Veterana repórter política do jornal Colorado Sun, nos EUA, a jornalista Sandra Fish foi expulsa de uma assembleia estadual do Partido Republicano sob o argumento de que o governador, Dave Williams, “não gosta” de suas reportagens. 

O caso aconteceu no sábado (6) na cidade de Pueblo, colocando em evidência o difícil relacionamento de aliados de Donald Trump com a imprensa crítica, que tende a se agravar à medida que a campanha eleitoral esquenta.

Williams foi eleito tendo como uma das bandeiras de campanha a tese de roubo nas eleições que deram vitória a Joe Biden, e vai concorrer a uma vaga no Congresso. 

Jornalista dos EUA expulsa estava credenciada 

Segundo o Colorado Sun, jornal independente e sem fins lucrativos, Fish estava credenciada para acompanhar a assembleia como jornalista, mas recebeu uma mensagem de um representante do Partido Republicano horas antes do início avisando que a permissão havia sido revogada. 

Ela foi assim mesmo, e conseguiu entrar recebendo um crachá de jornalista na recepção, com seu nome. No entanto, uma hora depois foi abordada quando estava na arquibancada do ginásio junto com outros jornalistas e convidada a se retirar por um policial. 

Um representante do partido disse que a cobertura dela tem sido “muito injusta”. 

Fish argumentou que estava credenciada e tenta continuar no local, mas por fim devolve o kit e a credencial, deixando o ginásio onde o evento acontecia.

A cena foi filmada por colegas da jornalista que também cobriam a convenção, e uma delas é intimidada pelo representante do Partido, que fotografou sua credencial. 

https://twitter.com/i/status/1776653778500080068

Reportagens críticas sobre eleição do governador 

Na reportagem sobre o caso envolvendo sua repórter expulsa, o jornal lembrou que Sandra Fish escreveu matérias sobre a eleição de Williams em 2023 para liderar o partido no Colorado, bem como noticiou as dificuldades financeiras do partido que pode voltar ao poder nos EUA com a vitória de Donald Trump. 

Em fevereiro, ela escreveu um artigo no Sun sobre o envio de uma correspondência pró-Donald Trump pelo Partido Republicano estadual que atacou o oponente do governador em sua disputa para uma vaga no Congresso, chamando-a de “o exemplo mais recente de Williams usando sua posição de liderança partidária para beneficiar ou defender a si mesmo e a seus aliados”.

Dave Williams está concorrendo para substituir o deputado americano Doug Lamborn no 5º distrito congressional do Colorado. Ele defendeu abertamente a teoria conspiratória das eleições roubadas e chegou a homenagear pessoas que invadiram o Capitólio, em janeiro de 2021. 

Expulsão de repórter envergonhou senadora 

A Coalizão de Liberdade de Informação do Colorado fez uma nota condenando a expulsão da repórter Sandra Fish.

“Expulsar um jornalista credenciado de uma assembleia de partido político, especialmente um que representa uma empresa jornalística de alcance estadual como o Colorado Sun, mina o papel vital da imprensa livre e impacta diretamente milhares de cidadãos que dependem dele para acompanhar os acontecimentos.”

A decisão não foi unanimidade dentro do Partido Republicano do Colorado. A senadora Barbara Kirkmeyer discordou da expulsão nas redes sociais, afirmando que “Sandra Fish é uma repórter justa, honesta e respeitada”, e dizendo-se envergonhada.

Os EUA ocupam o 45º lugar no Global Press Freedom Index da organização de liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras (RSF. A análise da RSF destaca “um padrão preocupante de assédio, intimidação e agressão a jornalistas em campo”. 

Em setembro de 2022, o repórter do Las Vegas Review-Journal Jeff German foi morto a facadas.

No início de 2023, um administrador público do condado de Clark, que perdeu as eleições primárias depois que German expôs sua má conduta durante o mandato, foi acusado de seu assassinato. No momento de sua morte, German estava trabalhando em uma reportagem complementar sobre o político.