Elon Musk lançou nesta terça-feira (28) a Grokipedia, sua própria versão de enciclopédia digital. A nova plataforma busca fazer frente à Wikipedia, que o bilionário acusa de ter viés ideológico de esquerda.
O site foi lançado na versão 0.1, mas Musk já prometeu uma atualização para a versão 1.0 que, segundo ele, será “dez vezes melhor”. O bilionário, porém, considera que sua plataforma já é melhor do que a consagrada Wikipedia.
Na segunda-feira (27), dia do lançamento, a Grokipedia tinha algo em torno 885 mil artigos. Por sua vez, a Wikipedia, criada em 2001, tem atualmente cerca de 7 milhões.
Ainda sobre a concorrente, Musk escreveu em seu perfil no X:
“A Grokipedia superará a Wikipedia em várias ordens de magnitude em termos de abrangência, profundidade e precisão.”
A nova plataforma é uma iniciativa de cógido aberto. Segundo o empresário, o objetivo é criar uma coleção de todo o conhecimento e depois colocar “cópias desse conhecimento gravadas em um óxido estável em órbita, na Lua e em Marte para preservá-lo para o futuro.”
Nice work by the @xAI team on https://t.co/op5s4ZiSwh!
The goal here is to create an open source, comprehensive collection of all knowledge.
Then place copies of that etched in a stable oxide in orbit, the Moon and Mars to preserve it for the future.
Foundation.
— Elon Musk (@elonmusk) October 28, 2025
A Grokipedia tem este nome porque foi criada com uso de inteligência artificial e de maneira integrada ao chatbot Grok, do X.
Leia também | Entenda o Grok, o novo chatbot de IA atrevido e ‘malcriado’ de Elon Musk
Conteúdo copiado da concorrente
Logo após o lançamento da nova plataforma, veículos especializados como The Verge, Mashable e o brasileiro TecMundo apontam que boa parte do conteúdo da Grokipedia é na verdade uma cópia do que já estava na Wikipedia.
Um exemplo é o artigo da Grokipedia do console de videogame PlayStation 5, que é exatamente igual à entrada da Wikipedia.
No artigo em questão, é possível ver uma mensagem ao final da página dizendo que o conteúdo foi adaptado da Wikipedia.
O mesmo acontece com outros artigos, como com a página do MacBook Air e a do carro Lincoln Mark VIII.
Diferente da Wikipedia, porém, a Grokipedia não permite que os usuários editem o conteúdo. Ainda que um botão de editar apareça em algumas páginas, quando clicado ele só mostra versões anteriores dos textos e tampouco explica quem são os autores.
A cópia da Wikipedia não acontece em todos os artigos. Em alguns tópicos, a nova plataforma parece justamente contrariar o que diz a Wikipedia.
É o caso do artigo sobre aquecimento global. Enquanto na enciclopédia mais antiga o assunto é tratado como consenso científico, na Grokipedia diz-se que a unanimidade é consequência de uma “categorização seletiva” de revisões acadêmicas.
Leia também | Elon Musk postou quase três vezes por dia contra a imprensa em um ano, revela RSF
É possível combater o viés ideológico?
A principal justificativa de Elon Musk para a criação da Grokipedia é a crença de que a Wikipedia tem um viés ideológico de esquerda. No X, o bilionário afirma que a nova plataforma seria neutra.
“O objetivo do Grok e da Grokipedia é a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. Nós nunca vamos ser perfeitos, mas mesmo assim vamos buscar este objetivo.”
No entanto, veículos especializados em tecnologia, como o site americano Wired, afirmam que a Grokipedia propaga desinformação e defende argumentos de extrema direita.
Taha Yasseri, professor de Tecnologia e Sociedade no Trinity College Dublin, escreveu um artigo no qual explica que a Wikipedia “inevitavelmente reflete os vieses da mídia, do meio acadêmico e de outras instituições das quais obtém informação”.
“A neutralidade é um de seus cinco princípios fundamentais. O viés existe, mas há também uma infraestrutura criada para torná-lo visível e corrigível.”
No mesmo texto, o professor também relembra que o próprio Grok já foi acusado de viés. Um estudo que testou a ferramenta concluiu que ele “apresenta uma leve tendência à esquerda”.
“Se o modelo por trás do Grokipedia depende dos mesmos dados e algoritmos, é difícil imaginar como uma enciclopédia movida por IA poderia evitar reproduzir exatamente os vieses que Musk atribui à Wikipédia.”
Leia também | Vem aí a Grokipedia: entenda como vai funcionar a Wikipédia ‘sem viés’ anunciada por Musk






