Londres – O Palácio de Buckingham aproveitou o Dia das Mães, comemorado neste domingo (10) no Reino Unido, para divulgar nas redes sociais uma nova foto de Kate Middleton, a primeira após a cirurgia realizada em janeiro, colocando fim a uma parte das especulações sobre a princesa de Gales. 

Kate aparece com os três filhos, Louis, George e Charlotte, sorridente e sem sinais aparentes de que esteja doente ou frágil, em uma foto feita pelo príncipe William no Castelo de Windsor no início da semana, segundo o comunicado enviado à imprensa. 

No texto que acompanha a imagem, ela agradece o apoio do público nos últimos dois meses e deseja Feliz Dia das Mães. Nas redes sociais, diversas hashtags sobre Kate dominam os trending topics. Em uma hora, o post no Instagram com a imagem tinha mais de 500 mil curtidas. 

Nova foto de Kate sem informações sobre estado de saúde 

Apesar de a foto ter tranquilizado o público pela aparência de normalidade, não há qualquer informação sobre o estado de saúde da princesa, ou o motivo de ela estar há tanto tempo afastada, ainda sem data para retomar suas atividades.

Kate Middleton e os filhos (foto: príncipe William /divulgação redes sociais)

A última foto de Kate era do Natal, quando ela foi à igreja em Sandringham, junto com a família. 

No dia 17 de janeiro, o Palácio informou que ela estava internada em uma clínica no centro de Londres e que tinha passado por uma cirurgia abdominal, não relacionada a algum tipo de câncer, e que não apareceria em compromissos oficiais até a Páscoa.

No entanto, a falta de notícias e fotos desde então deu margem a uma onda de teorias conspiratórias e memes nas redes sociais e na imprensa. Hashtags como “onde está Kate” e reportagens tentando explicar o motivo da ausência tão longa se multiplicaram nos últimos dias. 

Ao mesmo tempo, o rei Charles internou-se no mesmo hospital em que Kate estava, na mesma semana, para um procedimento de correção de próstata aumentada, e em seguida divulgou que estava com câncer, e que entraria em tratamento.

Mas ele continuou aparecendo em público, inclusive em compromissos oficiais, ao contrário de Kate. Isso mudou o padrão anterior, estabelecido pela rainha Elizabeth, que mantinha em segredo as informações sobre saúde. 

Na semana passada, um site de notícias de celebridades dos EUA publicou uma imagem da princesa de Gales no carro com a mãe, obtida por um papparazi, mas a imprensa britânica não veiculou a foto não-oficial. 

E o Ministério da Defesa criou uma confusão ao confirmar a presença de Kate na revista às tropas da celebração Trooping the Colour em junho, sem aparentemente ter combinado com a família real, tendo que remover em seguida a imagem da princesa do site. 

A divulgação da foto oficial usando como oportunidade o Dia das Mães foi uma saída inteligente de comunicação, pois não representa uma “rendição” às pressões da mídia e ao mesmo tempo sacia a curiosidade do público. 

A cirurgia de Kate e a forma como as informações vêm sendo tratadas colocaram em discussão os limites de privacidade da família real britânica em questões pessoais e de saúde, por serem pessoas públicas e algumas delas remuneradas pelo Estado. No caso do rei a situação é ainda mais sensível, já que ele é o Chefe de Estado.  

Apesar das pressões por mais detalhes, a legislação britânica assegura o direito à privacidade, valendo inclusive para a realeza.