Londres – O Royal Mail, serviço postal britânico apresentou nesta quinta-feira (3) uma coleção de 12 selos em homenagem a uma das bandas mais icônicas e influentes do rock, The Who, que em 2024 completa 60 anos. 

A coleção celebra a longa  trajetória do grupo que firmou seu nome como um dos maiores expoentes do rock mundial.

Com esse lançamento, o The Who se junta a um seleto grupo de bandas homenageadas pelo Royal Mail em edições especiais, incluindo Beatles (2007), Pink Floyd (2016), Queen (2020), The Rolling Stones (2022), Iron Maiden (2023) e The Spice Girls (2024).

Homenagem ao The Who destaca álbuns e shows 

Formado em 1964, o The Who conquistou o mundo do rock com seu som único e apresentações eletrizantes. A banda, originalmente composta por Roger Daltrey, Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon, redefiniu os parâmetros dos shows de rock e foi pioneira em explorar temas ousados em suas músicas.

Em apenas cinco anos, eles saíram de casas noturnas para se tornarem atração principal de festivais icônicos, como Woodstock.

Oito dos selos apresentam capas de álbuns clássicos da banda que marcaram época e se tornaram referências culturais, como My Generation (1965), Tommy (1969), Who’s Next (1971), Quadrophenia (1973), Who Are You (1978), Face Dances (1981), Endless Wire (2006) e WHO (2019).

Selos em homenagem à banda The Who do correio britânico

Roger Daltrey, um dos membros do The Who, disse:

“O design nas capas do álbum foi quase tão importante para o sucesso do disco quanto a música. É ótimo lembrar delas.”

Além das capas, a coleção inclui selos imagens do grupo em ação, capturando momentos emblemáticos de apresentações ao vivo no Marquee Club, em Londres (1967), e no Kings Hall, Belle Vue, Manchester (1973).

Selos do correio britânico em homenagem ao The Who

Os selos e diversos produtos colecionáveis ​​já estão disponíveis para pré-encomenda no site do Royal Mail, e podem ser despachados para o Brasil. 

A coleção completa de 12 selos custa £22,80 (R$ 164)  e será vendida nas lojas a partir de 17 de outubro. Para os super-fãs da banda, o Royal Mail oferece objetos como livros e quadros com os selos emoldurados. O mais caro custa £ 199 (R$ 1.433)

Mesmo em uma era dominada pela comunicação eletrônica, onde e-mails e mensagens instantâneas substituíram grande parte da troca de correspondência física, a prática de usar selos comemorativos para homenagear artistas continua a ser valorizada. 

O selo é um símbolo tangível de reconhecimento oficial no Reino Unido, país que se orgulha de sua tradição postal, e ser tema de uma coleção significa ser parte do patrimônio cultural do país.

E as coleções transcendem o mundo da comunicação postal, tornando-se itens de colecionador e símbolos de orgulho nacional ao retratarem não apenas fotos icônicas das bandas ou de personagens da cultura, da política e da realeza mas também imagens de seus trabalhos e aparições públicas mais memoráveis,