A edição de 2025 do Prêmio Gabo de Jornalismo está com as inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro. Os participantes poderão concorrer com trabalhos nas categorias texto, imagem, áudio, fotografia e cobertura, realizados em espanhol e português. 

Os três finalistas de cada categoria vão receber prêmios de 8 milhões de pesos colombianos (R$11.115). Os vencedores receberão 35 milhões de pesos colombianos (R$48.659) cada, além de um certificado e um exemplar da escultura “Gabriel”, criada pelo artista colombiano Antonio Caro. 

Os finalistas serão convidados para a cerimônia de premiação em Bogotá, na Colômbia, em julho, onde serão revelados os vencedores.

Brasil já foi premiado

Em 2024 foram inscritos 12.170 trabalhos jornalísticos de países das Américas e da Península Ibérica.

O documentário da jornalista Sônia Bridi “Vale dos Isolados – O assassinato de Bruno e Dom” foi o vencedor na categoria Imagem.

Realizada um ano após as mortes do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, a produção investigou as circunstâncias dos crimes e revelou o cenário de violência no Vale do Javari, região com maior número de indígenas isolados do mundo.

Na mesma edição, o prêmio também reconheceu um trabalho sobre atividades criminosas na Amazônia feito por um coletivo de 30 jornalistas de 11 países, incluindo o Brasil. O projeto “Amazon Underworld” foi premiado na categoria de melhor cobertura.

Categorias do prêmio

Este ano o prêmio da fundação criada pelo escritor e jornalista Gabriel Garcia Marquez traz um convite à reflexão sobre um desafio contemporâneo: “Que tipo de jornalismo a democracia precisa para se manter, fortalecer e sobreviver?”

Os trabalhos podem concorrer em uma das cinco categorias: 

  • Texto: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo escrito;
  • Fotografia: para o autor ou autores do melhor trabalho de cobertura fotográfica;
  • Áudio: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo sonoro;
  • Imagem: para o autor ou autores do melhor trabalho jornalístico em suporte audiovisual, vídeo, animação ou outras formas de visualização digital;
  • Cobertura: para o autor ou autores do melhor trabalho sobre notícias, pesquisa e temas de atualidade em qualquer tipo de suporte ou linguagem.

Os trabalhos inscritos devem ter sido veiculados originalmente em português ou espanhol entre 29 de fevereiro de 2024 e 17 de fevereiro de 2025.

Avaliação dos concorrentes

Os trabalhos inscritos que atendam aos requisitos básicos do concurso serão avaliados por uma comissão internacional constituída por jornalistas de diversos países (em 2024 foram 77 jurados). 

O júri vai considerar aspectos como a inovação e originalidade no relato e abordagem dos temas para o público, qualidade narrativa e precisão no tratamento dos fatos.

Serão levados em conta ainda a qualidade da apuração para desvendar fatos ocultos ou entender processos complexos, a independência, os valores éticos refletidos nas obras e o impacto alcançado após a veiculação. 

A inscrição pode ser feita no site da Fundação Gabo .