O estudo da consultoria britรขnica, lanรงado em 29 de fevereiro, consolida o resultado de pesquisas de opiniรฃo com mais de 170 mil entrevistados de mais de 100 paรญses para identificar as percepรงรตes globais sobre todos os 193 estados membros das Naรงรตes Unidas. Cada naรงรฃo รฉ pontuada em 55 mรฉtricas diferentes. A ponderaรงรฃo delas gera a posiรงรฃo na lista.  

A permanรชncia dos EUA e do Reino Unido nos primeiros lugares pode em parte ser associada ร  forรงa de suas indรบstrias de entretenimento e de mรญdia em um idioma com penetraรงรฃo global.

Filmes, sรฉries em canais de streaming, os noticiรกrios de redes como BBC e CNN e jornais internacionais como New York Times e Financial Times contribuem para a percepรงรฃo do pรบblico. 

Mas nรฃo รฉ sรณ isso. O relatรณrio da Brand Finance salienta a importรขncia crescente dos atributos Negรณcios e Comรฉrcio para o soft power, em um momento de desafios econรดmicos e instabilidade polรญtica.

A โ€œeconomia forte e estรกvelโ€ รฉ de longe o motor mais forte da Influรชncia e da Reputaรงรฃo; ‘produtos e marcas que o mundo adora’, bem como ‘fรกcil de fazer negรณcios com’, ambos no top 5 dos atributos mais importantes devido ao seu papel na promoรงรฃo da influรชncia e da reputaรงรฃo

Por isso, grandes naรงรตes e economias desenvolvidas registam um crescimento mais rรกpido do soft power (mรฉdia +3,1 entre os 50 primeiros) do que o resto do ranking (mรฉdia -1,3 para aqueles classificados entre 51-193), aponta a consultoria. 

Brasil, รndia e รfrica do Sul: dificuldades para consolidar soft power 

Por outro lado, grandes potรชncias regionais como o Brasil e tambรฉm รndia e รfrica do Sul “tรชm dificuldades para concretizar seu potencial de soft power”, diz o estudo. 

Os trรชs tรชm pontuaรงรฃo relativamente alta em Familiaridade e Influรชncia, especialmente em suas regiรตes de origem, mas perdem no quesito Reputaรงรฃo. Tambรฉm se saem bem em  Cultura e Patrimรดnio,  ao mesmo tempo em que mostram baixo desempenho em Negรณcios e Comรฉrcio. 

Dessas trรชs naรงรตes, o Brasil รฉ a รบnica que nรฃo perdeu posiรงรตes. A รndia caiu para 29ยบ e a รfrica do Sul foi para seu ponto mais baixo desde que a anรกlise comeรงou a ser feita: 43ยบ. 

“Talvez seja necessรกrio um esforรงo mais consciente para aumentar o soft power โ€“ credenciais econรดmicas mais fortes ajudariam, mas um investimento mais focado em outras รกreas como Relaรงรตes Internacionais e Cultura e Patrimรดnio tambรฉm pode trazer efeitos positivos, como no caso da Turquia”, aponta a consultoria. 

Para Eduardo Chaves, Diretor da Brand Finance para a Amรฉrica Latina, o Brasil poderรก aumentar a forรงa de sua marca de paรญs com uma boa gestรฃo do que o paรญs realmente รฉ, o que ele realmente entrega como naรงรฃo e o que comunica ao mundo.

“Integrando uma gestรฃo de identidade, posicionamento, brand equity e imagem, com certeza o Brasil poderรก aumentar seu soft power nos prรณximos anos”, afirma. 

Veja outros destaques do relatรณrio 

EUA
  • Os EUA tiveram este ano a pontuaรงรฃo mais alta de todos os tempos no รndice Global de Soft Power de 78,8, um aumento de 74,8 em 2023, e conquistando o primeiro lugar em Familiaridade e Influรชncia, em quatro dos oito pilares de soft power e em nove dos os 35 atributos da marca-naรงรฃo, incluindo โ€œlรญder na ciรชnciaโ€, โ€œinfluente nas artes e no entretenimentoโ€, โ€œlรญderes admirados internacionalmenteโ€, โ€œรบtil aos paรญses necessitadosโ€ e โ€œapoiar os esforรงos globais para combater as alteraรงรตes climรกticasโ€.
  • No entanto, os desafios de seguranรงa interna relacionados com a violรชncia armada e a brutalidade policial, bem como o envolvimento em conflitos internacionais, parecem estar minando algumas das percepรงรตes da sua marca como naรงรฃo, como evidenciado pelos declรญnios na classificaรงรฃo em โ€œรณtimo lugar para visitarโ€, โ€œboas relaรงรตes com outros paรญsesโ€, ‘seguro e protegido’ e ‘amigรกvel’, onde os EUA caรญram 9 posiรงรตes, indo para 112ยบ.
Reino Unido 
  • O Reino Unido superou o risco para a sua posiรงรฃo em soft power  devido ร  instabilidade temporรกria no final de 2022, resultante de mudanรงas tumultuadas no governo e do falecimento da rainha Elizabeth II
  • O paรญs ocupa o 7ยบ lugar em โ€œeconomia forte e estรกvelโ€ em comparaรงรฃo com o 12ยบ lugar do ano passado e melhorou em โ€œpoliticamente estรกvel e bem governadoโ€ , ficando  em 12ยบ lugar (estava em 16ยบ) ano passado.
  • A pontuaรงรฃo do รndice Global Soft Power do paรญs de 71,8 continua uma tendรชncia ascendente em relaรงรฃo aos 67,3 do ano anterior.
China 
  • A China substituiu a Alemanha na 3ยช posiรงรฃo na classificaรงรฃo do soft power, melhorando a sua pontuaรงรฃo global em +6,2, de 65,0 para 71,2 โ€“ mais rapidamente do que qualquer outra marca nacional no Global Soft Power Index deste ano.
  • Este aumento รฉ impulsionado por uma melhoria significativa nas percepรงรตes da China nas principais mรฉtricas de Negรณcios & Comรฉrcio e Educaรงรฃo & Ciรชncia.
Alemanha 

A Alemanha caiu para a 5ยช posiรงรฃo, depois de obter a primeira classificaรงรฃo em 2021, e o 3ยบ lugar em 2022 e 2023. O paรญs teve queda substancial de 14 posiรงรตes em โ€œboas relaรงรตesโ€ com outros paรญses’ em comparaรงรฃo com 2023, juntamente com reduรงรตes na pontuaรงรฃo de ‘ajuda aos paรญses necessitados’ e ‘medidas de confiabilidade.’

No entanto, a Alemanha alcanรงou o primeiro lugar em Governanรงa e, apesar de algumas quedas na pontuaรงรฃo, permanece entre os lรญderes no atributo Busca de um Futuro Sustentรกvel.

As menos influentes 

 As naรงรตes com classificaรงรฃo mais baixa no mundo sรฃo pequenas ilhas do Pacรญfico, Vanuatu (191.ยบ), Nauru (192.ยบ) e Kiribati (193.ยบ) – cada uma delas limitada em influรชncia pela populaรงรฃo, geografia e fatores econรดmicos.

O preรงo do ‘hard power’ para a reputaรงรฃo dos paรญses 
  • O hard power prejudica o soft power, segundo a Brand Finance. Rรบssia, Ucrรขnia e Israel obtiveram classificaรงรตes inferiores este ano, uma vez que os entrevistados parecem desvalorizar os paรญses envolvidos em aรงรตes militares.
  • A Rรบssia continua a cair na classificaรงรฃo, perdendo trรชs posiรงรตes e indo para o 16ยบ lugar, o mรญnimo histรณrico.
  • Embora a Ucrรขnia tenha caรญdo sete posiรงรตes, para o 44ยบ lugar, o paรญs continua a ter uma classificaรงรฃo mais elevada do que em qualquer momento antes da invasรฃo da Rรบssia.
  • Israel caiu cinco posiรงรตes, ficando em 32ยช , a mais baixa de todos os tempos.

O relatรณrio completo pode ser visto aqui.