Com o conclave que elegará o 267º Pontífice em andamento desde as primeiras horas desta quarta-feira (7) em Roma, o Vaticano mobilizou seus canais de comunicação para permitir que fiéis e interessados de todo o mundo acompanhem cada passo ao vivo, pelo YouTube e outras redes sociais.
Para o público brasileiro, a boa notícia é a facilidade de acesso às transmissões oficiais com narração em português, um dos sete idiomas da programação.
No pontificado de Francisco, o Vaticano implantou uma bem organizada estrutura de comunicação, com uso extensivo das mídias sociais. O papa tinha mais de 50 milhões de seguidores nas contas do X em vários idiomas.
As redes de telefonia móvel foram desligadas no Vaticano e os celulares dos cardeais ficarão retidos até o fim do conclave, como forma de evitar vazamento de informações.
Mas a Vatican Media, rede oficial de comunicação da Santa Sé, está cobrindo cada fase do Conclave momento a momento, intercalando missas e eventos públicos com cenas da movimentação de fiéis.
Como acompanhar o conclave ao vivo no YouTube: foco no público brasileiro
A maneira mais direta e recomendada para os brasileiros acompanharem é a cobertura diária ao vivo disponível no YouTube, mostrando os acontecimentos na Praça São Pedro e os momentos cruciais do conclave, incluindo a esperada fumaça branca.
Além do YouTube, o Vatican Media também oferece cobertura de áudio diária em 7 idiomas e transmissões em rádio de ondas curtas para a África, incluindo em português.
Quando a decisiva fumaça branca aparecer, a cobertura ao vivo se expande para 12 idiomas, e será possível acompanhar momentos chave via transmissões ao vivo no Facebook em 10 idiomas.
Leia também | Scorsese anuncia novo filme com última entrevista do papa Francisco para o cinema: cultura, educação e inclusão
O que acontece no conclave hoje (7 de Maio)?
Hoje, 7 de maio, o dia começou com a “Missa pro eligendo Romano Pontifice” na Basílica de São Pedro.
Um clipe da missa está disponível no canal do Vaticano no YouTube.
A partir da tarde, os eventos que antecedem a votação ganharão destaque:
- Às 15h45 (horário local de Roma, 10h45 no Brasil), os Cardeais serão transportados da Casa Santa Marta para o Palácio Apostólico.
- Às 16h30 (horário local de Roma, 11h45 no Brasil), ocorrerá a entrada dos Cardeais eleitores no Conclave, seguida pela cerimônia de juramento antes do “Extra omnes” – o momento solene em que as portas da Capela Sistina são fechadas para que a eleição possa começar.
Este momento de alto significado será coberto ao vivo pelos canais do Vaticano, incluindo as transmissões que podem ser vistas no YouTube.
A partir da tarde de hoje, a expectativa pela famosa fumaça branca, sinal da eleição do novo Papa, começa a aumentar.
Leia também | Às vésperas do conclave real, confira 7 filmes e séries que desvendam o ritual secreto de escolha do Papa
Votação e os sinais de fumaça: preta ou branca?
Uma vez que o Conclave se inicia, os Cardeais votam para escolher o novo Papa. Os resultados das votações são documentados, e o sinal para o mundo exterior é dado pela fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina.
- Se a votação não eleger um novo Papa, a fumaça será preta.
- Quando o novo Pontífice for finalmente eleito, a fumaça será branca.
Leia também | Vaticano vai desligar redes móveis e recolher celulares de cardeais para preservar sigilo do conclave