Londres – Há muitos anos a tradicional parada em comemoração ao aniversário do rei da Grã-Bretanha, realizada em junho para aproveitar o bom tempo, não desperta tanta expectativa entre os britânicos e especulações na mídia: afinal, Kate vai aparecer na sacada do Palácio de Buckingham?
No fim da tarde desta sexta-feira (14), o Palácio de Kensington confirmou que sim, com uma mensagem escrita pela princesa publicada nas redes sociais dizendo que ainda não está fora de perigo, e que tem dias bons e ruins, mas que irá ao evento.
Ela irá de carruagem com os filhos e assistirá à parada com o restante da família no quartel-general militar. O príncipe William fará o percurso a cavalo. A nota diz que “espera-se” que ela apareça na sacada do Palácio de Buckingham”, mas que dependendo de suas condições este plano poderá ser mudado.
Suspense em torno da presença de Kate na parada de aniversário
A princesa de Gales tem sido presença obrigatória na cerimônia criada para celebrar oficialmente o aniversário da rainha Elizabeth, que nasceu em abril, e agora do rei Charles III, nascido em novembro.
Um desfile militar cruza as ruas do centro de Londres, encerrado por um show aéreo em que aeronaves desenham nos céus as cores da bandeira da Inglaterra. O evento Trooping the Colour é assistido por uma multidão na cidade e transmitido ao vivo pelas TVs.
Os membros da família real aparecem na sacada elegantemente vesitdos para ver o show aéreo, e as fotos circulam pelo mundo.
Este ano, a dúvida era se Kate, que está em tratamento de câncer, iria aparecer. E se ela não fosse, os três filhos iriam? Há dias o tema estava nas redes sociais e nos jornais.
É uma questão nacional, pois diz respeito à saúde da futura rainha – William é o primeiro na linha de sucesso ao trono. E um movimento crucial de relações públicas para a monarquia, desgastada com as especulações em torno da saúde da princesa.
A princesa de Gales recebeu em 2023 o título honorífico de coronel da Guarda Irlandesa. Por isso sua presença era data como certa – até os problemas de saúde surgirem.
A confusão sobre a presença de Kate parada de aniversário do rei Charles começou no início de março, antes de ela confirmar que estava em tratamento de câncer por meio de um vídeo postado no fim daquele mês.
Leia também | Kate Middleton anuncia em vídeo que está com câncer e coloca fim ao mistério que gerou críticas e teorias conspiratórias
A nota das Forças Armadas anunciando o início da venda de ingressos para arquibancadas na passagem do cortejo afirmava que Kate passasria as tropas em revisão no dia 8 de junho. Mas em seguida o Palácio informou que ela não iria e a nota foi removida.
No comunicado divulgado nesta tarde, junto com uma foto em que aparece em um bosque, Kate diz que tem dias bons e ruins.
Ela usou a expressão em inglês “out of the woods” (fora da floresta, em tradução literal), para dizer que ainda não está fora de perigo ou de sofrimento.
“Fiquei impressionada com todas as mensagens gentis de apoio e incentivo nos últimos meses. Isso realmente fez muita diferença para William e para mim e ajudou-nos nos momentos mais difíceis.
Estou fazendo bons progressos, mas como qualquer pessoa que esteja passando por quimioterapia sabe, há dias bons e dias ruins. Naqueles dias ruins você se sente fraco, cansado e tem que ceder ao seu corpo, descansando.
Mas nos dias bons, quando você se sente mais forte, você quer aproveitar ao máximo. Meu tratamento está em andamento e durará mais alguns meses.
Nos dias em que me sinto bem, é uma alegria participar da vida escolar [dos filhos], dedicar meu tempo pessoal às coisas que me dão energia e positividade, além de começar a trabalhar um pouco em casa.
Estou ansiosa para participar da parada de aniversário do rei neste fim de semana com minha família e espero participar de alguns compromissos públicos durante o verão, mas também sabendo que não estou fora de perigo [out of the woods] ainda.
Estou aprendendo a ser paciente, principalmente com a incerteza. Recebendo cada dia como ele vem, ouvindo meu corpo e me permitindo aproveitar esse tempo tão necessário para a cura.
Muito obrigada pela compreensão contínua e a todos que tão corajosamente compartilharam suas histórias comigo.”
O Palácio confirmou usando negrito no texto que ela ainda não está de volta às funções oficiais de forma definitiva:
“Entendemos que este é um momento significativo, mas não deve ser visto como um retorno a uma agenda completa de compromissos públicos”.
A popularidade de Kate Middleton, que já era alta, aumentou ainda mais após a comoção popular causada pela notícia do diagnóstico de câncer, colocando a princesa de Gales pela primeira vez em abril na posição de figura mais admirada da realeza britânica no acompanhamento regular feito pelo instituto YouGov.
Leia também | Após revelar diagnóstico de câncer, Kate Middleton vira a pessoa mais admirada da realeza britânica